000 | nam a22 7a 4500 | ||
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999 |
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003 | BR-BrENAP | ||
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090 |
_a370.7201 _bL9414a |
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100 | 1 | _aLuckesi, Cipriano Carlos | |
245 | 1 | 0 |
_aAvaliação da aprendizagem : _bcomponente do ato pedagógico / _cpor Cipriano Carlos Luckesi. -- |
260 |
_aSão Paulo, SP : _bCortez, _c2011. |
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300 | _a448 p. | ||
505 |
_tINTRODUÇÃO _t1ª PARTE - SEM AÇÕES PEDAGÓGICAS PLANIFICADAS, NÃO HÁ AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM _tNOTA INTRODUTÓRIA À 1ª PARTE - AVALIAÇÃO A SERVIÇO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS PLANIFICADAS _tCAPÍTULO I - PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SEUS PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE E DISCENTE _t1. Formação do educando _t1.1 Formação do educando como sujeito _t1.2 Formação do educando como sujeito-cidadão _t1.3 Formação do educando e o sagrado _t1.4 Em síntese, a formação do educando inclui o eu, o eu e o outro, e o eu e o sagrado _t2. Desenvolvimento e ampliação da consciência como focos de atenção na formação do educando _t3. Relação entre conteúdos socioculturais e aprendizagem-desenvolvimento como ampliação da consciência _t4. Investimento no ensino-aprendizagem em vista da formação do educando _tCAPÍTULO II - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA PEDAGÓGICA BEM-SUCEDIDA: MEDIAÇÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA _t1. Primeiro mediador: uma teoria pedagógica compatível com a prática da avaliação da aprendizagem _t1.1. Da pedagogia tradicional para uma pedagogia construtiva _t1.2. O ser humano como um ser que se desenvolve _t1.3. Como o ser humano se forma? _t2. Segundo mediador: os conteúdos escolares _t3. Terceiro mediador: a didática _t3.1. Aprendizagem inteligível e ativa _t3.2. Passos didáticos no processo de ensinar e aprender _t3.2.1. Visão geral _t3.2.2. Passos didáticos do ensino e da aprendizagem _t3.3. Os passos didáticos no seu conjunto _t4. Quarto mediador: o educador _t4.1. Relação educador-educando _t4.2. O profissional da educação _t4.3. O educador como mediador entre a cultura elaborada e o educando _t5. Conclusão do capítulo _t2ª PARTE - A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO ATO PEDAGÓGICO _tNOTA INTRODUTÓRIA À 2ª PARTE - O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO ATO PEDAGÓGICO _tCAPÍTULO I - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO _t1. A investigação e suas consequências para a ação humana _t1.1. Investigação e compreensão da realidade _t1.2. Os limites do conhecimento: o que é a realidade? _t1.3. Intervenção eficiente decorrente do conhecimento _t2. Avaliação como investigação e intervenção e suas modalidades _t3. Avaliação da aprendizagem como investigação e intervenção _tCAPÍTULO II - PRIMEIRA CONSTATAÇÃO: A ESCOLA PRATICA MAIS EXAMES QUE AVALIAÇÃO _t1. Características dos atos de examinar e avaliar na escola _t2. A escola pratica mais o exame que a avaliação _tCAPÍTULO III - SEGUNDA CONSTATAÇÃO: RAZÕES DA RESISTÊNCIA A TRANSITAR DO ATO DE EXAMINAR PARA O DE AVALIAR _t1. Replicação de condutas pedagógicas decorrentes do abuso dos exames em nossa vida _t2. Relações microssociais de disciplinamento e poder _t3. Heranças históricas da prática de acompanhamento da aprendizagem do estudante _t4. Contexto histórico-social _t5. Conclusão do capítulo _tCAPÍTULO IV - O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NA ESCOLA _t1. Condições prévias de todo ato de avaliar _t1.1. Disposição psicológica para o acolhimento da realidade _t1.2. Corpo teórico com o qual opera a avaliação _t2. Por uma compreensão do ato de avaliar _t2.1. Avaliar: descrever e qualificar a realidade _t2.1.1. Primeiro passo diagnóstico: descrever a realidade _t2.1.2. Segundo passo do diagnóstico: qualificação da realidade _t2.2 Intervenção na realidade: complemento constitutivo da avaliação de acompanhamento _t3. Conclusão do capítulo _tCAPÍTULO V - INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UM OLHAR CRÍTICO _t1. Instrumentos de avaliação ou instrumentos de coleta de dados para a avaliação? _t2. Instrumentos de coleta de dados: necessidade e função _t3. Um olhar crítico sobre os instrumentos de coleta de dados para a avaliação elaborados e utilizados em nossas escolas _t3.1. Consequências negativas de um instrumento defeituoso na coleta de dados _t3.2. Desvios nos instrumentos de coleta de dados para avaliação da aprendizagem na escola _t3.2.1. Instrumentos inadequados _t3.2.2. Desvio de conteúdo e ausência de sistematicidade no instrumento de coleta de dados _t3.2.3. Dois exemplos de instrumentos insatisfatórios utilizados em escolas _t3.2.4. Distorções comuns presentes nas questões elaboradas _t4. Conclusão do capítulo _tCAPÍTULO VI - INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UM OLHAR CONSTRUTIVO _t1. Condições básicas para a elaboração de um instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem _t1.1. Projeto político-pedagógico da escola _t1.2. Planejamento do ensino _t1.3. Conteúdos escolares _t1.4. Índices estatísticos _t2. Da necessidade de planejar o instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem _t3. Elaboração de questões para o instrumento de coleta e dados _t4. Algumas regras para a elaboração de um adequado instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem _t5. Organização das questões num instrumento _t6. Modelos de aplicação de instrumentos _t7. Uso dos instrumentos de coleta de dados para a avaliação _t8. Aplicação dos instrumentos em sala de aula _t8.1. Chegada à sala de aula _t8.2. Acompanhamento dos estudantes no período destinado a responder ao instrumento _t9. Recolhimento, correção e devolução dos instrumentos _t9.1. Recolhimento e correção _t9.2. Devolução dos resultados _t10. Cuidados com fatores que intervêm na aprendizagem e, consequentemente, no desempenho dos educandos _t11. Conclusão do capítulo _t3ª PARTE - TEMAS CORRELATOS _tNOTA INTRODUTÓRIA À 3ª PARTE - TEMAS CORRELATOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM _tCAPÍTULO I - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ÉTICA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS _t1. Ética e seus fundamentos _t2. Pactos éticos do educador na prática da avaliação da aprendizagem _t3. Ética e níveis de desenvolvimento _t4. Pactos éticos, maturidade emocional e relações interpessoais _tCAPÍTULO II - CATADO: QUESTÕES VARIADAS EM TORNO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA EDUCAÇÃO _t1. Notas na escola _t2. Avaliação por competência _t3. Critérios para a avaliação da aprendizagem _t4. A "cola" _t5. Avaliação quantitativa e qualitativa _t6. Avaliação e seleção _t7. Avaliação e quantidade de trabalho do professor _t8. Exame e autoridade do professor _t9. Reprovação _t10. Avaliação em larga escala na educação brasileira _t11. Enem _tEPÍLOGO _tBIBLIOGRAFIA |
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_a Pedagogia _912230 |
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_aPesquisa Educacional - Metodologia _968039 |
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_aProfessores _968040 |
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_a202303 _bRaynara |
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942 | _cG |