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003 BR-BrENAP
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100 1 _aLuckesi, Cipriano Carlos
245 1 0 _aAvaliação da aprendizagem :
_bcomponente do ato pedagógico /
_cpor Cipriano Carlos Luckesi. --
260 _aSão Paulo, SP :
_bCortez,
_c2011.
300 _a448 p.
505 _tINTRODUÇÃO
_t1ª PARTE - SEM AÇÕES PEDAGÓGICAS PLANIFICADAS, NÃO HÁ AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
_tNOTA INTRODUTÓRIA À 1ª PARTE - AVALIAÇÃO A SERVIÇO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS PLANIFICADAS
_tCAPÍTULO I - PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SEUS PARÂMETROS PARA A AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE E DISCENTE
_t1. Formação do educando
_t1.1 Formação do educando como sujeito
_t1.2 Formação do educando como sujeito-cidadão
_t1.3 Formação do educando e o sagrado
_t1.4 Em síntese, a formação do educando inclui o eu, o eu e o outro, e o eu e o sagrado
_t2. Desenvolvimento e ampliação da consciência como focos de atenção na formação do educando
_t3. Relação entre conteúdos socioculturais e aprendizagem-desenvolvimento como ampliação da consciência
_t4. Investimento no ensino-aprendizagem em vista da formação do educando
_tCAPÍTULO II - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA PEDAGÓGICA BEM-SUCEDIDA: MEDIAÇÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA
_t1. Primeiro mediador: uma teoria pedagógica compatível com a prática da avaliação da aprendizagem
_t1.1. Da pedagogia tradicional para uma pedagogia construtiva
_t1.2. O ser humano como um ser que se desenvolve
_t1.3. Como o ser humano se forma?
_t2. Segundo mediador: os conteúdos escolares
_t3. Terceiro mediador: a didática
_t3.1. Aprendizagem inteligível e ativa
_t3.2. Passos didáticos no processo de ensinar e aprender
_t3.2.1. Visão geral
_t3.2.2. Passos didáticos do ensino e da aprendizagem
_t3.3. Os passos didáticos no seu conjunto
_t4. Quarto mediador: o educador
_t4.1. Relação educador-educando
_t4.2. O profissional da educação
_t4.3. O educador como mediador entre a cultura elaborada e o educando
_t5. Conclusão do capítulo
_t2ª PARTE - A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO ATO PEDAGÓGICO
_tNOTA INTRODUTÓRIA À 2ª PARTE - O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO ATO PEDAGÓGICO
_tCAPÍTULO I - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO
_t1. A investigação e suas consequências para a ação humana
_t1.1. Investigação e compreensão da realidade
_t1.2. Os limites do conhecimento: o que é a realidade?
_t1.3. Intervenção eficiente decorrente do conhecimento
_t2. Avaliação como investigação e intervenção e suas modalidades
_t3. Avaliação da aprendizagem como investigação e intervenção
_tCAPÍTULO II - PRIMEIRA CONSTATAÇÃO: A ESCOLA PRATICA MAIS EXAMES QUE AVALIAÇÃO
_t1. Características dos atos de examinar e avaliar na escola
_t2. A escola pratica mais o exame que a avaliação
_tCAPÍTULO III - SEGUNDA CONSTATAÇÃO: RAZÕES DA RESISTÊNCIA A TRANSITAR DO ATO DE EXAMINAR PARA O DE AVALIAR
_t1. Replicação de condutas pedagógicas decorrentes do abuso dos exames em nossa vida
_t2. Relações microssociais de disciplinamento e poder
_t3. Heranças históricas da prática de acompanhamento da aprendizagem do estudante
_t4. Contexto histórico-social
_t5. Conclusão do capítulo
_tCAPÍTULO IV - O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NA ESCOLA
_t1. Condições prévias de todo ato de avaliar
_t1.1. Disposição psicológica para o acolhimento da realidade
_t1.2. Corpo teórico com o qual opera a avaliação
_t2. Por uma compreensão do ato de avaliar
_t2.1. Avaliar: descrever e qualificar a realidade
_t2.1.1. Primeiro passo diagnóstico: descrever a realidade
_t2.1.2. Segundo passo do diagnóstico: qualificação da realidade
_t2.2 Intervenção na realidade: complemento constitutivo da avaliação de acompanhamento
_t3. Conclusão do capítulo
_tCAPÍTULO V - INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UM OLHAR CRÍTICO
_t1. Instrumentos de avaliação ou instrumentos de coleta de dados para a avaliação?
_t2. Instrumentos de coleta de dados: necessidade e função
_t3. Um olhar crítico sobre os instrumentos de coleta de dados para a avaliação elaborados e utilizados em nossas escolas
_t3.1. Consequências negativas de um instrumento defeituoso na coleta de dados
_t3.2. Desvios nos instrumentos de coleta de dados para avaliação da aprendizagem na escola
_t3.2.1. Instrumentos inadequados
_t3.2.2. Desvio de conteúdo e ausência de sistematicidade no instrumento de coleta de dados
_t3.2.3. Dois exemplos de instrumentos insatisfatórios utilizados em escolas
_t3.2.4. Distorções comuns presentes nas questões elaboradas
_t4. Conclusão do capítulo
_tCAPÍTULO VI - INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA: UM OLHAR CONSTRUTIVO
_t1. Condições básicas para a elaboração de um instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem
_t1.1. Projeto político-pedagógico da escola
_t1.2. Planejamento do ensino
_t1.3. Conteúdos escolares
_t1.4. Índices estatísticos
_t2. Da necessidade de planejar o instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem
_t3. Elaboração de questões para o instrumento de coleta e dados
_t4. Algumas regras para a elaboração de um adequado instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem
_t5. Organização das questões num instrumento
_t6. Modelos de aplicação de instrumentos
_t7. Uso dos instrumentos de coleta de dados para a avaliação
_t8. Aplicação dos instrumentos em sala de aula
_t8.1. Chegada à sala de aula
_t8.2. Acompanhamento dos estudantes no período destinado a responder ao instrumento
_t9. Recolhimento, correção e devolução dos instrumentos
_t9.1. Recolhimento e correção
_t9.2. Devolução dos resultados
_t10. Cuidados com fatores que intervêm na aprendizagem e, consequentemente, no desempenho dos educandos
_t11. Conclusão do capítulo
_t3ª PARTE - TEMAS CORRELATOS
_tNOTA INTRODUTÓRIA À 3ª PARTE - TEMAS CORRELATOS À AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
_tCAPÍTULO I - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ÉTICA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
_t1. Ética e seus fundamentos
_t2. Pactos éticos do educador na prática da avaliação da aprendizagem
_t3. Ética e níveis de desenvolvimento
_t4. Pactos éticos, maturidade emocional e relações interpessoais
_tCAPÍTULO II - CATADO: QUESTÕES VARIADAS EM TORNO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA EDUCAÇÃO
_t1. Notas na escola
_t2. Avaliação por competência
_t3. Critérios para a avaliação da aprendizagem
_t4. A "cola"
_t5. Avaliação quantitativa e qualitativa
_t6. Avaliação e seleção
_t7. Avaliação e quantidade de trabalho do professor
_t8. Exame e autoridade do professor
_t9. Reprovação
_t10. Avaliação em larga escala na educação brasileira
_t11. Enem
_tEPÍLOGO
_tBIBLIOGRAFIA
650 0 _a Pedagogia
_912230
650 0 _aPesquisa Educacional - Metodologia
_968039
650 0 _aProfessores
_968040
909 _a202303
_bRaynara
942 _cG