000 04021nam a2200241uu 4500
001 6201
003 OSt
005 20190713062527.0
008 020130s1999 bl ||||g| |0|| 0 por d
090 _a12
_bP455a
100 1 _aPERRENOUD, Philippe
_915829
242 1 0 _aL'evaluation des eleves: de la fabrication de l'excellence a la regulation des epprentissages. Entre deux logiques
245 1 0 _aAvaliacao :
_bda excelencia a regulacao das aprendizagens entre duas logicas
260 _aPorto Alegre :
_bArtmed,
_c1999
300 _a183 p.
505 8 0 _tIntroducao - A avaliacao entre duas logicas
_tUma avaliacao a servico da selecao
_tOu a servico das aprendizagens?
_tO que acontece hoje em dia
_tPanorama da obra
_tCapitulo 1 - A avaliacao no principio da excelencia e do exito escolares
_tA criacao das hierarquias de excelencia: diversidade e negociacao
_tO exito, uma sintese de multiplos julgamentos
_tCapitulo 2 - de que e feita a excelencia escolar?
_tA diversidade dos recursos utilizados
_tAs consequencias para a explicacao do fracasso escolar
_tCapitulo 3 - Avaliacao e orientacao escolar
_tA pragmatica da avaliacao
_tA arbitrariedade das normas e dos procedimentos
_tA avaliacao, questao de uma negociacao com armas desiguais
_tA divisao do trabalho de avaliacao e de orientacao
_tMoldar as esperanacas subjetivas
_tCapitulo 4 - Os procedimentos habituais de avaliacao, obstaculos a mudanca das praticas pedagogicas
_tO tempo que resta
_tUma relacao pervertida com o saber
_tUma transposicao didatica conservadora
_tO trabalho escolar, preparacao a avaliacao
_tA obcessao da equidade formal desvia das aprendizagens de alto nivel
_tUma arbitrariedade pouco favoravel ao trabalho em equipe pedagogica
_tMudar a avaliaco para mudar a pedagogia?
_tCapitulo 5 - A parcela formativa em toda avaliacao continua
_tO senhor Jourdain e a avaliacao formativa
_tA regulacao como vontade e como realidade
_tOs obstaculos a uma regulacao eficaz
_tUma logica mais do conhecimento do que da aprendizagem
_tUma imagem muito vaga dos mecanismos da aprendizagem
_tRegulacoes inacabadas
_tRegulacoes muito centradas sobre o exito da tarefa
_tCapitulo 6 - Rumo a didaticas que favorecam uma regulacao individualizada das aprendizagens
_tDa avaliacao formativa a regulacao
_tPor procedimentos didaticos que sirvam a "todos os terrenos"
_tNa realidade, a regra e a diversidade
_tApostar na auto-regulacao
_tA comunicacao como motor da regulacao
_tA intervencao do professor como modo de regulacao
_tUm realismo surrealista?
_tCapitulo 7 - uma abordagem pragmatica da avaliacao formativa
_tUtilizar todos or recursos possiveis
_tDidatica e regulacao das aprendiazgens
_tUma regulacao por falta: a avaliacao formativa
_tRegulacao da aprendizagem ou da criatividade?
_tEspacos de jogo e qualificacao dos professores
_tUma avaliacao economica e praticavel
_tO pragmatismo e uma doutrina
_tCapitulo 8 - Ambiguidades e paradoxos da comunicacao em aula
_tConceito ou slogan?
_tA glasnot, um velho sonho de pedagogo
_tComunicar para conviver
_tCompeticao e busca de distincao
_tViolencia simbolica e egulacao interativa
_tO preco do silencio
_tCapitulo 9 - Nao mexa na minha avaliacao
_tA avaliacao no centro de um octogono
_tRelacoes entre as familias e a escola
_tOrganizacao das turmas e possibilidades de individualizacao
_tDidatica e metodos de ensino
_tContrato didatico, relacao pegagogica e oficio de aluno
_tAcordo, controle, politica institucional
_tProgramas objetivos, exigencias
_tSistema de selecao e de orientacao
_tSatisfacoes pessoais e profissionais
_tA abordagem sistemica pode ser desmobilizadora?
_tConclusao - A coexistencia de logicas antagonistas
_tO bom, o estupido e o vagabundo
_tUma tentacao: remeter a certificacao as calendas gregas
_tUm contrato didatico menos conflitual
_tTrabalhar sobre verdadeiras competencias
_tAvaliacao formativa, regulacao, diferenciacao: as mesmas questoes, o mesmo combate
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _912277
_a Avaliação
650 4 _aFormacao
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650 4 _aAprendizagem
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942 _cG
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_bChris
_cChris
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor