000 01806nam a2200253uu 4500
001 6866
003 OSt
005 20190212094611.0
008 020913s2002 bl ||||g| |0|| 0 por d
100 1 _aCORBUCCI, Paulo Roberto
_92424
245 1 0 _aAvanços, limites e desafios das políticas do MEC para a educação superior na década de 1990 :
_bensino de graduação
260 _aBrasília :
_bIPEA,
_c2002
300 _a34 p.
490 0 _aTexto para Discussão ;
_v869
505 8 0 _t1. Apresentação
_t2. Antecedentes: dilemas e desafios do ensino superior nos anos 1980
_t3. Diagnósticos de governo e propostas de ação
_t4. Planos, programas e ações
_t5. O processo de expansão do ensino superior no Brasil
_t6. Os gastos do MEC com o ensino superior
_t7. Conclusões
_t8. Desafios para a década atual
520 3 _aEste texto apresenta um perfil evolutivo do ensino de graduação no Brasil ao longo da década de 1990 com ênfase nas políticas federais para o setor. Para tanto, apresenta: (i) síntese dos diagnósticos
520 3 _agovernamentais e de suas respectivas proposições de ação; (ii) principais ações e programas implantados ao longo da década; (iii) dimensionamento do setor em suas quatro esferas administrativas
520 3 _a(federal, estadual, municipal e privada); e (iv) análise dos gastos do MEC com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). À guisa de conclusão, foram identificados avanços e limites à implementação das políticas e programas governamentais, bem como alguns dos desafios que se colocam para a educação superior brasileira na década atual
650 4 _aPolítica Educacional
_913179
650 4 _aEnsino Superior
_912905
942 _cE
998 _a20020913
_bChris
_cChris
998 _a20161019
_b1003^b
_cLarissa
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c7024
_d7024
041 _apor