000 02693nam a2200241uu 4500
001 7708
003 OSt
005 20190212094636.0
008 021003s1998 bl ||||g| |0|| 0 por d
100 1 _aCASTRO, Jorge Abrahão de
_917018
245 1 0 _aO fundo de manutenção e de desenvolvimento do ensino e valorização do magistério (FUNDEF) e seu impacto no financiamento do ensino fundamental
260 _aBrasília :
_bIPEA,
_c1998
300 _a46 p.
490 0 _aTexto para discussão ;
_v604
505 8 0 _t1 Introdução
_t2 Aspecto jurídico-institucionais para o funcionamento do FUNDEF
_t3 O financiamento do ensino fundamental com a criação do FUNDEF
_t4 Cenário para oferta de recursos para o FUNDEF em 1998
_t5 Estimativa das demandas por ensino fundamental (matrícula inicial)
_t6 Estimativa para o gasto aluno/ano em 1998
_t7 Simulação do impacto do FUNDEf nas receitas de estados, DF e municípios
_t8 Simulação de alternativas de complementação de recursos pela União ao FUNDEF
_t9 Impacto do FUNDEF na disponibilidade de recursos para valorização do magistério
520 3 _aO objetivo deste trabalho é fornecer elementos para a discussão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério (FUNDEF) e seu impacto no financiamento do ensino fundamental. O FUNDEF torna o poder público obrigado a dar prioridade ao ensino fundamental obrigatório de 8 anos, com a inteção de: (i) aperfeiçoar o processo de gerenciamento orçamentário e financeiro no setor; (ii) garantir aumento de recursos; (iii) implementar uma política redistributiva de correção de desigualdades regionais e sociais; (iv) dar visibilidade à gestão dos recursos; e (v) valorizar o magistério. A preocupação quanto à possiblidade de se concretizarem essas intenções com apenas a criação do FUNDEF levou à indagação
520 3 _aque dirige este trabalho: qual é a capacidade do FUNDEF de propiciar soluções para a manutenção e o desenvolvimento do ensino fundamental e a valorização do magistério? A hipótese é que o FUNDEF permitirá a consolidação de um bloco de receitas, com aumento de recursos para o ensino fundamental, mediante a complementação da União e o efetivo cumprimento dos dispositivos constitucionais, e que esses recursos serão destinados, de forma focalizada, para alguns estados e municípios, permitindo certa redução da desigualdade, com base em mínimo nacional, e a valorização do magistério em alguns estados e localidades
650 4 _912704
_aEducação
651 4 _aBrasil
_912876
942 _cE
998 _a20021003
_bSabrin
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998 _a20160314
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999 _aConvertido do Formato PHL
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