ARAÚJO, Edmond Rubim de
Fatores críticos de sucesso no setor de distribuição de combustíveis : a percepção das empresas distribuidoras - Rio de Janeiro : FGV, Set. /Out. 2004
Desde a liberação do setor de petróleo, em agosto de 1997, este segmento de mercado tem estado cada vez mais sujeito a uma crescente concorrência. O mesmo ocorre com o setor de distribuição de combustíves: com o aumento da competição, as empresas distribuidoras vêem suas margens de lucro se rduzirem com relação aos níveis alcançados no passado. Considerando-se o expressivo aumento do número de distribuidoras de combustíveis, identificou-se, através do estudo apresentado neste artigo, uma priorização dos fatores criticos de sucesso na implementação e operação de uma rede de distribuidoras. consultaram-se, então, alguns dos melhores especialistas das empresas consideradas líderes em nível nacional, assim como representantes do Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis. Tais consultas permitiram a explicitação daqueles fatores e sua posterior priorização sob múltiplos critérios de avaliação. Para isto, utilizou-se o método multicritério AHP, sendo os agentes de decisão os próprios especialitas consultados. Os resultados do estudo permitem às empresas distribuidoras das atenção mais adequada aos fatores efetivamente mais críticos nas atividades de distribuição, contribuindo, assim, para o maior sucesso empresarial
Decisão estratégica
Avaliação
Empresa
Fatores críticos de sucesso no setor de distribuição de combustíveis : a percepção das empresas distribuidoras - Rio de Janeiro : FGV, Set. /Out. 2004
Desde a liberação do setor de petróleo, em agosto de 1997, este segmento de mercado tem estado cada vez mais sujeito a uma crescente concorrência. O mesmo ocorre com o setor de distribuição de combustíves: com o aumento da competição, as empresas distribuidoras vêem suas margens de lucro se rduzirem com relação aos níveis alcançados no passado. Considerando-se o expressivo aumento do número de distribuidoras de combustíveis, identificou-se, através do estudo apresentado neste artigo, uma priorização dos fatores criticos de sucesso na implementação e operação de uma rede de distribuidoras. consultaram-se, então, alguns dos melhores especialistas das empresas consideradas líderes em nível nacional, assim como representantes do Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis. Tais consultas permitiram a explicitação daqueles fatores e sua posterior priorização sob múltiplos critérios de avaliação. Para isto, utilizou-se o método multicritério AHP, sendo os agentes de decisão os próprios especialitas consultados. Os resultados do estudo permitem às empresas distribuidoras das atenção mais adequada aos fatores efetivamente mais críticos nas atividades de distribuição, contribuindo, assim, para o maior sucesso empresarial
Decisão estratégica
Avaliação
Empresa