Amaral, Helena Kerr do
Desenvolvimento de competência de servidores na administração pública brasileira / por Helena Kerr do Amaral. -- - Brasília : ENAP, 2006. - p. 549-563
Este artigo trata dos desafios de desenvolver competências de servidores, de forma a melhorar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas no Brasil. Na primeira parte, apresenta as características da administração pública brasileira em três dimensões: o modelo de carreiras dos servidores, o tipo de federalismo do País e o ambiente sócio-econômico em que opera. Em seguida, analisa a nova política de desenvolvimento de pessoal (Decreto nº 707/2006), que tem como foco a gestão por competências, e o papel da ENAP na formação e capacitação de dirigentes e servidores. Ao final, lança um desafio para a administração: a construção de um serviço público altamente capacitado e inovador, que atue dentro dos princípios da legalidade e da impessoalidade.
00349240
Capacitação Profissional
Gestão de Competências
Serviço Público
Inovação
Servidor Público
Capacitação
Competência
Desenvolvimento de competência de servidores na administração pública brasileira / por Helena Kerr do Amaral. -- - Brasília : ENAP, 2006. - p. 549-563
Este artigo trata dos desafios de desenvolver competências de servidores, de forma a melhorar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas no Brasil. Na primeira parte, apresenta as características da administração pública brasileira em três dimensões: o modelo de carreiras dos servidores, o tipo de federalismo do País e o ambiente sócio-econômico em que opera. Em seguida, analisa a nova política de desenvolvimento de pessoal (Decreto nº 707/2006), que tem como foco a gestão por competências, e o papel da ENAP na formação e capacitação de dirigentes e servidores. Ao final, lança um desafio para a administração: a construção de um serviço público altamente capacitado e inovador, que atue dentro dos princípios da legalidade e da impessoalidade.
00349240
Capacitação Profissional
Gestão de Competências
Serviço Público
Inovação
Servidor Público
Capacitação
Competência