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Batista, Fábio Ferreira

Gestão do Conhecimento em Organizações Públicas de Saúde - Brasília : IPEA, 2007 - 96 p. - Texto para discussão ; 1316 .

1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA 3 O MÉTODO DA APQC 4 PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 5 REQUISITOS DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa avalia como o tema Gestão do Conhecimento (GC) é tratado em organizações públicas de saúde.1 Centros de pesquisa clínica (unidades vinculadas a hospitais universitários e a outras organizações de saúde) e organizações adesas ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) responderam, em parte ou totalmente, a três instrumentos: i) o Método da American Productivity and Quality Center (APQC), que analisa o grau de institucionalização da GC; ii) o questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para avaliar a implantação e o alcance de 27 práticas de GC; e iii) os requisitos do item 4.3 Gestão do conhecimento do instrumento de avaliação do GesPública, que verifica como a organização identifica, desenvolve, cultiva, protege e compartilha conhecimento. O trabalho – realizado por técnicos do Ipea e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS) – contou com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit-SCTIE/MS) e da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seges/MP). Os resultados mostram que a maior parte dos centros de pesquisa clínica e das organizações adesas ao GesPública estão em um estágio inicial do processo de institucionalização da GC. Apenas 26% (seis de 23) das organizações pesquisadas encontram-se no estágio mais avançado do método da APQC (estágio 5 – institucionalização da GC). Somente três das 24 instituições que preencheram o questionário relativo às práticas de GC adotam mais da metade do total de iniciativas (27). Além disso, a média das práticas com resultados importantes e relevantes é reduzida (2,9 práticas por instituição); o que, como vimos, mostra que a implantação de iniciativas de GC tem sido, até o momento, pouco efetiva. Com relação aos requisitos do item 4.3 Gestão do conhecimento do instrumento de avaliação da gestão pública, apenas quatro das vinte instituições analisadas encontram-se em um grau de atendimento acima de 80%. O diagnóstico realizado e os instrumentos da pesquisa oferecem às organizações públicas analisadas informações relevantes sobre como traçar estratégias ou definir políticas de institucionalização da GC


Gestão do Conhecimento
Política de Saúde

Escola Nacional de Administração Pública

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