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Gestão do Conhecimento em Organizações Públicas de Saúde

By: Batista, Fábio Ferreira.
Contributor(s): XAVIER, Antônio Carlos da R | MENDES, Luiz Carlos | Rosenberg, Gerson.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para discussão ; 1316.Publisher: Brasília : IPEA, 2007Description: 96 p.Subject(s): Gestão do Conhecimento | Política de SaúdeOnline resources: Acesso
Contents:
1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA 3 O MÉTODO DA APQC 4 PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 5 REQUISITOS DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Abstract: Esta pesquisa avalia como o tema Gestão do Conhecimento (GC) é tratado em organizações públicas de saúde.1 Centros de pesquisa clínica (unidades vinculadas a hospitais universitários e a outras organizações de saúde) e organizações adesas ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) responderam, em parte ou totalmente, a três instrumentos: i) o Método da American Productivity and Quality Center (APQC), que analisa o grau de institucionalização da GC; ii) o questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para avaliar a implantação e o alcance de 27 práticas de GC; e iii) os requisitos do item 4.3 Gestão do conhecimento do instrumento de avaliação do GesPública, que verifica como a organização identifica, desenvolve, cultiva, protege e compartilha conhecimento. O trabalho – realizado por técnicos do Ipea e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS) – contou com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da SaúdeAbstract: (Decit-SCTIE/MS) e da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seges/MP). Os resultados mostram que a maior parte dos centros de pesquisa clínica e das organizações adesas ao GesPública estão em um estágio inicial do processo deAbstract: institucionalização da GC. Apenas 26% (seis de 23) das organizações pesquisadas encontram-se no estágio mais avançado do método da APQC (estágio 5 – institucionalização da GC). Somente três das 24 instituições que preencheram o questionário relativo às práticasAbstract: de GC adotam mais da metade do total de iniciativas (27). Além disso, a média das práticas com resultados importantes e relevantes é reduzida (2,9 práticas por instituição); o que, como vimos, mostra que a implantação de iniciativas de GC tem sido, até o momento, pouco efetiva. Com relação aos requisitos do item 4.3 Gestão do conhecimento do instrumento de avaliação da gestão pública, apenas quatro das vinte instituições analisadas encontram-se em um grau de atendimento acima de 80%. O diagnóstico realizado e os instrumentos da pesquisa oferecem às organizações públicas analisadas informações relevantes sobre como traçar estratégias ou definir políticas de institucionalização da GC
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1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA 3 O MÉTODO DA APQC 4 PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 5 REQUISITOS DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa avalia como o tema Gestão do Conhecimento (GC) é tratado em organizações públicas de saúde.1 Centros de pesquisa clínica (unidades vinculadas a hospitais universitários e a outras organizações de saúde) e organizações adesas ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) responderam, em parte ou totalmente, a três instrumentos: i) o Método da American Productivity and Quality Center (APQC), que analisa o grau de institucionalização da GC; ii) o questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para avaliar a implantação e o alcance de 27 práticas de GC; e iii) os requisitos do item 4.3 Gestão do conhecimento do instrumento de avaliação do GesPública, que verifica como a organização identifica, desenvolve, cultiva, protege e compartilha conhecimento. O trabalho – realizado por técnicos do Ipea e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS) – contou com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde

(Decit-SCTIE/MS) e da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seges/MP). Os resultados mostram que a maior parte dos centros de pesquisa clínica e das organizações adesas ao GesPública estão em um estágio inicial do processo de

institucionalização da GC. Apenas 26% (seis de 23) das organizações pesquisadas encontram-se no estágio mais avançado do método da APQC (estágio 5 – institucionalização da GC). Somente três das 24 instituições que preencheram o questionário relativo às práticas

de GC adotam mais da metade do total de iniciativas (27). Além disso, a média das práticas com resultados importantes e relevantes é reduzida (2,9 práticas por instituição); o que, como vimos, mostra que a implantação de iniciativas de GC tem sido, até o momento, pouco efetiva. Com relação aos requisitos do item 4.3 Gestão do conhecimento do instrumento de avaliação da gestão pública, apenas quatro das vinte instituições analisadas encontram-se em um grau de atendimento acima de 80%. O diagnóstico realizado e os instrumentos da pesquisa oferecem às organizações públicas analisadas informações relevantes sobre como traçar estratégias ou definir políticas de institucionalização da GC

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