HUBERMAN, A. M
Como se realizam as mudanças em educação : subsídios para o estudo do problema da inovação - São Paulo : Cultrix, 1973 - 121 p.
I. Definições: tipos, fontes e processo de inovação 1. Definição prática 2. Fontes gerais da mudança e fatores a ela favoráveis 3. Tipos e graus de transformação 4. Organização da mudança na educação 5. Introdução aos modelos de processo de mudança II. Indivíduos, grupos, instituições, culturais: vista geral dos agentes que intervêm na mudança III. Sistema e processo: as principais variáveis 1. Por que as escolas mudam tão devagar 2. Curvas e ritmos de difusão 3. As variáveis do processo: um inventário 4. De onde provém a mudança? IV. Características do refratários e dos inovadores 1. A resistência 2. Os inovadores V. Características e funções das instituições inovadoras VI. Planificação e execução da mudança 1. Modelos: vista geral 2. Estratégias: vista geral 3. Três modelos de processo de mudança 4. Escolha de modelos ou de estratégias VII. A avaliação das inovações
Título original: Comment s'operent les changements en education: contribution a l'etude de l'innovation Título original: Comment s'operent les changements en education: contribution a l'etude de l'innovation Tradutor: Jamir Martins Tradutor: Jamir Martins
Educação
Como se realizam as mudanças em educação : subsídios para o estudo do problema da inovação - São Paulo : Cultrix, 1973 - 121 p.
I. Definições: tipos, fontes e processo de inovação 1. Definição prática 2. Fontes gerais da mudança e fatores a ela favoráveis 3. Tipos e graus de transformação 4. Organização da mudança na educação 5. Introdução aos modelos de processo de mudança II. Indivíduos, grupos, instituições, culturais: vista geral dos agentes que intervêm na mudança III. Sistema e processo: as principais variáveis 1. Por que as escolas mudam tão devagar 2. Curvas e ritmos de difusão 3. As variáveis do processo: um inventário 4. De onde provém a mudança? IV. Características do refratários e dos inovadores 1. A resistência 2. Os inovadores V. Características e funções das instituições inovadoras VI. Planificação e execução da mudança 1. Modelos: vista geral 2. Estratégias: vista geral 3. Três modelos de processo de mudança 4. Escolha de modelos ou de estratégias VII. A avaliação das inovações
Título original: Comment s'operent les changements en education: contribution a l'etude de l'innovation Título original: Comment s'operent les changements en education: contribution a l'etude de l'innovation Tradutor: Jamir Martins Tradutor: Jamir Martins
Educação