MUNCK, Luciano
Modelos de gestão de competências versus processo de validação : um ponto cego? - São Paulo : FEA - USP, abr./jun. 2011
Neste artigo, tem-se o objetivo de explorar teórica e empiricamente as etapas, os desafios e os benefícios do processo de validação dos modelos de competências. Além de discussões teóricas, o estudo envolveu a aplicação de entrevistas semiestruturadas, fundamentadas no modelo proposto por Markus, Cooper-Thomas e Allpress (2005) para análise do processo de validação em perspectiva. O modelo abrange as categorias: validade de construto, validade de face e critério, validade preditiva e validade de conteúdo. As entrevistas foram realizadas em sete empresas que possuem modelos de competências implantados ou em fase final de implantação. Como resultado geral encontrou-se, tanto em modelos implantados como em implantação, baixa consistência no cumprimento das exigências das etapas do processo de validação. Em suma, o estudo, em seu domínio, demonstrou que o tema em discussão, seja na perspectiva teórica, seja na empírica, se delineia como um ponto cego nos estudos organizacionais
Gestão de Pessoas
Gestão por Competências
Legitimidade
Modelos de gestão de competências versus processo de validação : um ponto cego? - São Paulo : FEA - USP, abr./jun. 2011
Neste artigo, tem-se o objetivo de explorar teórica e empiricamente as etapas, os desafios e os benefícios do processo de validação dos modelos de competências. Além de discussões teóricas, o estudo envolveu a aplicação de entrevistas semiestruturadas, fundamentadas no modelo proposto por Markus, Cooper-Thomas e Allpress (2005) para análise do processo de validação em perspectiva. O modelo abrange as categorias: validade de construto, validade de face e critério, validade preditiva e validade de conteúdo. As entrevistas foram realizadas em sete empresas que possuem modelos de competências implantados ou em fase final de implantação. Como resultado geral encontrou-se, tanto em modelos implantados como em implantação, baixa consistência no cumprimento das exigências das etapas do processo de validação. Em suma, o estudo, em seu domínio, demonstrou que o tema em discussão, seja na perspectiva teórica, seja na empírica, se delineia como um ponto cego nos estudos organizacionais
Gestão de Pessoas
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