CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth
Letramento : uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais = Literacy: a discussion about implications of conceptual boundaries / Literacie: une discussion sur les implications de frontieres conceptuelles - Campinas : CEDES, jan./mar. 2012
Este artigo topicaliza um desconforto decorrente de alargamentos e circunscrições das fronteiras do conceito de letramento e defende que ambos os comportamentos incidem sobre a relevância conceitual do neologismo, tanto quanto têm implicações complexas no universo educacional. Esta abordagem contém a defesa do seguinte ponto de vista: a escrita é um processo com contornos socioculturais e econômicos de apropriação naturalística, contornos aos quais o fenômeno do letramento é sensível. Em se tratando das controversas relações entre letramento e alfabetização, defende-se a concepção de letramento como continente, tendo a alfabetização como um de seus conteúdos, o que não legitima sobreposições entre ambos os fenômenos nem tampouco expressões como alfabetização para o/com letramento.
Alfabetização
Política Educacional
Sociologia da Educação
Letramento : uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais = Literacy: a discussion about implications of conceptual boundaries / Literacie: une discussion sur les implications de frontieres conceptuelles - Campinas : CEDES, jan./mar. 2012
Este artigo topicaliza um desconforto decorrente de alargamentos e circunscrições das fronteiras do conceito de letramento e defende que ambos os comportamentos incidem sobre a relevância conceitual do neologismo, tanto quanto têm implicações complexas no universo educacional. Esta abordagem contém a defesa do seguinte ponto de vista: a escrita é um processo com contornos socioculturais e econômicos de apropriação naturalística, contornos aos quais o fenômeno do letramento é sensível. Em se tratando das controversas relações entre letramento e alfabetização, defende-se a concepção de letramento como continente, tendo a alfabetização como um de seus conteúdos, o que não legitima sobreposições entre ambos os fenômenos nem tampouco expressões como alfabetização para o/com letramento.
Alfabetização
Política Educacional
Sociologia da Educação