DALBOSCO, Claudio A.
Princípios filosóficos e pedagógicos da educação natural em Rousseau : uma investigação sobre o segundo livro do Émile = Natural education's philosophical and pedagogical principles in Rousseau: an investigation on the second book of Émile / Principes philosophiques et pedagogiques de l'education naturelle chez Rousseau: une investigation sur le second livre du Emile - Campinas : CEDES, out./dez. 2012
O presente trabalho reconstrói o conteúdo de dois princípios que caracterizam o projeto de educação natural exposto por Rousseau no segundo livro do Émile. Investiga basicamente duas questões: Qual é o conteúdo de tais princípios? Em que base filosófica e pedagógica Rousseau os ampara? O primeiro princípio refere-se à dinâmica tensional do ser humano como constitutiva da ideia de infância; o segundo compreende o caráter negativo da educação natural. A exposição destes dois princípios pretende indicar o quanto é importante que o adulto proteja a criança, em seu desenvolvimento inicial, da invasão destruidora dos vícios e da artificialidade da sociedade. Desse modo, a difícil e complexa tarefa do educador pode ser atenuada na medida em que este tiver clareza dos princípios sob os quais repousa a ideia de educação natural.
Educação
Direito do Menor
Sociologia da Educação
Princípios filosóficos e pedagógicos da educação natural em Rousseau : uma investigação sobre o segundo livro do Émile = Natural education's philosophical and pedagogical principles in Rousseau: an investigation on the second book of Émile / Principes philosophiques et pedagogiques de l'education naturelle chez Rousseau: une investigation sur le second livre du Emile - Campinas : CEDES, out./dez. 2012
O presente trabalho reconstrói o conteúdo de dois princípios que caracterizam o projeto de educação natural exposto por Rousseau no segundo livro do Émile. Investiga basicamente duas questões: Qual é o conteúdo de tais princípios? Em que base filosófica e pedagógica Rousseau os ampara? O primeiro princípio refere-se à dinâmica tensional do ser humano como constitutiva da ideia de infância; o segundo compreende o caráter negativo da educação natural. A exposição destes dois princípios pretende indicar o quanto é importante que o adulto proteja a criança, em seu desenvolvimento inicial, da invasão destruidora dos vícios e da artificialidade da sociedade. Desse modo, a difícil e complexa tarefa do educador pode ser atenuada na medida em que este tiver clareza dos princípios sob os quais repousa a ideia de educação natural.
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Direito do Menor
Sociologia da Educação