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MARCUSCHI, Luiz Antônio

Produção textual, análise de gêneros e compreensão - 3. ed - São Paulo : Parábola Editorial, 2008 - 295 p. - Educação Linguística ; 2 .

Preliminares. Breve excurso sobre a linguística no século XX A. A construção do objeto dos estudos linguísticos no século XX B. As dicotomias fundacionais: langue e parole, competência e desempenho C. O surgimento das perspectivas funcionalistas D. A derrocada do behaviorismo e o surgimento dos cognitivismos E. As novas tendência a partir dos anos 1950-1960 Sugestão de trabalho Obras de consulta para aprofundamento dos temas tratados Primeira parte. 1. Processos de produção textual 1.1. Quando se ensina língua, o que se ensina? 1.2. Análise da língua com base na produção textual 1.3. Quando se estuda a língua, o que se estuda? 1.4. Noção de língua, texto, textualidade e processos de textualização 1.5. Aprofundando a noção de língua por nós adotada 1.6. Noção de sujeito e subjetividade 1.7. Noção de texto e linguística de texto 1.8. Relacionando texto, discurso e gênero 1.9. A textualidade e sua inserção situacional e sociocultural 1.10. Critérios de textualização: visão geral 1.11. Avaliação dos sete critérios da textualidade 1.12. Organização tópica 1.13. Processo referencial Segunda parte. 2. Gêneros textuais no ensino de língua 2.1. O estudo dos gêneros não é novo, mas está na moda 2.2. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade 2.3. Algumas perspectivas para o estudo dos gêneros 2.4. Noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo 2.5. Gêneros textuais como sistema de controle social 2.6. A questão da intergenericidade: que nomes das aos gêneros? 2.7. A questão intercultural 2.8. A questão do suporte de gêneros textuais 2.9. Análise dos gêneros na oralidade 2.10. A análise de gêneros textuais na relação fala e escrita 2.11. Domínios discursivos e gêneros textuais na oralidade e na escrita 2.12. Distribuição dos gêneros no continuum da relação fala-escrita 2.13. Os gêneros emergentes na mídia virtual e o ensino 2.14. A questão dos gêneros e o ensino da língua 2.15. Visão dos PCNs a respeito da questão dos gêneros 2.16. Gêneros textuais na língua falada e escrita de acordo com os PCNs 2.17. Os gêneros textuais em sala de aula: as "sequências didáticas" 2.18. A proposta de Bronckart Terceira parte 3. Processos de compreensão 3.1. Leitura e compreensão como trabalho social e não atividade individual 3.2. Breves observações sobre o sentido literal 3.3. Compreensão e atividade inferencial 3.4. A importância de conceber a língua como trabalho social, histórico e cognitivo 3.5. A necessidade de tomar o texto como evento comunicativo 3.6. Algumas observações sobre o contexto no processo de compreensão 3.7. Noção de inferência 3.8. Compreensão como processo 3.9. A compreensão interdialetal 3.10. O tratamento da compreensão nos livros didáticos 3.11. Tipologia das perguntas de compreensão nos livros didáticos 3.12. Os descritores para a compreensão textual no ensino fundamental

9788588456747


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