000 -LEADER |
fixed length control field |
03681nam a2200241uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER |
control field |
5111815251247 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER |
control field |
OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION |
control field |
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008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION |
fixed length control field |
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020 ## - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
International Standard Book Number |
9788588456747 |
090 ## - LOCALLY ASSIGNED LC-TYPE CALL NUMBER (OCLC); LOCAL CALL NUMBER (RLIN) |
Classification number (OCLC) (R) ; Classification number, CALL (RLIN) (NR) |
16 |
Local cutter number (OCLC) ; Book number/undivided call number, CALL (RLIN) |
M3225p |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] |
PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE |
Language code of text/sound track or separate title |
por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME |
Personal name |
MARCUSCHI, Luiz Antônio |
9 (RLIN) |
6624 |
245 10 - TITLE STATEMENT |
Title |
Produção textual, análise de gêneros e compreensão |
250 ## - EDITION STATEMENT |
Edition statement |
3. ed |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. |
Place of publication, distribution, etc. |
São Paulo : |
Name of publisher, distributor, etc. |
Parábola Editorial, |
Date of publication, distribution, etc. |
2008 |
300 ## - PHYSICAL DESCRIPTION |
Extent |
295 p. |
490 0# - SERIES STATEMENT |
Series statement |
Educação Linguística ; |
Volume/sequential designation |
2 |
505 80 - FORMATTED CONTENTS NOTE |
Title |
Preliminares. Breve excurso sobre a linguística no século XX |
-- |
A. A construção do objeto dos estudos linguísticos no século XX |
-- |
B. As dicotomias fundacionais: langue e parole, competência e desempenho |
-- |
C. O surgimento das perspectivas funcionalistas |
-- |
D. A derrocada do behaviorismo e o surgimento dos cognitivismos |
-- |
E. As novas tendência a partir dos anos 1950-1960 |
-- |
Sugestão de trabalho |
-- |
Obras de consulta para aprofundamento dos temas tratados |
-- |
Primeira parte. 1. Processos de produção textual |
-- |
1.1. Quando se ensina língua, o que se ensina? |
-- |
1.2. Análise da língua com base na produção textual |
-- |
1.3. Quando se estuda a língua, o que se estuda? |
-- |
1.4. Noção de língua, texto, textualidade e processos de textualização |
-- |
1.5. Aprofundando a noção de língua por nós adotada |
-- |
1.6. Noção de sujeito e subjetividade |
-- |
1.7. Noção de texto e linguística de texto |
-- |
1.8. Relacionando texto, discurso e gênero |
-- |
1.9. A textualidade e sua inserção situacional e sociocultural |
-- |
1.10. Critérios de textualização: visão geral |
-- |
1.11. Avaliação dos sete critérios da textualidade |
-- |
1.12. Organização tópica |
-- |
1.13. Processo referencial |
-- |
Segunda parte. 2. Gêneros textuais no ensino de língua |
-- |
2.1. O estudo dos gêneros não é novo, mas está na moda |
-- |
2.2. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade |
-- |
2.3. Algumas perspectivas para o estudo dos gêneros |
-- |
2.4. Noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo |
-- |
2.5. Gêneros textuais como sistema de controle social |
-- |
2.6. A questão da intergenericidade: que nomes das aos gêneros? |
-- |
2.7. A questão intercultural |
-- |
2.8. A questão do suporte de gêneros textuais |
-- |
2.9. Análise dos gêneros na oralidade |
-- |
2.10. A análise de gêneros textuais na relação fala e escrita |
-- |
2.11. Domínios discursivos e gêneros textuais na oralidade e na escrita |
-- |
2.12. Distribuição dos gêneros no continuum da relação fala-escrita |
-- |
2.13. Os gêneros emergentes na mídia virtual e o ensino |
-- |
2.14. A questão dos gêneros e o ensino da língua |
-- |
2.15. Visão dos PCNs a respeito da questão dos gêneros |
-- |
2.16. Gêneros textuais na língua falada e escrita de acordo com os PCNs |
-- |
2.17. Os gêneros textuais em sala de aula: as "sequências didáticas" |
-- |
2.18. A proposta de Bronckart |
-- |
Terceira parte 3. Processos de compreensão |
-- |
3.1. Leitura e compreensão como trabalho social e não atividade individual |
-- |
3.2. Breves observações sobre o sentido literal |
-- |
3.3. Compreensão e atividade inferencial |
-- |
3.4. A importância de conceber a língua como trabalho social, histórico e cognitivo |
-- |
3.5. A necessidade de tomar o texto como evento comunicativo |
-- |
3.6. Algumas observações sobre o contexto no processo de compreensão |
-- |
3.7. Noção de inferência |
-- |
3.8. Compreensão como processo |
-- |
3.9. A compreensão interdialetal |
-- |
3.10. O tratamento da compreensão nos livros didáticos |
-- |
3.11. Tipologia das perguntas de compreensão nos livros didáticos |
-- |
3.12. Os descritores para a compreensão textual no ensino fundamental |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM |
Topical term or geographic name entry element |
Linguagem |
9 (RLIN) |
16901 |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) |
Koha item type |
Livro Geral |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) |
-- |
20151118 |
Operator's initials, OID (RLIN) |
1525^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) |
Ana |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) |
-- |
20160726 |
Operator's initials, OID (RLIN) |
1601^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) |
Ana |