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VELLUCCI, Rosana Gribl

Os desafios da implementação do esocial e e seu reflexo nas rotinas das organizações / por Rosana Gribl Vellucci. - - São Bernardo do Campo : Universidade Metodista de São Paulo, 2017. - 134 p.

Dissertação (Mestrado em Administração) --Escola de
Gestão e Direito da Universidade Metodista de São Paulo,
São Bernardo do Campo, 2017.
Orientação: Luciano Venelli Costa.

Inclui bibliografia.

INTRODUÇÃO 1.1 Situação-problema 1.2 Objetivos 1.3 Justificativa e relevância 1.4 Organização do trabalho 2. REVISÃO TEÓRICA 2.1 Antecedentes do eSocial 2.1.1 Reforma do Estado e da administração pública no mundo e no Brasil 2.1.2 Governo eletrônico versus reforma do Estado 2.1.2.1 A administração tributária como impulsionadora de políticas de e-Gov 2.1.3 Sistema público de escrituração digital (SPED) 2.1.3.1 Publicações sobre o tema 2.2 O e-Social 2.2.1 O que é o eSocial e os motivos do sistema 2.2.1.1 Publicações sobre o tema 2.2.2 Princípios, objetivos e benefícios do eSocial 2.2.3 Cronologia histórica e cronograma de implantação do eSocial 2.3 Modelo operacional do eSocial 2.3.1 O que deverá ser informado 2.3.2 Principais mudanças nas rotinas atuais com o advento do eSocial 2.3.3 Cruzamento de informações entre eSocial com os outros componentes do SPED 2.4 Implantação do eSocial 2.4.1 Necessidades de adaptabilidade 2.4.2 O Envolvimento da Direção como preditora da adaptabilidade das empresas ao eSocial 2.5 Algumas questões legais da relação de emprego 2.5.1 Saúde e segurança do trabalho 2.5.2 Cargo de confiança e concessão de benefícios 2.5.3 Penalidades ligadas ao não cumprimento de requisitos legais 3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 3.1 Caracterização da pesquisa 3.2 Público-alvo e amostra 3.3 Instrumentos 3.3.1 Proposta de instrumento para verificação da adaptabilidade das organizações ao eSocial 3.3.2 Proposta de instrumento para verificação do envolvimento da direção com a implantação do eSocial 3.4 Estratégia de coleta dos dados 3.5 Técnicas de tratamento dos dados 3.5.1 Técnicas utilizadas na proposição dos instrumentos de medição 3.5.2 Técnicas para verificação da associação positiva entre o envolvimento da direção e a adaptabilidade ao eSocial 3.5.3 Técnicas para análise dos resultados dos demais objetivos específicos desse trabalho 3.6 Modelo processual da pesquisa 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Perfil dos participantes 4.2 Análise descritiva dos dados 4.3 Análise fatorial exploratória do instrumento para verificação da adaptabilidade ao eSocial pelas organizações 4.4 Análise Fatorial Exploratória do instrumento de verificação do envolvimento da diretoria com a implantação do eSocial 4.5 Análise da influência do envolvimento da diretoria com o eSocial na adaptabilidade do eSocial pelas organizações 4.6 Fatores críticos da implantação do eSocial pelas organizações 5. CONCLUSÕES 5.1 Contribuições acadêmicas e para a gestão de pessoas 5.2 Limitações da pesquisa 5.3 Agenda de pesquisa REFERÊNCIAS APÊNDICE A - instrumento para verificação dos desafios do eSocial e seus reflexos nas rotinas das organizações

Os avanços na área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), principalmente com
o surgimento da internet, proporcionaram mudanças nas relações entre o Governo e a
Sociedade, dando origem a uma nova fase a qual se convencionou chamar de Governo
Eletrônico ou e-Gov. Aproveitando essa evolução e a experiência de outros países, a Receita
Federal do Brasil (RFB) criou o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) do qual o
eSocial é um componente. Nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar se
as mudanças advindas do eSocial demandarão a necessidade de novas rotinas na área de
administração de pessoal, através da verificação da adaptabilidade ao eSocial, dos fatores
críticos e do envolvimento da Direção com a implantação desse projeto pelas organizações.
Visando cumprir com esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e
transversal com abordagem quantitativa, envolvendo 61 empresas. Foi realizada análise
descritiva dos dados, revelando que a maior parte das respondentes se encontra entre 40% a
60% adaptadas ao eSocial, quanto ao envolvimento da direção com o eSocial, o resultado
médio de 3,10, revelou envolvimento médio e, quanto aos fatores críticos, foi possível
identificar que existem práticas costumeiras, que vão de às vezes até sempre, por parte dessas
empresas, em desacordo com a legislação trabalhista e previdenciária. Através da aplicação de
teste de análise fatorial exploratória (AFE), verificou-se que a adaptabilidade ao eSocial é
formada por três dimensões que são representadas por 11 variáveis e que o envolvimento da
direção é unidimensional e composto por cinco variáveis. Através de teste de correlação de Spearman, identificou-se que existe associação positiva moderada e significante entre o
envolvimento da direção e a adaptabilidade ao eSocial, sendo possível comprovar a hipótese
um (H1+) desse trabalho de que “quanto maior for o envolvimento da direção com a
implantação do eSocial, mais alto será o nível de adaptabilidade da empresa na implantação
do eSocial”. Por fim, levando em conta que a viabilização da garantia de direitos trabalhistas e
previdenciários é um dos princípios que norteia o eSocial, assim como, todo o aumento de
capacidade de fiscalização e cruzamento de informações que o eSocial trará para o processo
fiscalizatório, fica evidente a necessidade de mudanças nas práticas de administração de
pessoal das organizações, de modo a evitar o dissabor de serem impactadas negativamente,
com a aplicação de multas administrativas e outras penalidades por não cumprimento de
requisitos legais.


Governo Eletrônico--eSocial
Administração tributária--(subd. geog.)
Gestão de Pessoas

Escola Nacional de Administração Pública

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