<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 12787

A abertura política e a dignificação da função pública (Record no. 12787)

000 -LEADER
fixed length control field 03459naa a2200301uu 4500
001 - CONTROL NUMBER
control field 12899
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER
control field OSt
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION
control field 20210918062536.0
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION
fixed length control field 041130s1984 bl ||||gr |0|| 0 por d
040 ## - CATALOGING SOURCE
Transcribing agency FUNCEP
041 ## - LANGUAGE CODE
Language code of text/sound track or separate title por
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA)
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] PHL2MARC21 1.1
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME
9 (RLIN) 9711
Personal name Schwartzman, Simon
245 10 - TITLE STATEMENT
Title A abertura política e a dignificação da função pública
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC.
Place of publication, distribution, etc. Brasília :
Name of publisher, distributor, etc. FUNCEP,
Date of publication, distribution, etc. abr./jun. 1984
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. No Brasil um falso dilema colocaria de um lado a administração pública racional e técnica associada aos regimes fortes e autoritários e de outro a administração politizada, deficiente e desmoralizada como atributo da democracia e da participação social. Samuel Schwartzman, inicia sua exposição com a apreciação dessa descrença sobre a função pública, que denomina de falso dilema, por considerar que estamos diante de equívocos, baseados em premissas falsas. Pela análise dos elementos de aferição dos conceitos de racionalizade e de eficiência da administração pública, o autor disseca, um por um, aqueles eguívocos que, no país, se emprestam à "administração científica" e à "racionalidade burocrática" ou como conceitua, "a má leitura de Max Weber". Diante dos resultados insuficientes dessas duas tendências, Schwartzman menciona que os governos do Brasil contemporâneo, buscaram "modelos alternativos", mecanismos extraordinários e paralelos à administração direta, sempre que resultados mais imediatos fossem realmente almejados. Assim, um total de 250 agências deste tipo foram criadas entre 1930 e 1977, das quais 194 no período de 1964 e 1977. A experiência brasileira e internacional mostra que nenhum governo é capaz de manter centralizadas as decisões, principalmente nas áreas das políticas social e econômica, sem cair no formalismo, na rigidez e na ineficiência. O fato é que se a expansão da economia no início dos anos 70, assentiu no florescimento de empresas estatais, que teriam de participar competitivamente do mercado, nos anos 80, elas passaram a ser apontadas como as principais responsáveis pelos grandes gastos, pela ineficiência e pelos privilégios indevidos da burocracia governamental. Na realidade existem atualmente obstáculos para qualquer tantativa de criação de uma administração pública mais eficiente, competente e dignificada, como grande empregadora e contratadora de serviços, ela não pode ser reduzida sem criar problemas sociais a curto prazo. Schwartzman conclue sua exposição com uma série de sugestões que visariam aumentar a competência e a valorização da administração pública, ressaltando que se busquem condições,uma vez que a abertura política pode trazer os mecanismos para a sua real dignificação, livrando-a da pecha de "tecnocrata", evidenciando sua importância para todos os setores da sociedade, e fazendo com que ela consiga se praservar dos abusos do "clientismo" e das indicações políticas"
590 ## - LOCAL NOTE (RLIN)
Local note RSP abr./junho de 1984
590 ## - LOCAL NOTE (RLIN)
Local note volume 112 número 2 1984
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM
9 (RLIN) 12105
Topical term or geographic name entry element Competência
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM
9 (RLIN) 12703
Topical term or geographic name entry element Eficácia
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM
Topical term or geographic name entry element Funcao Pública
9 (RLIN) 20929
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM
Topical term or geographic name entry element Politica Pública
9 (RLIN) 16033
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM
9 (RLIN) 12662
Topical term or geographic name entry element Burocracia
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM
Topical term or geographic name entry element Valorizacao
9 (RLIN) 13069
651 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--GEOGRAPHIC NAME
Geographic name Brasil
9 (RLIN) 12876
773 08 - HOST ITEM ENTRY
Title Revista do Serviço Público - RSP
Related parts 112, 2, p. 43-57
Place, publisher, and date of publication Brasília : FUNCEP, abr./jun. 1984
International Standard Serial Number ISSN 00349240
856 ## - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS
Uniform Resource Identifier http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2749/1/1984%20RSP%20ano.41%20v.112%20n.2%20abr_jun%20p.43-57.pdf
Link text Acesso ao PDF
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA)
Koha item type Periódico
Source of classification or shelving scheme
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN)
Operator's initials, OID (RLIN) Isabel
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Isabel
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN)
Operator's initials, OID (RLIN) 1035^b
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Mariana

No items available.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha