Gerenciamento de hospitais estaduais paulistas por meio das organizações sociais de saúde (Record no. 18344)
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Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] | PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE | |
Language code of text/sound track or separate title | por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | FERREIRA JÚNIOR, Walter Cintra |
9 (RLIN) | 27016 |
245 10 - TITLE STATEMENT | |
Title | Gerenciamento de hospitais estaduais paulistas por meio das organizações sociais de saúde |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. | |
Place of publication, distribution, etc. | Rio de Janeiro : |
Name of publisher, distributor, etc. | FGV, |
Date of publication, distribution, etc. | Mar. /Abr. 2003 |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | O modelo de administração de hospitais públicos através das organizações sociais de saúde, implantado no âmbito do governo do estado de São Paulo pela Lei Complementar nº 846, de 4 de junho de 1998, veio equacionar uma importante questão, que é a de conceder à administração pública os mesmos instrumentos gerenciais disponíveis à administração privada. Esse modelo foi desenvolvido no contexto da reforma do Estado brasileiro a partir de 1994, a qual propunha a implantação de uma administração pública gerencial. Através desse modelo, os hospitais concebidos pelo programa metropolitano de saúde de 1985 passaram a ser administrados por entidades privadas sem fins lucrativos, com reconhecida capacidade na área da saúde, qualificadas como organizações sociais de saúde. O principal instrumento desse modelo é o contrato de gestão, através do qual são estabelecidas as regras de repasse financeiro, o volume e os tipos de serviços prestados e os critérios de avaliação de produção e de qualidade desses serviços. Esse modelo foi criticado como uma forma de privatização dos serviços de saúde, considerado pouco transparente e acusado de não permitir o controle social. Os resultados apresentados são considerados bem-sucedidos pelo governo pela sua rápida implantação e pela qualidade dos serviços prestados. Na verdade, o contrato de gestão permitiu uma clara visibilidade e transparência do uso dos recursos públicos, condições estas necessárias ao controle social. O adequado uso dos serviços públicos só poderá ser garantido por um regime democrático e pelo pleno exercício da cidadania |
590 ## - LOCAL NOTE (RLIN) | |
Local note | RAP Março a Abril 2003 |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM | |
Topical term or geographic name entry element | Terceiro Setor |
9 (RLIN) | 13013 |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM | |
Topical term or geographic name entry element | Contrato de Gestão |
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650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM | |
Topical term or geographic name entry element | Administração Hospitalar |
9 (RLIN) | 14251 |
773 08 - HOST ITEM ENTRY | |
Title | RAP Revista de Administração Pública |
Related parts | 37, 2, p. 243-264 |
Place, publisher, and date of publication | Rio de Janeiro : FGV, Mar. /Abr. 2003 |
International Standard Serial Number | ISSN 00347612 |
Record control number | |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) | |
Koha item type | Periódico |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20060706 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1625^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Mariana |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20071010 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1530^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Quiteria |
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