<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 21349

A empresa socialmente responsável : (Record no. 21349)

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999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA)
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] PHL2MARC21 1.1
041 ## - LANGUAGE CODE
Language code of text/sound track or separate title por
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME
Personal name MACHADO FILHO, Cláudio Antonio Pinheiro
9 (RLIN) 29758
245 10 - TITLE STATEMENT
Title A empresa socialmente responsável :
Remainder of title o debate e as implicações
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC.
Place of publication, distribution, etc. São Paulo :
Name of publisher, distributor, etc. FEA-USP,
Date of publication, distribution, etc. Julho/Agosto/Setembro 2004
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. A questão da responsabilidade social corporativa é alvo de crescentes debates no ambiente acadêmico. É amplamente aceita a idéia de que a atividade de negócios possui uma dimensão ética, além da econômica e da legal. Contudo, não há consenso sobre a natureza da dimensão ética e sobre quem deve responsabilizar-se por ela. Um grupo de acadêmicos defende a visão dos stockholders: a idéia é que a única responsabilidade social dos gestores de negócios é incrementar os lucros dos donos das organizações, sem fraudes nem enganos. Outro grupo argumenta com base na visão dos stackholders: os gestores têm deveres para com diversos grupos – clientes, fornecedores, empregados, comunidade –, todos eles afetados pelas decisões da firma. Neste artigo, serão avaliadas essas visões no contexto institucional em que se realiza a atividade de negócios. O ambiente institucional é o principal fator motivacional para induzir o comportamento da firma em relação às questões ética e social. Mudanças nos ambientes institucional, formal e informal, como conseqüência da crescente integração dos mercados, são importantes vetores de mudanças comportamentais das empresas no mundo todo e especialmente no contexto brasileiro. Neste trabalho, dá-se destaque à interface entre ambiente institucional, atividade de negócios, ética, reputação e responsabilidade social corporativa de uma empresa brasileira que atua em negócios agroindustriais (Jari Celulose, empresa do Grupo Orsa). Discutem-se os principais incentivos para a companhia engajar-se em tais programas sociais. Como conclusão, a principal evidência indica que as instituições importam para o desempenho econômico e social dos agentes. O novo quadro institucional, decorrente da evolução tecnológica, especificamente nas comunicações, os novos marcos regulatórios nas questões ambientais e sociais e as mudanças no comportamento do consumidor fazem crescer as preocupações éticas das organizações, induzindo-as a desenvolverem ações de responsabilidade social como uma estratégia para ganhar ou, pelo menos, manter sua reputação
590 ## - LOCAL NOTE (RLIN)
Local note RA USP Julho Agosto Setembro 2004
700 1# - ADDED ENTRY--PERSONAL NAME
Personal name ZYLBERSZTAJN, Decio
9 (RLIN) 29483
773 08 - HOST ITEM ENTRY
Title RA-USP Revista de Administração
Related parts 39, 3, p. 242-254
Place, publisher, and date of publication São Paulo : FEA-USP, Julho/Agosto/Setembro 2004
International Standard Serial Number ISSN 00802107
Record control number
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA)
Koha item type Periódico
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN)
-- 20070109
Operator's initials, OID (RLIN) 0928^b
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Zailton
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN)
-- 20071127
Operator's initials, OID (RLIN) 0901^b
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Quiteria

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Escola Nacional de Administração Pública

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