000 -LEADER |
fixed length control field |
02758nam a2200265uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER |
control field |
3248 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER |
control field |
OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION |
control field |
20190212093643.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION |
fixed length control field |
001113s1982 bl ||||g| |0|| 0 por d |
090 ## - LOCALLY ASSIGNED LC-TYPE CALL NUMBER (OCLC); LOCAL CALL NUMBER (RLIN) |
Classification number (OCLC) (R) ; Classification number, CALL (RLIN) (NR) |
12 |
Local cutter number (OCLC) ; Book number/undivided call number, CALL (RLIN) |
F8661p |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] |
PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE |
Language code of text/sound track or separate title |
por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME |
Personal name |
FREIRE, Paulo |
9 (RLIN) |
3750 |
245 10 - TITLE STATEMENT |
Title |
Pedagogia do oprimido |
250 ## - EDITION STATEMENT |
Edition statement |
11 ed |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. |
Place of publication, distribution, etc. |
Rio de Janeiro : |
Name of publisher, distributor, etc. |
Paz e Terra, |
Date of publication, distribution, etc. |
1982 |
300 ## - PHYSICAL DESCRIPTION |
Extent |
218 p. |
490 0# - SERIES STATEMENT |
Series statement |
O Mundo Hoje ; |
Volume/sequential designation |
21 |
505 80 - FORMATTED CONTENTS NOTE |
Title |
Capítulo I |
-- |
Justificativa da pedagogia do oprimido |
-- |
A contradição opressores-oprimidos,sua superação |
-- |
A situação concreta de opressão e os opressores |
-- |
A situação concreta de opressão e os oprimidos |
-- |
Ninguém liberta ninguém,ninguém se liberta sozinho:os homens se libertam em comunhão |
-- |
Capítulo II |
-- |
A concepção bancária da educação como instrumento da opressão.Seus pressupostos.Sua crítica |
-- |
A concepção problematizadora da educação e a libertação.Seus pressupostos |
-- |
A concepção "bancária" e a contradição educador-educando |
-- |
A concepção problematizadora e a superação da contradição educador-educando:ninguém educa ninguém-ninguém se educa a si mesmo-os homens se educam entre si,mediatizados pelo mundo |
-- |
O homem como um ser incloncluso,consciente de sua inconclusão e seu permanente movimento de busca do ser mais |
-- |
Capítulo III |
-- |
A dialogicidade-essência da educação como prática da liberdade |
-- |
Dialogicidade e diálogo |
-- |
O diálogo começa na busca do conteúdo programático |
-- |
As relações homens-mundo,os temas geradores e o conteúdo programático desta educação |
-- |
A investigação dos temas geradores e sua metodologia |
-- |
A significação conscientizadora da investigação dos temas geradores |
-- |
Os vários momentos da investigação |
-- |
Capítulo IV |
-- |
A antidialogicidade e a dialogicidade como matrizes de teorias de ação cultural antagônicas:a primeira,que serve à opressão;a segunda à libertação: |
-- |
A teoria da ação antidialógica e suas características: |
-- |
A conquista |
-- |
Dividir para dominar |
-- |
A manipulação |
-- |
A invasão cultural |
-- |
A teoria da ação dialógica e suas características : |
-- |
A co-laboração |
-- |
A união |
-- |
A organização |
-- |
A síntese cultural |
520 3# - SUMMARY, ETC. |
Summary, etc. |
Propõe um método abrangente, pelo qual a palavra ajuda o homem a tornar-se homem. Assim, a linguagem passa a ser cultura. Através da descodificação da palavra, o alfabetizando vai-se descobrindo como homem, sujeito de todo o processo histórico. O método de Paulo Freire não possui qualquer atitude paternalista em relação ao analfabeto. Alfabetizar é ensinar o uso da palavra. |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM |
9 (RLIN) |
12704 |
Topical term or geographic name entry element |
Educação |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM |
Topical term or geographic name entry element |
Pedagogia |
9 (RLIN) |
12230 |
651 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--GEOGRAPHIC NAME |
Geographic name |
Brasil |
9 (RLIN) |
12876 |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) |
Koha item type |
Livro Geral |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) |
-- |
20001113 |
Operator's initials, OID (RLIN) |
Pieran |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) |
Pierangele |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) |
-- |
20070920 |
Operator's initials, OID (RLIN) |
1702^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) |
Quiteria |