A trajetória das taxas de alfabetização no Brasil nas décadas de 1990 e 2000 (Record no. 41792)
[ view plain ]
000 -LEADER | |
---|---|
fixed length control field | 02035naa a2200277uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER | |
control field | 2032114512041 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER | |
control field | OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION | |
control field | 20190717062531.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION | |
fixed length control field | 120321s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) | |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] | PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE | |
Language code of text/sound track or separate title | por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | FERRARO, Alceu Ravanello |
9 (RLIN) | 46428 |
242 10 - TRANSLATION OF TITLE BY CATALOGING AGENCY | |
Title | The evolution of literacy rates in Brazil in the 1990s and the 2000s / L'évolution des taux d'alphabétisation au Brésil dans les années 1990 et 2000 |
245 10 - TITLE STATEMENT | |
Title | A trajetória das taxas de alfabetização no Brasil nas décadas de 1990 e 2000 |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. | |
Place of publication, distribution, etc. | Campinas : |
Name of publisher, distributor, etc. | CEDES, |
Date of publication, distribution, etc. | out./dez. 2011 |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | O artigo analisa o andar da alfabetização no Brasil nas décadas de 1990 e 2000, com base nos microdados de uma série de PNAD e dos Censos Demográficos de 1991 e 2000. Discutidas a utilidade do conceito censitário de alfabetização e a importância da noção de analfabetismo infantil, o texto demonstra, primeiro, como as desigualdades quanto à alfabetização se constituem na largada do processo de escolarização, passando, então, à análise das trajetórias da taxa de alfabetização, dos diferentes níveis de educação básica e da taxa de alfabetização por sexo e cor ou raça. Introduz, por fim, a variável classe social, cruzada com sexo e raça. Na conclusão, o texto ressalta novamente que é logo na largada do processo de escolarização fundamental que se estabelecem as desigualdades quanto à alfabetização e aponta para alguns desafios ainda postos à alfabetização e escolarização no Brasil |
590 ## - LOCAL NOTE (RLIN) | |
Local note | ISSN eletrônico: 16784626 |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM | |
Topical term or geographic name entry element | Alfabetização |
9 (RLIN) | 46429 |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM | |
Topical term or geographic name entry element | Gênero |
9 (RLIN) | 11945 |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM | |
Topical term or geographic name entry element | Raça |
9 (RLIN) | 25036 |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM | |
9 (RLIN) | 12660 |
Topical term or geographic name entry element | Desigualdade Social |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM | |
Topical term or geographic name entry element | Política Educacional |
9 (RLIN) | 13179 |
773 08 - HOST ITEM ENTRY | |
Title | Educação & Sociedade: Revista de Ciências da Educação |
Related parts | 32, 117, p. 989-1014 |
Place, publisher, and date of publication | Campinas : CEDES, out./dez. 2011 |
International Standard Serial Number | ISSN 01017330 |
Record control number | |
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS | |
Uniform Resource Identifier | http://www.scielo.br/pdf/es/v32n117/v32n117a06.pdf |
Link text | Acesso |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) | |
Koha item type | Periódico |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20120321 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1451^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Geisneer |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20150911 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1727^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Andre |
No items available.