Durkheim, Mauss e a atualidade da escola sociológica francesa (Record no. 46327)
[ view plain ]
000 -LEADER | |
---|---|
fixed length control field | 01999naa a2200205uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER | |
control field | 4110616595944 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER | |
control field | OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION | |
control field | 20190212145409.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION | |
fixed length control field | 141106s2013 bl ||||gr |0|| 0 por d |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) | |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] | PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE | |
Language code of text/sound track or separate title | por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | MARTINS, Paulo Henrique |
9 (RLIN) | 49828 |
245 10 - TITLE STATEMENT | |
Title | Durkheim, Mauss e a atualidade da escola sociológica francesa |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. | |
Place of publication, distribution, etc. | Porto Alegre : |
Name of publisher, distributor, etc. | UFRGS, |
Date of publication, distribution, etc. | set./dez. 2013 |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | A escola sociológica francesa tem importância amplamente reconhecida para o desenvolvimento da sociologia acadêmica e contemporânea, o que se deve às contribuições de E. Durkheim e M. Mauss em primeiro lugar, mas igualmente a autores como C. Lévi-Strauss, G. Gurvitch, P. Bourdieu, A. Caillé entre outros. Porém, há um dado curioso: apesar de sua fama, desconhecem-se as características próprias da escola sociológica francesa no universo da teoria sociológica contemporânea. Por desconhecerem suas características alguns autores buscam enquadrar a sociologia francesa dentro do paradigma dualista agência x estrutura, de origem anglo-saxônico. Ora, tal identificação é um erro epistemológico e impede entender que a sociologia francesa parte de outro paradigma: a lógica efervescente durkheimiana de diferenciação social que se desenvolve pela sistematização das noções de representação, simbolismo e totalidade social. Uma chave importante para o desvendamento da escola francesa, sobretudo de sua atualização teórica no contexto de individualização social que presenciamos na experiência das modernidades, é a sistematização por Mauss dos estudos sobre o dom, da regra tripartite do dar, receber e retribuir. |
700 1# - ADDED ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | GUERRA, Juliana de Farias Pessoa |
9 (RLIN) | 49829 |
773 08 - HOST ITEM ENTRY | |
Title | Sociologias : Figurações da Violência |
Related parts | 15, 34, p. 186-218 |
Place, publisher, and date of publication | Porto Alegre : UFRGS, set./dez. 2013 |
International Standard Serial Number | ISSN 15174522 |
Record control number | |
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS | |
Uniform Resource Identifier | http://www.scielo.br/pdf/soc/v15n34/08.pdf |
Link text | Acesso |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) | |
Koha item type | Periódico |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20141106 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1659^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Fabio |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20150702 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1449^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Ana |
No items available.