<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 48459

A relação entre a satisfação dos funcionários e a satisfação dos clientes : (Record no. 48459)

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Personal name NANNETTI, Marcos Alverni
9 (RLIN) 52110
245 10 - TITLE STATEMENT
Title A relação entre a satisfação dos funcionários e a satisfação dos clientes :
Remainder of title estudo nas empresas de software do município de Belo Horizonte
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC.
Place of publication, distribution, etc. São Paulo :
Name of publisher, distributor, etc. FEA-USP,
Date of publication, distribution, etc. jan./fev./mar 2015
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. A indústria de software tem apresentado crescimento vigoroso nos últimos anos,
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. não só em termos mundiais, como também no Brasil. O segmento é composto
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. basicamente por empresas de pequeno porte, com utilização intensiva de
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. mão de obra especializada. No entanto, estudos indicam que o setor pouco se
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. preocupa com a qualificação de funcionários, talvez porque, normalmente, a
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. demanda supere a oferta, o que relega a um plano secundário as preocupações
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. com a gestão de pessoas, ficando as atenções voltadas para o desenvolvimento
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. e a formatação do serviço propriamente dito. Segundo os modelos teóricos, a
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. participação dos funcionários é de vital importância para o fornecimento de um
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. serviço de qualidade, podendo acarretar a satisfação dos clientes, sua lealdade e, consequentemente, incrementar a rentabilidade da organização. A satisfação dos funcionários pode ser alcançada pela introdução de práticas adequadas de gerenciamento de recursos humanos, incluindo boa comunicação, treinamento e desenvolvimento, trabalho em equipe, incentivo à participação e poder de decisão. Diversos modelos foram propostos para avaliar a satisfação dos clientes, a qual é fruto da qualidade percebida do serviço, de suas expectativas e do valor percebido, de acordo com um dos modelos em questão. Alguns estudos relatam a existência de relação positiva e significativa entre satisfação de clientes e de funcionários. Nesse contexto, procurou-se avaliar qual o impacto da satisfação dos funcionários diretamente sobre a satisfação dos clientes, com base em um modelo teórico que integrasse práticas de Recursos Humanos e antecedentes da satisfação dos clientes. Por meio de pesquisa quantitativa, foram entrevistados clientes e funcionários de 50 empresas da indústria de software de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil), totalizando uma amostra válida de 147 respondentes para cada grupo. Os dados foram avaliados com o recurso da modelagem de equações estruturais, pelo método dos mínimos quadrados parciais. Com base nos resultados obtidos, infere-se que as melhores práticas de Recursos Humanos realmente influenciam a satisfação dos funcionários e que a qualidade percebida do serviço influencia positivamente a satisfação dos clientes. Contudo, não se constatou relação significativa entre a satisfação dos funcionários e a satisfação dos clientes
700 1# - ADDED ENTRY--PERSONAL NAME
9 (RLIN) 52111
Personal name Teixeira, Luiz Antônio Antunes
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Personal name MESQUITA, José Marcos Carvalho de
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Personal name Universidade FUMEC – Belo Horizonte/MG, Brasil
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773 08 - HOST ITEM ENTRY
Title RA - USP Revista de Administração
Related parts 50, 1, p. 56-72
Place, publisher, and date of publication São Paulo : FEA-USP, jan./fev./mar 2015
International Standard Serial Number ISSN 00802107
Record control number
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS
Uniform Resource Identifier http://www.scielo.br/pdf/rausp/v50n1/0080-2107-rausp-50-01-0056.pdf
Link text Acesso
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA)
Koha item type Periódico
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-- 20150529
Operator's initials, OID (RLIN) 1354^b
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Ana

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Escola Nacional de Administração Pública

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