"Escolas cheias, cadeias vazias" nota sobre as raízes ideológicas do pensamento educacional brasileiro (Record no. 48879)
[ view plain ]
000 -LEADER | |
---|---|
fixed length control field | 02113naa a2200217uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER | |
control field | 5070615350947 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER | |
control field | OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION | |
control field | 20190212154232.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION | |
fixed length control field | 150706s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) | |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] | PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE | |
Language code of text/sound track or separate title | por |
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME | |
Personal name | PATTO, Maria Helena Souza |
9 (RLIN) | 52659 |
245 10 - TITLE STATEMENT | |
Title | "Escolas cheias, cadeias vazias" nota sobre as raízes ideológicas do pensamento educacional brasileiro |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. | |
Place of publication, distribution, etc. | São Paulo : |
Name of publisher, distributor, etc. | IEA, |
Date of publication, distribution, etc. | set./dez. 2007 |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | Sobre o pano de fundo do desemprego, da violência e da precariedade do |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | ensino público fundamental e médio brasileiros atuais, vem ganhando força um discurso que atribui à escola a missão social de prevenção da criminalidade juvenil, não pelo ensino de conteúdos e habilidades ou de preparação para o trabalho, mas como espaço de permanência dos alunos que supostamente os protege dos caminhos da criminalidade. Uma pesquisa documental com destaque para os pareceres de Rui Barbosa sobre a educação nacional, datados de 1882-1883, mas voltados para o projeto republicano que estava em andamento revela, no entanto, que o lema escolas cheias, cadeia vazias é antigo no discurso educacional do país e data da passagem do Império à República e de suas conseqüências sobre a vida nas cidades: a chamada questão social |
520 3# - SUMMARY, ETC. | |
Summary, etc. | da Primeira República, tida por alguns como caso de polícia, e por outros como caso de educação. Embora ciente de que a história é também descontinuidade, a análise destaca a continuidade do processo histórico brasileiro, na qual idéias e ações oficiais, aparentemente diversas, repõem-no sob novas vestes. O texto termina apontando algumas medidas que se fazem necessárias e urgentes se não quisermos permanecer reféns do poder do atraso inerente à lentidão da história do Brasil |
773 08 - HOST ITEM ENTRY | |
Title | Estudos Avançados - USP |
Related parts | 21, 61, p. 246-266 |
Place, publisher, and date of publication | São Paulo : IEA, set./dez. 2007 |
International Standard Serial Number | ISSN 01034014 |
Record control number | |
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS | |
Uniform Resource Identifier | http://www.scielo.br/pdf/ea/v21n61/a16v2161.pdf |
Link text | Acesso |
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) | |
Koha item type | Periódico |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20150706 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1535^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Ana |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) | |
-- | 20160329 |
Operator's initials, OID (RLIN) | 1556^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) | Ana |
No items available.