<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 48879

"Escolas cheias, cadeias vazias" nota sobre as raízes ideológicas do pensamento educacional brasileiro (Record no. 48879)

000 -LEADER
fixed length control field 02113naa a2200217uu 4500
001 - CONTROL NUMBER
control field 5070615350947
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER
control field OSt
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION
control field 20190212154232.0
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION
fixed length control field 150706s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA)
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] PHL2MARC21 1.1
041 ## - LANGUAGE CODE
Language code of text/sound track or separate title por
100 1# - MAIN ENTRY--PERSONAL NAME
Personal name PATTO, Maria Helena Souza
9 (RLIN) 52659
245 10 - TITLE STATEMENT
Title "Escolas cheias, cadeias vazias" nota sobre as raízes ideológicas do pensamento educacional brasileiro
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC.
Place of publication, distribution, etc. São Paulo :
Name of publisher, distributor, etc. IEA,
Date of publication, distribution, etc. set./dez. 2007
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. Sobre o pano de fundo do desemprego, da violência e da precariedade do
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. ensino público fundamental e médio brasileiros atuais, vem ganhando força um discurso que atribui à escola a missão social de prevenção da criminalidade juvenil, não pelo ensino de conteúdos e habilidades ou de preparação para o trabalho, mas como espaço de permanência dos alunos que supostamente os protege dos “caminhos da criminalidade”. Uma pesquisa documental – com destaque para os pareceres de Rui Barbosa sobre a educação nacional, datados de 1882-1883, mas voltados para o projeto republicano que estava em andamento – revela, no entanto, que o lema “escolas cheias, cadeia vazias” é antigo no discurso educacional do país e data da passagem do Império à República e de suas conseqüências sobre a vida nas cidades: a chamada “questão social”
520 3# - SUMMARY, ETC.
Summary, etc. da Primeira República, tida por alguns como “caso de polícia”, e por outros como “caso de educação”. Embora ciente de que a história é também descontinuidade, a análise destaca a continuidade do processo histórico brasileiro, na qual idéias e ações oficiais, aparentemente diversas, repõem-no sob novas vestes. O texto termina apontando algumas medidas que se fazem necessárias e urgentes se não quisermos permanecer reféns do poder do atraso inerente à lentidão da história do Brasil
773 08 - HOST ITEM ENTRY
Title Estudos Avançados - USP
Related parts 21, 61, p. 246-266
Place, publisher, and date of publication São Paulo : IEA, set./dez. 2007
International Standard Serial Number ISSN 01034014
Record control number
856 42 - ELECTRONIC LOCATION AND ACCESS
Uniform Resource Identifier http://www.scielo.br/pdf/ea/v21n61/a16v2161.pdf
Link text Acesso
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA)
Koha item type Periódico
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN)
-- 20150706
Operator's initials, OID (RLIN) 1535^b
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Ana
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN)
-- 20160329
Operator's initials, OID (RLIN) 1556^b
Cataloger's initials, CIN (RLIN) Ana

No items available.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha