<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 523119

Gestão de compras públicas : (Record no. 523119)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20210302174218.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 210302b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66491
Nome pessoal FERREIRA, Cristiano Bonifácio
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Gestão de compras públicas :
Subtítulo desafios, dilemas e perspectivas na universidade federal de Viçosa /
Indicação de responsabilidade por Cristiano Bonifácio Ferreira. -
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Juiz de Fora :
Nome do editor, distribuidor, etc. Universidade Federal de Juiz de Fora,
Data de publicação, distribuição, etc 2015.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 145 p.
500 ## - NOTA GERAL
Notas gerais Dissertação apresentada como requisito parcial à conclusão do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora.
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título INTRODUÇÃO
-- I. A QUESTÃO DAS COMPRAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA RELEVÂNCIA PARA O CAMPO EDUCACIONAL
-- 1.1 Discutindo a legislação sobre o tema
-- 1.2 Conhecendo a instituição
-- 1.2.1 Um breve histórico da Universidade Federal de Viçosa
-- 1.2.2 A estrutura organizacional da Universidade Federal de Viçosa
-- 1.2.3 A distribuição de recursos para compras na Universidade Federal de Viçosa
-- 1.2.4 O processo de compras na Universidade Federal de Viçosa
-- 1.3 A importância da função compras em instituições de ensino superior
-- 1.4 Estudo de caso em setores da instituição - uma análise comparativa
-- II. ANÁLISE NO PROCESSO DE COMPRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
-- 2.1 Estudo sobre o processo de compras no setor público brasileiro
-- 2.1.1 Compras públicas versus compras privadas
-- 2.2 Aspectos metodológicos
-- 2.2.1 Estudo de caso qualitativo
-- 2.2.2 O instrumento de coleta de dados "mapeamento de processos"
-- 2.2.3 A entrevista com roteiro semiestruturado
-- 2.3 Mapeando o processo de compras em setores da instituição - analisando os processos internos
-- 2.3.1 Mapeamento do processo de compras do Departamento A
-- 2.3.2 Mapeamento do processo de compras do Departamento B
-- 2.3.3 Mapeamento do processo de compras do Departamento C
-- 2.3.4 Mapeamento do processo de compras do Departamento D
-- 2.3.5 Comparativo dos dados dos mapeamentos dos processos de compra
-- 2.4 Investigando a satisfação dos setores finalísticos e do setor de compras da instituição
-- 2.4.1 Discutir o marco legal sobre as compras públicas no Brasil e apresentar o debate sobre as perspectivas das compras públicas entre alguns estudiosos do tema
-- 2.4.2 Contextualizar a instituição que será o objeto deste estudo e mapear o processo de compras em quatro de seus departamentos
-- 2.4.3 Verificar a satisfação dos setores pesquisados e do órgão responsável pelas compras com o processo de compras da instituição
-- 2.4.4 Plano de Ação Educacional (PAE) visando a proposição de procedimentos padronizados para a realização de compras na universidade
-- III. PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL (PAE)
-- 3.1 Apresentação dos resultados
-- 3.2 Proposta para melhoria no processo de compras da Universidade Federal de Viçosa
-- 3.3 Proposta de criação do procedimento operacional padrão (pop) para o processo de compras da Universidade Federal de Viçosa
-- 3.4 Proposta de criação de instituição de trabalho (it) para atividades fundamentais para o processo de compra
-- 3.5 Implementando o plano de ação
-- CONSIDERAÇÕES FINAIS
-- REFERÊNCIAS
-- APÊNDICE
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). Este estudo pretendeu analisar o processo de compras da Universidade Federal de Viçosa investigando possíveis fatores geradores de falhas. Nesta instituição, os pedidos de compra são lançados em um sistema informatizado e encaminhados a um órgão responsável pela abertura dos processos de licitação e pela compra centralizada. Porém, pedidos com algum tipo de falha, muitas vezes, não são percebidos por este órgão, resultando na não efetivação da compra ou na compra de itens de qualidade inferior com preços elevados, trazendo impacto nas atividades da instituição. A partir deste cenário, chega-se à pergunta norteadora desta pesquisa: por que alguns setores da universidade obtêm êxito em suas compras e outros não? Os objetivos definidos para este estudo foram: (1) Discutir o marco legal sobre as compras públicas no Brasil e apresentar uma revisão bibliográfica sobre o tema; (2) Contextualizar a instituição que foi o objeto deste estudo e mapear o processo de compras em quatro de seus departamentos; (3) Verificar a satisfação dos setores pesquisados e do órgão responsável pelas compras com o processo de compras da instituição e (4) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE). Para tanto, a metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa tratou-se de um Estudo de Caso de viés qualitativo e, na pesquisa de campo, os instrumentos utilizados foram entrevistas com roteiros semiestruturados e mapeamento de processos. Na revisão bibliográfica foram consultados autores como Hermann (1999), Costa (2000), Batista e Maldonado (2008), Motta (2010) e Carvalho (2012). Diante do estudo, concluiu-se que a falta de treinamento para os servidores bem como a falta de padronização nas rotinas e as falhas de comunicação foram identificadas como as possíveis causas para as falhas existentes no processo de compras da instituição. Ficou evidente a insatisfação dos usuários com o atual sistema de compras e que os setores pesquisados adotam boas práticas para melhorar o desempenho de suas compras, porém, elas são ocultas para os demais setores. Frente a isso, o Plano de Ação apresentado propõe a adoção de procedimentos padronizados para o processo de compras da UFV e uma política institucional de treinamento para que seus servidores realizem compras.
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12256
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Gestão Pública
Subdivisão geral compras públicas
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 54404
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Compras Públicas
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12256
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Gestão Pública
Subdivisão geral universidade federal
700 ## - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66492
Nome pessoal DAVID, Marcos Vinícius
Títulos e outras palavras associadas ao nome Dr.
Termo de relação Orientador
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI http://www.mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2016/02/CRISTIANO-BONIFACIO-FERREIRA.pdf
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202103
Identificação do catalogador Noély
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese

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