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Gestão de compras públicas : desafios, dilemas e perspectivas na universidade federal de Viçosa / por Cristiano Bonifácio Ferreira. -

By: FERREIRA, Cristiano Bonifácio.
Contributor(s): DAVID, Marcos Vinícius Dr [Orientador].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Juiz de Fora : Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015Description: 145 p.Subject(s): Gestão Pública -- compras públicas | Compras Públicas | Gestão Pública -- universidade federalOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
INTRODUÇÃO I. A QUESTÃO DAS COMPRAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA RELEVÂNCIA PARA O CAMPO EDUCACIONAL 1.1 Discutindo a legislação sobre o tema 1.2 Conhecendo a instituição 1.2.1 Um breve histórico da Universidade Federal de Viçosa 1.2.2 A estrutura organizacional da Universidade Federal de Viçosa 1.2.3 A distribuição de recursos para compras na Universidade Federal de Viçosa 1.2.4 O processo de compras na Universidade Federal de Viçosa 1.3 A importância da função compras em instituições de ensino superior 1.4 Estudo de caso em setores da instituição - uma análise comparativa II. ANÁLISE NO PROCESSO DE COMPRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 2.1 Estudo sobre o processo de compras no setor público brasileiro 2.1.1 Compras públicas versus compras privadas 2.2 Aspectos metodológicos 2.2.1 Estudo de caso qualitativo 2.2.2 O instrumento de coleta de dados "mapeamento de processos" 2.2.3 A entrevista com roteiro semiestruturado 2.3 Mapeando o processo de compras em setores da instituição - analisando os processos internos 2.3.1 Mapeamento do processo de compras do Departamento A 2.3.2 Mapeamento do processo de compras do Departamento B 2.3.3 Mapeamento do processo de compras do Departamento C 2.3.4 Mapeamento do processo de compras do Departamento D 2.3.5 Comparativo dos dados dos mapeamentos dos processos de compra 2.4 Investigando a satisfação dos setores finalísticos e do setor de compras da instituição 2.4.1 Discutir o marco legal sobre as compras públicas no Brasil e apresentar o debate sobre as perspectivas das compras públicas entre alguns estudiosos do tema 2.4.2 Contextualizar a instituição que será o objeto deste estudo e mapear o processo de compras em quatro de seus departamentos 2.4.3 Verificar a satisfação dos setores pesquisados e do órgão responsável pelas compras com o processo de compras da instituição 2.4.4 Plano de Ação Educacional (PAE) visando a proposição de procedimentos padronizados para a realização de compras na universidade III. PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL (PAE) 3.1 Apresentação dos resultados 3.2 Proposta para melhoria no processo de compras da Universidade Federal de Viçosa 3.3 Proposta de criação do procedimento operacional padrão (pop) para o processo de compras da Universidade Federal de Viçosa 3.4 Proposta de criação de instituição de trabalho (it) para atividades fundamentais para o processo de compra 3.5 Implementando o plano de ação CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS APÊNDICE
Summary: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). Este estudo pretendeu analisar o processo de compras da Universidade Federal de Viçosa investigando possíveis fatores geradores de falhas. Nesta instituição, os pedidos de compra são lançados em um sistema informatizado e encaminhados a um órgão responsável pela abertura dos processos de licitação e pela compra centralizada. Porém, pedidos com algum tipo de falha, muitas vezes, não são percebidos por este órgão, resultando na não efetivação da compra ou na compra de itens de qualidade inferior com preços elevados, trazendo impacto nas atividades da instituição. A partir deste cenário, chega-se à pergunta norteadora desta pesquisa: por que alguns setores da universidade obtêm êxito em suas compras e outros não? Os objetivos definidos para este estudo foram: (1) Discutir o marco legal sobre as compras públicas no Brasil e apresentar uma revisão bibliográfica sobre o tema; (2) Contextualizar a instituição que foi o objeto deste estudo e mapear o processo de compras em quatro de seus departamentos; (3) Verificar a satisfação dos setores pesquisados e do órgão responsável pelas compras com o processo de compras da instituição e (4) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE). Para tanto, a metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa tratou-se de um Estudo de Caso de viés qualitativo e, na pesquisa de campo, os instrumentos utilizados foram entrevistas com roteiros semiestruturados e mapeamento de processos. Na revisão bibliográfica foram consultados autores como Hermann (1999), Costa (2000), Batista e Maldonado (2008), Motta (2010) e Carvalho (2012). Diante do estudo, concluiu-se que a falta de treinamento para os servidores bem como a falta de padronização nas rotinas e as falhas de comunicação foram identificadas como as possíveis causas para as falhas existentes no processo de compras da instituição. Ficou evidente a insatisfação dos usuários com o atual sistema de compras e que os setores pesquisados adotam boas práticas para melhorar o desempenho de suas compras, porém, elas são ocultas para os demais setores. Frente a isso, o Plano de Ação apresentado propõe a adoção de procedimentos padronizados para o processo de compras da UFV e uma política institucional de treinamento para que seus servidores realizem compras.
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Dissertação apresentada como requisito parcial à conclusão do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Inclui bibliografia

INTRODUÇÃO I. A QUESTÃO DAS COMPRAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUA RELEVÂNCIA PARA O CAMPO EDUCACIONAL 1.1 Discutindo a legislação sobre o tema 1.2 Conhecendo a instituição 1.2.1 Um breve histórico da Universidade Federal de Viçosa 1.2.2 A estrutura organizacional da Universidade Federal de Viçosa 1.2.3 A distribuição de recursos para compras na Universidade Federal de Viçosa 1.2.4 O processo de compras na Universidade Federal de Viçosa 1.3 A importância da função compras em instituições de ensino superior 1.4 Estudo de caso em setores da instituição - uma análise comparativa II. ANÁLISE NO PROCESSO DE COMPRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 2.1 Estudo sobre o processo de compras no setor público brasileiro 2.1.1 Compras públicas versus compras privadas 2.2 Aspectos metodológicos 2.2.1 Estudo de caso qualitativo 2.2.2 O instrumento de coleta de dados "mapeamento de processos" 2.2.3 A entrevista com roteiro semiestruturado 2.3 Mapeando o processo de compras em setores da instituição - analisando os processos internos 2.3.1 Mapeamento do processo de compras do Departamento A 2.3.2 Mapeamento do processo de compras do Departamento B 2.3.3 Mapeamento do processo de compras do Departamento C 2.3.4 Mapeamento do processo de compras do Departamento D 2.3.5 Comparativo dos dados dos mapeamentos dos processos de compra 2.4 Investigando a satisfação dos setores finalísticos e do setor de compras da instituição 2.4.1 Discutir o marco legal sobre as compras públicas no Brasil e apresentar o debate sobre as perspectivas das compras públicas entre alguns estudiosos do tema 2.4.2 Contextualizar a instituição que será o objeto deste estudo e mapear o processo de compras em quatro de seus departamentos 2.4.3 Verificar a satisfação dos setores pesquisados e do órgão responsável pelas compras com o processo de compras da instituição 2.4.4 Plano de Ação Educacional (PAE) visando a proposição de procedimentos padronizados para a realização de compras na universidade III. PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL (PAE) 3.1 Apresentação dos resultados 3.2 Proposta para melhoria no processo de compras da Universidade Federal de Viçosa 3.3 Proposta de criação do procedimento operacional padrão (pop) para o processo de compras da Universidade Federal de Viçosa 3.4 Proposta de criação de instituição de trabalho (it) para atividades fundamentais para o processo de compra 3.5 Implementando o plano de ação CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS APÊNDICE

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). Este estudo pretendeu analisar o processo de compras da Universidade Federal de Viçosa investigando possíveis fatores geradores de falhas. Nesta instituição, os pedidos de compra são lançados em um sistema informatizado e encaminhados a um órgão responsável pela abertura dos processos de licitação e pela compra centralizada. Porém, pedidos com algum tipo de falha, muitas vezes, não são percebidos por este órgão, resultando na não efetivação da compra ou na compra de itens de qualidade inferior com preços elevados, trazendo impacto nas atividades da instituição. A partir deste cenário, chega-se à pergunta norteadora desta pesquisa: por que alguns setores da universidade obtêm êxito em suas compras e outros não? Os objetivos definidos para este estudo foram: (1) Discutir o marco legal sobre as compras públicas no Brasil e apresentar uma revisão bibliográfica sobre o tema; (2) Contextualizar a instituição que foi o objeto deste estudo e mapear o processo de compras em quatro de seus departamentos; (3) Verificar a satisfação dos setores pesquisados e do órgão responsável pelas compras com o processo de compras da instituição e (4) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE). Para tanto, a metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa tratou-se de um Estudo de Caso de viés qualitativo e, na pesquisa de campo, os instrumentos utilizados foram entrevistas com roteiros semiestruturados e mapeamento de processos. Na revisão bibliográfica foram consultados autores como Hermann (1999), Costa (2000), Batista e Maldonado (2008), Motta (2010) e Carvalho (2012). Diante do estudo, concluiu-se que a falta de treinamento para os servidores bem como a falta de padronização nas rotinas e as falhas de comunicação foram identificadas como as possíveis causas para as falhas existentes no processo de compras da instituição. Ficou evidente a insatisfação dos usuários com o atual sistema de compras e que os setores pesquisados adotam boas práticas para melhorar o desempenho de suas compras, porém, elas são ocultas para os demais setores. Frente a isso, o Plano de Ação apresentado propõe a adoção de procedimentos padronizados para o processo de compras da UFV e uma política institucional de treinamento para que seus servidores realizem compras.

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