<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 523132

Compras governamentais : (Record no. 523132)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20210309142722.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 210309b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66516
Nome pessoal CARVALHO, Alex Lima de
245 1# - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Compras governamentais :
Subtítulo uma proposta de dinamização do fluxo de compras em instituições públicas em saúde /
Indicação de responsabilidade por Alex Lima de Carvalho. -
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Rio de Janeiro :
Nome do editor, distribuidor, etc. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca,
Data de publicação, distribuição, etc 2009.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 172 p.
500 ## - NOTA GERAL
Notas gerais Dissertação apresentada como requisito de avaliação no Mestrado Profissional em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título 1. INTRODUÇÃO
-- 1.1 Considerações iniciais
-- 1.2 Situação-problema
-- 1.3 Objetivo geral
-- 1.4 Objetivos específicos
-- 1.5 Justificativa
-- 2. REFERENCIAL TEÓRICO
-- 2.1 Reforma do Estado
-- 2.2 Gestão e organização pública no contexto contemporâneo
-- 2.3 Governo e os sistemas de informação
-- 2.3.1 Utilização de TI nos procedimentos governamentais
-- 2.3.2 Sistemas de informação e TI
-- 2.3.3 Sistema de informação e vínculo com o planejamento
-- 2.4 Modelo de relacionamento cíclico
-- 2.4.1 Pessoas
-- 2.4.2 Processos
-- 2.4.3 Tecnologia de Informação
-- 3. O APARATO DE COMPRAS NO SETOR PÚBLICO EM SAÚDE
-- 3.1 A função de comprar e seus objetivos
-- 3.2 A Licitação brasileira
-- 3.3 O arcabouço normativo das compras governamentais
-- 3.3.1 Procedimentos para realização de compras
-- 3.4 O poder de compras do Estado inserido no contexto da saúde
-- 3.5 Processo de transparência e inovações
-- 3.6 A importância do ComprasNet/Siasg nas compras públicas
-- 4. METODOLOGIA
-- 5. CONTEXTUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL
-- 51 A Diretoria de Administração
-- 5.1.1 Adoção de novos modelos de gestão
-- 5.1.2 O Sistema de Informação de Gestão Administrativa – SGA
-- 5.1.3 O desenvolvimento de sistemas internos da DIRAD
-- 5.2 Descrição do fluxo atual de compras
-- 5.3 Procedimentos metodológicos
-- 5.3.1 Observações da pesquisa
-- 5.3.2 A entrevista no contexto do estudo
-- 5.3.3 A exploração do ambiente
-- 5.3.3.1 Trabalho de campo
-- 5.3.4 Análise contextualizada e triangulação dos dados
-- 5.3.4.1 Resultados obtidos
-- 5.3.4.2 Avaliação sintética dos resultados
-- 6. PROPOSTA DO MODELO
-- 6.1 Construção do modelo
-- 6.2 Ciclo do modelo proposto
-- 6.3 Resultados esperados
-- 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
-- REFERÊNCIAS
-- ANEXOS
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo A administração de materiais é um ramo especializado da ciência administrativa, cujo objetivo é coordenar as atividades necessárias para garantir o suprimento de todas as áreas de uma organização, ao menor custo possível e de maneira que a prestação de seus serviços não sofra interrupções prejudiciais aos cidadãos. O presente trabalho visa estabelecer critérios e procedimentos para racionalizar, padronizar e orientar o processo de suprimentos de materiais e serviços no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz por meio de um fluxo otimizado, compreendendo os diversos atores envolvidos no processo e baseado no relacionamento do trinômio pessoas, processos e tecnologia da informação. O foco do trabalho está direcionado para as etapas internas e iniciais do processo, denominada fase de preparação, a qual não possui abrangência suficiente dos sistemas governamentais de informação e que ainda é caracterizada pela falta de padronização de procedimentos. Nessa fase são estabelecidas as decisões de aquisições dos produtos e/ou serviços que geralmente acarretam a realização de algum procedimento licitatório. O estudo aborda a importância da relação das aquisições com o planejamento interno e institucional, além de ponderar o uso das tecnologias de informação aliado aos novos modelos de gestão administrativa, e destaca a importância das compras governamentais no contexto do desenvolvimento econômico e no setor saúde. Para isso, foi utilizada metodologia de caráter qualitativo descritivo, apoiada pela revisão da literatura e de pesquisa documental juntamente com observações dos fatos ocorridos no contexto. Os dados foram coletados por entrevista, com utilização de formulários, e analisados para apresentação dos resultados. Almeja-se que a experiência desta proposta de intervenção voltada para duas unidades administrativas da Instituição possa contribuir com a efetiva padronização do fluxo de compras da Fiocruz e de órgãos afins.
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 13883
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Compras Governamentais
Subdivisão geral saúde pública
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12238
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Sistema de Informação
Subdivisão geral saúde pública
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12768
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Administração Pública
Subdivisão geral administração de materiais
700 ## - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 50075
Nome pessoal MALDONADO, José Manuel Santos de Varge
Termo de relação Orientador
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4781
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202103
Identificação do catalogador Noély
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese

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Escola Nacional de Administração Pública

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  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
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Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

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