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Qual é o modelo legal das licitações no Brasil? : (Record no. 523159)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20210316165519.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 210316b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 55734
Nome pessoal ROSILHO, André Janjácomo.
245 1# - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Qual é o modelo legal das licitações no Brasil? :
Subtítulo as reformas legislativas federais no sistema de contratações públicas /
Indicação de responsabilidade por André Janjácomo Rosilho. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. São Paulo :
Nome do editor, distribuidor, etc. FGV,
Data de publicação, distribuição, etc 2011.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 213 p.
500 ## - NOTA GERAL
Notas gerais Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, como
requisito parcial para a obtenção do título de MESTRE no Programa de Mestrado em Direito e Desenvolvimento
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título 1. Introdução
-- 2. Roteiro da pesquisa e notas metodológicas
-- 3. O pano de fundo da pesquisa: maximalismo versus minimalismo
-- PARTE I – OS PRIMEIROS PASSOS DAS LICITAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL: OS MODELOS LEGAIS MINIMALISTAS
-- Capítulo I – A Primeira Fase das Licitações Públicas no Brasil: Carta Branca à Administração Pública
-- 1. Introdução
-- 2. Decreto nº 15.783/22, o Regulamento Geral de Contabilidade Pública da União
-- 2.1. Considerações iniciais
-- 2.2. Conteúdo relevante do diploma normativo
-- 2.2.1. Grau de abrangência do dever de licitar
-- 2.2.2. Tratamento dado pela administração aos interessados nas contratações
-- 2.2.3. Controle
-- 2.3. Conclusões parciais
-- Capítulo II – A Segunda Fase das Licitações Públicas no Brasil: Unificação Nacional
-- 1. Introdução
-- 2. O Decreto-Lei nº 200/67
-- 2.1. Considerações iniciais
-- 2.2. Conteúdo relevante do diploma normativo
-- 2.2.1. Grau de abrangência do dever de licitar
-- 2.2.2. Tratamento dado pela administração aos interessados nas contratações
-- 2.2.3. Controle
-- 2.2.4. Alteração contratual
-- 2.3. Conclusões parciais
-- PARTE II – A CONSTRUÇÃO DO MODELO LEGAL MAXIMALISTA DE LICITAÇÕES
-- Capítulo III – A Terceira Fase das Licitações Públicas no Brasil: o Fetichismo Legal
-- 1. Introdução
-- 2. O Decreto-Lei nº 2.300/86
-- 2.1. Considerações iniciais
-- 2.2. Conteúdo relevante do diploma normativo
-- 2.2.1. Grau de abrangência do dever de licitar
-- 2.2.2. Tratamento dado pela administração aos interessados nas contratações
-- 2.2.3. Controle
-- 2.2.4. Alteração contratual
-- 2.3. Conclusões parciais
-- 4. A Lei nº 8.666/93
-- 4.1. Considerações iniciais e notas metodológicas
-- 4.2. A reforma da lei geral de licitações brasileira
-- 4.2.1. Porque reformar o Decreto-Lei nº 2.300/86?
-- 4.2.2 O debate sobre o modelo da lei de licitações
-- 4.2.2.1. Breves considerações sobre a tramitação do PL nº 1.491/91
-- 4.2.2.2. Maximalistas versus minimalistas
-- 4.2.3. Mapeamento dos debates parlamentares
-- 4.2.3.1. A participação dos partidos políticos no debate legislativo
-- 4.2.3.2. A articulação de grupos de interesses no processo legislativo
-- 4.2.3.3. Interesses empresariais versus interesses da administração pública
-- 4.2.3.4. Os grandes temas que emergiram dos debates legislativos
-- 4.2.3.5. Outros aspectos dos debates parlamentares
-- 4.2.4. Uma síntese do contexto de reforma da lei geral de licitações brasileira
-- 4.3. Conteúdo relevante do diploma normativo
-- 4.3.2. Grau de abrangência do dever de licitar
-- 4.3.3. Tratamento dado pela administração aos interessados nas contratações
-- 4.3.4. Controle
-- 4.3.5. Alteração contratual
-- 4.4. Conclusões parciais
-- PARTE III – AS REAÇÕES AO MODELO LEGAL MAXIMALISTA
-- Capítulo IV – A Quarta Fase das Licitações Públicas no Brasil? Entre tensões e ajustes
normativos
-- 1. Introdução
-- 1.1. Considerações iniciais
-- 1.2. Breve síntese do percurso da pesquisa e reafirmação dos seus objetivos
-- 2. Reformas legislativas no regime jurídico das contratações públicas em geral
-- 2.1. Notas metodológicas
-- 2.2. Panorama das reformas legislativas da Lei nº 8.666/93
-- 2.2.1. Eixos e temas das licitações
-- 2.2.2. Obstáculos às reformas: os vetos presidenciais
-- 2.2.2.1. A reafirmação dos vetos da Lei nº 8.666/93
-- 2.2.2.2. Demais vetos
-- 2.2.3. Outras implicações da adoção de um modelo legal maximalista
-- 2.2.4. Conclusões parciais
-- 2.3. Conteúdo relevante das reformas legislativas no regime jurídico das contratações públicas em geral
-- 2.3.1. Grau de abrangência do dever de licitar
-- 2.3.2. Tratamento dado pela administração aos interessados nas contratações
-- 2.4. Conclusões parciais
-- 3. Reformas legislativas no regime jurídico das contratações públicas específicas
-- 3.1. O fenômeno de diferenciação da administração e a erosão do modelo unitário de contratações públicas
-- 3.2. Notas metodológicas
-- 3.2. As tendências nas reformas jurídicas das contratações públicas específicas
-- 3.2.1. Desestatização
-- 3.2.2. Flexibilização dos modelos contratuais
-- 3.2.3. Flexibilização dos critérios de julgamento
-- 3.2.3. Flexibilização dos critérios de julgamento
-- 3.2.5. Tratamento especial conferido às empresas estatais
-- 3.2.6. Tratamento especial conferido a entes não-estatais
-- 3.3. Conclusões parciais
-- Conclusão final: breve síntese da pesquisa e reflexões prospectivas
-- Bibliografia consultada
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo A pesquisa tem o objetivo de compreender as características e objetivos do atual modelo legal das licitações públicas no Brasil. Para isso, propõe a análise do percurso e do contexto das reformas legislativas federais realizadas sobre o tema. A pesquisa identifica que até a edição da Lei nº 8.666/93 o instituto das licitações públicas foi marcado por um processo de crescente legalização voltado, de um lado, à ampliação do dever de licitar e, do outro, à unificação do regime das licitações a que os entes da administração pública da União, dos Estados e dos Municípios estão sujeitos. Também constatou haver uma tendência, cujo ápice se atingiu com a edição da Lei nº 8.666/93, voltada à restrição da discricionariedade do administrador público para decidir, concretamente, a melhor forma de licitar. Verificou, ainda, que o processo de legalização das licitações resultante na Lei nº 8.666/93 foi capturado por grupos de interesses específicos – as médias empreiteiras emergentes – que foram capazes de influir em seu favor na modelagem das normas jurídicas. Por fim, demonstrou que o fato de a legislação geral sobre licitações públicas ter sido construída sobre um modelo legal excessivamente normatizado, rígido e procedimentalizado foi responsável, direta e indiretamente, pela fragmentação do sistema de
licitações e contratos e pelo surgimento de um movimento de fuga da Lei nº 8.666/93.
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12856
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Licitação
Subdivisão geral licitações públicas
Subdivisão geográfica Brasil
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 11957
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Reforma Administrativa
Subdivisão geral reforma legislativa
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 17276
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Contratação Pública
Subdivisão geral legislação
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66559
Nome pessoal SUNDFELD, Carlos Ari Vieira
Termo de relação Orientador
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/8824/20111018%20-%20Vers%C3%A3o%20Final%20Disserta%C3%A7%C3%A3o%20%28dep%C3%B3sito%29%20.pdf?sequence=5
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202103
Identificação do catalogador Noély
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese

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Escola Nacional de Administração Pública

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  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
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Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

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