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Política de compras e contratações : (Record no. 523217)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20210818203256.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 210407b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 31490
Nome pessoal Fernandes, Ciro Campos Christo
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Política de compras e contratações :
Subtítulo trajetória e mudanças na administração pública federal brasileira /
Indicação de responsabilidade por Ciro Campos Christo Fernandes. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Rio de Janeiro :
Nome do editor, distribuidor, etc. FGV,
Data de publicação, distribuição, etc 2010.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 285 p. :
Detalhes físicos adicionais il.
500 ## - NOTA GERAL
Notas gerais Tese apresentada a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor em Administração.
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título SUMÁRIO
-- Diagramas
-- Quadros
-- Abreviaturas e siglas
-- Capítulo 1
-- A pesquisa
-- 1.1. Introdução
-- 1.2. Objeto da pesquisa
-- 1.3. Objetivos e escopo
-- 1.4. O problema
-- 1.4.1.O estudo das compras e contratações públicas: abordagens recentes
-- 1.4.2. Abordagens do tema no Brasil
-- 1.4.3. Aspectos de interesse da pesquisa
-- 1.5. Metodologia
-- 1.5.1. Abordagem por estudo de caso
-- 1.5.2. Os casos e seus desfechos,
-- 1.5.3. Método narrativo e relato
-- 1.5.4. Estrutura narrativa
-- 1.5.5. Questões da pesquisa
-- 1.5.6. Coleta de evidências, tratamento e análise
-- Capítulo 2
-- O marco teórico
-- 2.1. Introdução
-- 2.2. O modelo de Kingdon: características e componentes
-- 2.3. O fluxo dos problemas
-- 2.4. O fluxo das políticas
-- 2.5. O fluxo político
-- 2.6. Acoplando os fluxos
-- 2.7. Críticas e limitações
-- Capítulo 3
-- Caso 1 - Centralização e padronização das compras
-- 3.1. Introdução
-- 3.2. A Revolução de 30 e a mudança do regime
-- 3.3. A crise financeira e a atenção às compras públicas
-- 3.4. O bureau de compras e a padronização: um desenho inicial inviável
-- 3.5. A criação da Comissão Central de Compras: adotando um modelo testado
-- 3.6. O ensaio da compra centralizada: confrontando limitações técnicas e políticas
-- 3.7. Criando um regime “possível” para as compras
-- 3.8. A saída de Whitaker
-- 3.9. A restauração dos controles e regras tradicionais
-- 3.10. A retomada das iniciativas de padronização
-- 3.11. A criação do DASP e a reforma administrativa
-- 3.12. Influências teóricas e modelos
-- 3.13. Retomando a questão dos materiais
-- 3.14. Divulgando um diagnóstico e um plano
-- 3.15. Deliberando sobre a reforma: ajustando a proposta do DASP
-- 3.16. O incidente da compra de carvão e a crise da CCC
-- 3.17. Uma reforma incompleta
-- 3.18. A reestruturação do DASP e o enfraquecimento do sistema de material
-- 3.19. Conclusões
-- Capítulo 4
-- Caso 2 - A atualização das regras para a simplificação e revisão de controles
-- 4.1. Introdução
-- 4.2. Mudança de regime político, crise econômica e incerteza
-- 4.3. Orientação para o planejamento e reformas
-- 4.4. Elaborando a proposta da reforma
-- 4.5. Compras e contratações: tentativas de ingresso na agenda da reforma
-- 4.5.1. As propostas dos “daspeanos”: a administração do material
-- 4.5.2. Os projetos de reforma administrativa no período 1945-1963
-- 4.5.3. Rejeitando o retorno do “grande DASP”
-- 4.5.4. Rejeitando a criação do “Sistema de Material”
-- 4.5.5. Atenuando o modelo dos sistemas de administração
-- 4.6. Ampliando a agenda: a simplificação das licitações
-- 4.7. A pressão do calendário político e a criação da ASESTRA
-- 4.8. Elaborando o capítulo das licitações do DL 200
-- 4.9. Revendo o papel do TCU e do controle
-- 4.10. As mudanças nas regras de licitação
-- 4.11. A descontinuidade na implementação da reforma
-- 4.12. Conclusões
-- Capítulo 5
-- Caso 3 - A sistematização de regras em um estatuto das licitações
-- 5.1. Introdução
-- 5.2. Redemocratização, crise econômica e incerteza
-- 5.3. Inserindo a reforma administrativa na agenda
-- 5.4. Formulando diagnósticos e propostas para a área de compras
-- 5.5. Redefinindo a estratégia e organização da reforma
-- 5.6. Reorganizando a advocacia pública e assumindo a elaboração de um estatuto para as licitações
-- 5.7. A ênfase no problema da fragilidade do arcabouço jurídico-legal
-- 5.8. Elaborando o estatuto das licitações
-- 5.9. A prevalência da sistematização e uniformização normativa
-- 5.10. A questão das fundações
-- 5.11. Constituinte, crise do Cruzado e reorganização do governo,
-- 5.12. Conclusões
-- Capítulo 6
-- Caso 4 - Um novo estatuto contra a corrupção e o direcionamento das licitações
-- 6.1. Introdução
-- 6.2. Crise econômica, escândalos e isolamento político
-- 6.3. O problema das contratações públicas
-- 6.4. Mobilizando empresários da construção civil
-- 6.5. Elaborando e aprovando um projeto dos empresários
-- 6.6. Desgaste do governo, paralisia administrativa e isolamento do Presidente
-- 6.7. Reabrindo a discussão no Senado: ampliando a interlocução
-- 6.8. Crise política e renúncia do Presidente
-- 6.9. O Substitutivo Simon
-- 6.10. Retornando à Câmara e articulando um segundo Substitutivo
-- 6.11. Disputas emergentes: a participação do TCU e das empresas de engenharia civil
-- 6.12. O Substitutivo Nory
-- 6.13. Articulando uma reversão dos resultados: a imposição de vetos na promulgação da Lei 8.666
-- 6.14. Lidando com a reação dos municípios: atenuando impactos da nova lei
-- 6.15. Estabilizando a economia
-- 6.16. Consolidando o texto da lei: a aprovação da Lei 8.883
-- 6.17. A questão da abrangência e do detalhismo do estatuto
-- 6.18. Conclusões
-- Capítulo 7
-- Caso 5 - A tentativa de criar um novo estatuto para a diferenciação de regras e procedimentos
-- 7.1. Introdução
-- 7.2. O governo e a agenda de reformas
-- 7.3. Formulando uma visão e propostas de reforma administrativa
-- 7.4. Construindo capacidade de formulação e articulação na área de compras
-- 7.5. Formulando propostas de reforma das compras e contratações
-- 7.5.1. Antecipando pequenos avanços
-- 7.5.2. Elaborando o anteprojeto da nova lei de contratações
-- 7.5.2.1. A primeira versão: “enxuta” e inovadora
-- 7.5.2.2. Retomando a elaboração em instância ampliada: aproximando o anteprojeto da Lei 8.666
-- 7.5.2.3. A consulta pública e o road show
-- 7.5.2.4. Optando por uma lei única
-- 7.6. Aprovando as reformas constitucionais
-- 7.7. Negociando no Congresso: descartando o anteprojeto
-- 7.8. Limitações do Anteprojeto
-- 7.9. Conclusões
-- Capítulo 8
-- Caso 6 - A criação de uma modalidade alternativa de compra: o pregão
-- 8.1. Introdução
-- 8.2. Organizando o governo num contexto de crise
-- 8.3. Absorvendo o MARE e disputando espaços da política de gestão
-- 8.4. Promovendo um rearranjo interno e unificando a agenda ministerial
-- 8.5. Criando um programa e redefinindo o problema: a inovação de procedimentos
-- 8.6. Retomando a revisão da legislação: prospectando inovações e formulando a proposta
-- 8.7. A novidade do pregão
-- 8.8. Tomando a decisão: criando o pregão por medida provisória
-- 8.9. Obtendo o apoio dos dirigentes de compras
-- 8.10. Retomando a formulação de propostas: o anteprojeto de lei geral de contratações
-- 8.11. Confrontando um projeto alternativo
-- 8.12. Tomando a decisão: “arquivando” o anteprojeto
-- 8.13. Disseminando o pregão
-- 8.14. Conclusões
-- Capítulo 9
-- Conclusões: analisando os casos de mudança da política de compras e contratações
-- 9.1. Introdução
-- 9.2. Emergência e dinâmica do tema
-- 9.3. Eventos no fluxo político
-- 9.4. Dinâmica da definição dos problemas
-- 9.5. Especificação de soluções, disputas e influências
-- 9.6. Oportunidades e acoplamento dos fluxos
-- 9.7. Aspectos identificados na trajetória e impactos da política
-- 9.8. Suposições corroboradas pela pesquisa
-- Bibliografia
-- Legislação e normas
-- Anexo - Entrevistas com fontes da pesquisa (Quadro)
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo A tese analisa as mudanças da política de compras e contratações da administração pública federal brasileira descrevendo de forma sistemática os seis casos nos quais as regras e procedimentos sofrem alteração substancial, na forma de leis gerais ou estatutos: a centralização das compras no período Vargas, em dois momentos decisivos (1931 e 1940); a revisão das regras de licitação pelo Decreto-lei n. 200, no contexto da reforma administrativa do governo Castello Branco; a edição de um estatuto das licitações (o Decreto-lei n 2.300) no governo Sarney; a aprovação no Legislativo de uma lei de licitações voltada para o combate à corrupção e ao direcionamento dos contratos públicos (Lei 8.666); a tentativa frustrada de uma nova lei alinhada com a reforma gerencial do primeiro governo Fernando Henrique Cardoso e a criação do pregão como nova modalidade de licitação, em 2000. A pesquisa focaliza o processo político de formulação dos problemas, especificação de soluções e tomada de decisão, com base no modelo de John Kingdon, desdobrando a análise em fluxos do processo político, dos problemas emergentes e das soluções, em cada contexto histórico específico. Os seis casos são descritos por meio de narrativas estruturadas e comparados a partir das categorias do modelo teórico para elucidar como se desenvolveu o processo de mudança, quais os atores relevantes, ideias, modelos e eventos políticos que explicam suas circunstâncias e resultado.
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 13883
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Compras Governamentais
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12001
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Política Fiscal
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12856
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Licitação
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 65414
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Pregão (Licitação pública)
Subdivisão geográfica (subd. geog.)
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 11957
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Reforma Administrativa
700 ## - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 26604
Nome pessoal RUEDIGER, Marco Aurélio
Termo de relação Orientador
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/7950/Ciro%20Fernandes.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202104
Identificação do catalogador Noély
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese

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Escola Nacional de Administração Pública

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  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
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