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Desempenho em processos de compras e contratações públicas : (Record no. 523218)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20210407185253.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 210407b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66648
Nome pessoal FENILI, Renato Ribeiro
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Desempenho em processos de compras e contratações públicas :
Subtítulo um estudo a partir da inovação e das práticas organizacionais /
Indicação de responsabilidade por Renato Ribeiro Fenili. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Brasília, DF :
Nome do editor, distribuidor, etc. UnB,
Data de publicação, distribuição, etc 2016.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 340 p. :
Detalhes físicos adicionais il. ; tabs. ; grafs.
500 ## - NOTA GERAL
Notas gerais Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do
título de Doutor em Administração.
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título SUMÁRIO
-- 1. INTRODUÇÃO
-- 1.1 Relevância da Pesquisa
-- 1.2 Arquitetura da Pesquisa
-- PARTE I - MARCO TEÓRICO
-- CAPÍTULO 1 - DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO
-- 1. Introdução
-- 2. A problemática do estudo do desempenho organizacional
-- 3. Níveis de análise no estudo do desempenho em organizações
-- 4. A relação entre cultura e desempenho
-- 5. Desempenho em Organizações Públicas
-- 5.1 Cultura e desempenho no setor público
-- 6. Dimensões de Desempenho do Processo de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços pelo Setor Público
-- 7. Considerações Finais do Capítulo
-- 8. Quadro Resumo do Capítulo
-- CAPÍTULO 2 - CULTURA ORGANIZACIONAL: CONCEITOS, ABORDAGENS, E CONFORMAÇÕES NO CONTEXTO PÚBLICO BRASILEIRO
-- 1. Introdução
-- 2. O conceito de cultura
-- 3. Abordagens culturais em estudos organizacionais
-- 3.1 As abordagens de Hofstede e D'Iribarne
-- 4. A cultura nacional brasileira e a cultura do setor público brasileiro na conformação das práticas organizacionais
-- 4.1 Traços da cultura brasileira para a análise organizacional
-- 4.2 Traços da cultura do setor público brasileiro para a análise organizacional
-- 5. Quadro Resumo do Capítulo
-- CAPÍTULO 3 - O ESTUDO DA CULTURA ORGANIZACIONAL POR MEIO DAS PRÁTICAS: UMA PROPOSTA À LUZ DO LEGADO DE BOURDIEU
-- 1. Introdução
-- 2. A Teoria da Ação Prática de Bourdieu
-- 2.1 O conceito de habitus
-- 2.2 O conceito de campo
-- 2.3 O conceito de capital
-- 2.4 A teoria da ação prática
-- 3. O Uso do Quadro Teórico de Bourdieu nos Estudos Organizacionais
-- 4. Discussão e Considerações Finais do Capítulo
-- 5. Quadro Resumo do Capítulo
-- CAPÍTULO 4 - INOVAÇÃO EM SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO: APLICAÇÃO DO MODELO DE GALLOUJ E WEINSTEIN (1997) AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS
-- 1. Introdução
-- 2. O conceito de inovação
-- 3. Tipos de inovação
-- 3.1 Classificação em múltiplos tipos
-- 3.2 Classificação em múltiplas camadas
-- 3.3 Classificação quanto à força da inovação
-- 3.4 Classificação de acordo como o ciclo de vida de maturidade da tecnologia
-- 4. Inovação em serviços
-- 4.1 O conceito de serviço
-- 4.2 Abordagens sobre inovação em serviços
-- 4.2.1 Abordagem tecnicista
-- 4.2.2 Abordagem baseada em serviços
-- 4.2.3 Abordagem integradora
-- 5. Inovação no setor público
-- 5.1 Licitações públicas e inovação
-- 6. Considerações Finais do Capítulo
-- 7. Quadro Resumo do Capítulo
-- CAPÍTULO 5 - MODELO CONCEITUAL E HIPÓTESES DE PESQUISA
-- 1. Introdução
-- 2. Posicionamento epistemológico da pesquisa
-- 3. Escolha dos métodos de investigação
-- 4. A escolha pela Câmara dos Deputados
-- 5. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem qualitativa
-- 5.1 Coleta de dados
-- 5.2 Análise de dados
-- 6. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem quantitativa
-- 6.1 Coleta de dados
-- 6.2 Análise de dados
-- 6.2.1 Apresentação da amostra, análise de dados ausentes e de outliers
-- 6.2.2 Considerações sobre normalidade e a linearidade dos dados
-- 6.2.3 Análise descritiva dos respondentes
-- 6.2.4 Análise descritiva dos itens componentes das dimensões das práticas, inovação e desempenho processual
-- 6.2.5 Análise fatorial no cômputo dos scores dos indicadores
-- 6.2.6 Aplicação do modelo de equações estruturais ao conjunto de dados
-- 6.2.7 Testes dos efeitos de mediação e moderação da inovação sobre a relação entre práticas e desempenho processual
-- 6.2.7.1 Análise do efeito mediador da inovação
-- 6.2.7.2 Análise do efeito moderador da inovação
-- 6.2.8 Análise da percepção sobre construtos, em função das variáveis sociodemográficas e funcionais
-- CAPÍTULO 7 - ESTUDO QUALITATIVO: RESULTADOS E ANÁLISE
-- 1. Introdução
-- 2. O processo de compras e contratações públicas no Brasil e suas especificidades na Câmara dos Deputados
-- 2.1 Características dos processo de compras e contratações na Câmara dos Deputados
-- 3. Análise das práticas de gestão e do desempenho e inovação processual percebidos
-- 3.1 O desempenho processual percebido
-- 3.2 A inovação processual percebida
-- 3.3 Análise das práticas de gestão
-- 3.3.1 Senso de dever
-- 3.3.2 Relações
-- 3.3.3 Definição de responsabilidades
-- 3.3.4 Regulação
-- 3.3.5 Recompensas e punições
-- 3.3.6 Qualidade da cooperação
-- 3.3.7 Percepção de controle
-- CAPÍTULO 8 - ESTUDO QUANTITATIVO: RESULTADOS E ANÁLISE
-- 1. Introdução
-- 2. Apresentação da amostra, análise de dados ausentes e de outliers
-- 3. Normalidade e lineariedade dos dados
-- 4. Análise descritiva dos respondentes
-- 5. Análise descritiva dos itens componentes das dimensões dos construtos práticas, inovação e desempenho
-- 5.1 Análise descritiva das práticas organizacionais
-- 5.1.1 Senso de dever
-- 5.1.2 Relações de autoridade
-- 5.1.3 Definição de responsabilidades
-- 5.1.4 Regulação
-- 5.1.5 Recompensas e punições
-- 5.1.6 Qualidade de cooperação
-- 5.1.7 Percepção de controle
-- 5.2 Análise descritiva da inovação processual
-- 5.2.1 Características técnicas materiais e imateriais
-- 5.2.2 Competência do cliente
-- 5.2.3 Competência direta do prestador
-- 5.2.4 Característica do serviço
-- 5.3 Análise descritiva do desempenho processual
-- 5.3.1 Celeridade
-- 5.3.2 Preço econômico
-- 5.3.3 Qualidade
-- 5.3.4 Sustentabilidade
-- 5.3.5 Transparência
-- 6. Análise fatorial no cômputo dos scores dos indicadores de práticas, inovação e desempenho
-- 7. Aplicação modelagem de equações estruturais ao conjunto de dados
-- 7.1 Relações casuais do modelo de pesquisa
-- 7.1.1 Análise do primeiro modelo de medida
-- 7.1.2 Análise do primeiro modelo estrutural
-- 7.2 Relações das dimensões das práticas organizacionais sobre o desempenho processual (segunda modelo)
-- 7.2.1 Análise do segundo modelo de medida
-- 7.2.2 Análise do segundo modelo estrutural
-- 7.3 Relações das dimensões das práticas organizacionais sobre a inovação processual (terceiro modelo)
-- 7.3.1 Análise do terceiro modelo de medida
-- 7.3.2 Análise do terceiro modelo estrutural
-- 7.4 Relações das dimensões da inovação sobre o desempenho processual (quarto modelo)
-- 7.4.1 Análise do quarto modelo de medida
-- 7.4.2 Análise do quarto modelo estrutural
-- 8. Testes dos efeitos de mediação e moderação da inovação sobre a relação entre práticas e desempenho processual
-- 8.1 Análise do efeito mediador da inovação
-- 8.2 Análise do efeito moderador da inovação
-- 9. Análise de percepção sobre as práticas, a inovação e o desempenho, em função das varáveis sociodemográficas e funcionais
-- 9.1 Percepção sobre as práticas, a inovação e desempenho, em função do(s) papel(eis) desempenho(s) pelos respondentes
-- 9.2 Percepção sobre as práticas, inovação e o desempenho, em função da idade, escolaridade e tempo de atuação no processo
-- CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA
-- 1. Cumprimento dos objetivos específicos
-- 2. Consolidação das perspectivas qualitativa e quantitativa sobre práticas, inovação e desempenho processual e seus aspectos relacionais
-- 2.1 A percepção sobre práticas organizacionais
-- 2.2 A percepção sobre o desempenho processual
-- 2.3 A percepção sobre a inovação processual
-- 2.4 A percepção sobre a relação entre práticas organizacionais e desempenho do processo de aquisições e contratações públicas
-- 2.5 A percepção sobre a relação entre práticas organizacionais e a inovação do processo de aquisições e contratações públicas
-- 2.6 A percepção sobre a relação entre a inovação e o desempenho do processo de aquisições e contratações públicas
-- 3. Contribuições da pesquisa
-- 4. Limitações da pesquisa
-- 5. Agenda de pesquisa
-- Referências
-- APÊNDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA
-- APÊNDICE B - QUESTIONÁRIOS
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo O objetivo geral desta tese foi identificar e analisar a relação das práticas de gestão e da inovação com o desempenho processual das compras e contratações públicas. O lócus adotado foi a Câmara dos Deputados, órgão do Poder Legislativo federal, detentor de destaque no cenário brasileiro das licitações, em decorrência do montante financeiro despendido e da variedade qualitativa dos objetos de seus certames. O marco teórico abordou os conceitos de desempenho, cultura, práticas organizacionais (manifestação da cultura) e inovação em serviços. O estudo das manifestações culturais baseou-se em D’Iribarne (1989) e o de inovação em serviço no modelo de Gallouj e Weinstein (1997). No método, a partir de abordagens qualitativa e quantitativa, foram realizadas entrevistas e empregadas escalas de medida de práticas, inovação e desempenho processual. A utilização dessas duas abordagens possibilitou explicações mais acuradas dos resultados das análises realizadas. Os modelos empíricos foram testados por intermédio de modelagens por equações estruturais, efetuadas mediante o software R (versão 3.2.2). Os resultados sugerem a influência direta e positiva das práticas sobre o desempenho processual; das práticas sobre a inovação processual e da inovação sobre o desempenho processual. Ao final, foram registradas as contribuições teóricas, metodológicas e gerenciais desta tese, bem como suas limitações e a proposição de uma agenda de pesquisa.
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 13883
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Compras Governamentais
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 17276
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Contratação Pública
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12856
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Licitação
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12884
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Inovação
700 ## - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 10225
Nome pessoal SOUZA,Eda Castro Lucas de
Termo de relação Orientadora
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI https://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/22451/1/2016_RenatoRibeiroFenili.pdf
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202104
Identificação do catalogador Noély
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material TCCP (Pós-Graduação)

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Escola Nacional de Administração Pública

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Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
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Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

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