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Desempenho em processos de compras e contratações públicas : um estudo a partir da inovação e das práticas organizacionais / por Renato Ribeiro Fenili. --

By: FENILI, Renato Ribeiro.
Contributor(s): SOUZA,Eda Castro Lucas de [Orientadora].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília, DF : UnB, 2016Description: 340 p. : il. ; tabs. ; grafs.Subject(s): Compras Governamentais | Contratação Pública | Licitação | InovaçãoOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Relevância da Pesquisa 1.2 Arquitetura da Pesquisa PARTE I - MARCO TEÓRICO CAPÍTULO 1 - DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO 1. Introdução 2. A problemática do estudo do desempenho organizacional 3. Níveis de análise no estudo do desempenho em organizações 4. A relação entre cultura e desempenho 5. Desempenho em Organizações Públicas 5.1 Cultura e desempenho no setor público 6. Dimensões de Desempenho do Processo de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços pelo Setor Público 7. Considerações Finais do Capítulo 8. Quadro Resumo do Capítulo CAPÍTULO 2 - CULTURA ORGANIZACIONAL: CONCEITOS, ABORDAGENS, E CONFORMAÇÕES NO CONTEXTO PÚBLICO BRASILEIRO 1. Introdução 2. O conceito de cultura 3. Abordagens culturais em estudos organizacionais 3.1 As abordagens de Hofstede e D'Iribarne 4. A cultura nacional brasileira e a cultura do setor público brasileiro na conformação das práticas organizacionais 4.1 Traços da cultura brasileira para a análise organizacional 4.2 Traços da cultura do setor público brasileiro para a análise organizacional 5. Quadro Resumo do Capítulo CAPÍTULO 3 - O ESTUDO DA CULTURA ORGANIZACIONAL POR MEIO DAS PRÁTICAS: UMA PROPOSTA À LUZ DO LEGADO DE BOURDIEU 1. Introdução 2. A Teoria da Ação Prática de Bourdieu 2.1 O conceito de habitus 2.2 O conceito de campo 2.3 O conceito de capital 2.4 A teoria da ação prática 3. O Uso do Quadro Teórico de Bourdieu nos Estudos Organizacionais 4. Discussão e Considerações Finais do Capítulo 5. Quadro Resumo do Capítulo CAPÍTULO 4 - INOVAÇÃO EM SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO: APLICAÇÃO DO MODELO DE GALLOUJ E WEINSTEIN (1997) AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS 1. Introdução 2. O conceito de inovação 3. Tipos de inovação 3.1 Classificação em múltiplos tipos 3.2 Classificação em múltiplas camadas 3.3 Classificação quanto à força da inovação 3.4 Classificação de acordo como o ciclo de vida de maturidade da tecnologia 4. Inovação em serviços 4.1 O conceito de serviço 4.2 Abordagens sobre inovação em serviços 4.2.1 Abordagem tecnicista 4.2.2 Abordagem baseada em serviços 4.2.3 Abordagem integradora 5. Inovação no setor público 5.1 Licitações públicas e inovação 6. Considerações Finais do Capítulo 7. Quadro Resumo do Capítulo CAPÍTULO 5 - MODELO CONCEITUAL E HIPÓTESES DE PESQUISA 1. Introdução 2. Posicionamento epistemológico da pesquisa 3. Escolha dos métodos de investigação 4. A escolha pela Câmara dos Deputados 5. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem qualitativa 5.1 Coleta de dados 5.2 Análise de dados 6. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem quantitativa 6.1 Coleta de dados 6.2 Análise de dados 6.2.1 Apresentação da amostra, análise de dados ausentes e de outliers 6.2.2 Considerações sobre normalidade e a linearidade dos dados 6.2.3 Análise descritiva dos respondentes 6.2.4 Análise descritiva dos itens componentes das dimensões das práticas, inovação e desempenho processual 6.2.5 Análise fatorial no cômputo dos scores dos indicadores 6.2.6 Aplicação do modelo de equações estruturais ao conjunto de dados 6.2.7 Testes dos efeitos de mediação e moderação da inovação sobre a relação entre práticas e desempenho processual 6.2.7.1 Análise do efeito mediador da inovação 6.2.7.2 Análise do efeito moderador da inovação 6.2.8 Análise da percepção sobre construtos, em função das variáveis sociodemográficas e funcionais CAPÍTULO 7 - ESTUDO QUALITATIVO: RESULTADOS E ANÁLISE 1. Introdução 2. O processo de compras e contratações públicas no Brasil e suas especificidades na Câmara dos Deputados 2.1 Características dos processo de compras e contratações na Câmara dos Deputados 3. Análise das práticas de gestão e do desempenho e inovação processual percebidos 3.1 O desempenho processual percebido 3.2 A inovação processual percebida 3.3 Análise das práticas de gestão 3.3.1 Senso de dever 3.3.2 Relações 3.3.3 Definição de responsabilidades 3.3.4 Regulação 3.3.5 Recompensas e punições 3.3.6 Qualidade da cooperação 3.3.7 Percepção de controle CAPÍTULO 8 - ESTUDO QUANTITATIVO: RESULTADOS E ANÁLISE 1. Introdução 2. Apresentação da amostra, análise de dados ausentes e de outliers 3. Normalidade e lineariedade dos dados 4. Análise descritiva dos respondentes 5. Análise descritiva dos itens componentes das dimensões dos construtos práticas, inovação e desempenho 5.1 Análise descritiva das práticas organizacionais 5.1.1 Senso de dever 5.1.2 Relações de autoridade 5.1.3 Definição de responsabilidades 5.1.4 Regulação 5.1.5 Recompensas e punições 5.1.6 Qualidade de cooperação 5.1.7 Percepção de controle 5.2 Análise descritiva da inovação processual 5.2.1 Características técnicas materiais e imateriais 5.2.2 Competência do cliente 5.2.3 Competência direta do prestador 5.2.4 Característica do serviço 5.3 Análise descritiva do desempenho processual 5.3.1 Celeridade 5.3.2 Preço econômico 5.3.3 Qualidade 5.3.4 Sustentabilidade 5.3.5 Transparência 6. Análise fatorial no cômputo dos scores dos indicadores de práticas, inovação e desempenho 7. Aplicação modelagem de equações estruturais ao conjunto de dados 7.1 Relações casuais do modelo de pesquisa 7.1.1 Análise do primeiro modelo de medida 7.1.2 Análise do primeiro modelo estrutural 7.2 Relações das dimensões das práticas organizacionais sobre o desempenho processual (segunda modelo) 7.2.1 Análise do segundo modelo de medida 7.2.2 Análise do segundo modelo estrutural 7.3 Relações das dimensões das práticas organizacionais sobre a inovação processual (terceiro modelo) 7.3.1 Análise do terceiro modelo de medida 7.3.2 Análise do terceiro modelo estrutural 7.4 Relações das dimensões da inovação sobre o desempenho processual (quarto modelo) 7.4.1 Análise do quarto modelo de medida 7.4.2 Análise do quarto modelo estrutural 8. Testes dos efeitos de mediação e moderação da inovação sobre a relação entre práticas e desempenho processual 8.1 Análise do efeito mediador da inovação 8.2 Análise do efeito moderador da inovação 9. Análise de percepção sobre as práticas, a inovação e o desempenho, em função das varáveis sociodemográficas e funcionais 9.1 Percepção sobre as práticas, a inovação e desempenho, em função do(s) papel(eis) desempenho(s) pelos respondentes 9.2 Percepção sobre as práticas, inovação e o desempenho, em função da idade, escolaridade e tempo de atuação no processo CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA 1. Cumprimento dos objetivos específicos 2. Consolidação das perspectivas qualitativa e quantitativa sobre práticas, inovação e desempenho processual e seus aspectos relacionais 2.1 A percepção sobre práticas organizacionais 2.2 A percepção sobre o desempenho processual 2.3 A percepção sobre a inovação processual 2.4 A percepção sobre a relação entre práticas organizacionais e desempenho do processo de aquisições e contratações públicas 2.5 A percepção sobre a relação entre práticas organizacionais e a inovação do processo de aquisições e contratações públicas 2.6 A percepção sobre a relação entre a inovação e o desempenho do processo de aquisições e contratações públicas 3. Contribuições da pesquisa 4. Limitações da pesquisa 5. Agenda de pesquisa Referências APÊNDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA APÊNDICE B - QUESTIONÁRIOS
Summary: O objetivo geral desta tese foi identificar e analisar a relação das práticas de gestão e da inovação com o desempenho processual das compras e contratações públicas. O lócus adotado foi a Câmara dos Deputados, órgão do Poder Legislativo federal, detentor de destaque no cenário brasileiro das licitações, em decorrência do montante financeiro despendido e da variedade qualitativa dos objetos de seus certames. O marco teórico abordou os conceitos de desempenho, cultura, práticas organizacionais (manifestação da cultura) e inovação em serviços. O estudo das manifestações culturais baseou-se em D’Iribarne (1989) e o de inovação em serviço no modelo de Gallouj e Weinstein (1997). No método, a partir de abordagens qualitativa e quantitativa, foram realizadas entrevistas e empregadas escalas de medida de práticas, inovação e desempenho processual. A utilização dessas duas abordagens possibilitou explicações mais acuradas dos resultados das análises realizadas. Os modelos empíricos foram testados por intermédio de modelagens por equações estruturais, efetuadas mediante o software R (versão 3.2.2). Os resultados sugerem a influência direta e positiva das práticas sobre o desempenho processual; das práticas sobre a inovação processual e da inovação sobre o desempenho processual. Ao final, foram registradas as contribuições teóricas, metodológicas e gerenciais desta tese, bem como suas limitações e a proposição de uma agenda de pesquisa.
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Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do
título de Doutor em Administração.

Inclui bibliografia.

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Relevância da Pesquisa 1.2 Arquitetura da Pesquisa PARTE I - MARCO TEÓRICO CAPÍTULO 1 - DESEMPENHO ORGANIZACIONAL E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO 1. Introdução 2. A problemática do estudo do desempenho organizacional 3. Níveis de análise no estudo do desempenho em organizações 4. A relação entre cultura e desempenho 5. Desempenho em Organizações Públicas 5.1 Cultura e desempenho no setor público 6. Dimensões de Desempenho do Processo de Aquisição de Bens e Contratação de Serviços pelo Setor Público 7. Considerações Finais do Capítulo 8. Quadro Resumo do Capítulo CAPÍTULO 2 - CULTURA ORGANIZACIONAL: CONCEITOS, ABORDAGENS, E CONFORMAÇÕES NO CONTEXTO PÚBLICO BRASILEIRO 1. Introdução 2. O conceito de cultura 3. Abordagens culturais em estudos organizacionais 3.1 As abordagens de Hofstede e D'Iribarne 4. A cultura nacional brasileira e a cultura do setor público brasileiro na conformação das práticas organizacionais 4.1 Traços da cultura brasileira para a análise organizacional 4.2 Traços da cultura do setor público brasileiro para a análise organizacional 5. Quadro Resumo do Capítulo CAPÍTULO 3 - O ESTUDO DA CULTURA ORGANIZACIONAL POR MEIO DAS PRÁTICAS: UMA PROPOSTA À LUZ DO LEGADO DE BOURDIEU 1. Introdução 2. A Teoria da Ação Prática de Bourdieu 2.1 O conceito de habitus 2.2 O conceito de campo 2.3 O conceito de capital 2.4 A teoria da ação prática 3. O Uso do Quadro Teórico de Bourdieu nos Estudos Organizacionais 4. Discussão e Considerações Finais do Capítulo 5. Quadro Resumo do Capítulo CAPÍTULO 4 - INOVAÇÃO EM SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO: APLICAÇÃO DO MODELO DE GALLOUJ E WEINSTEIN (1997) AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS 1. Introdução 2. O conceito de inovação 3. Tipos de inovação 3.1 Classificação em múltiplos tipos 3.2 Classificação em múltiplas camadas 3.3 Classificação quanto à força da inovação 3.4 Classificação de acordo como o ciclo de vida de maturidade da tecnologia 4. Inovação em serviços 4.1 O conceito de serviço 4.2 Abordagens sobre inovação em serviços 4.2.1 Abordagem tecnicista 4.2.2 Abordagem baseada em serviços 4.2.3 Abordagem integradora 5. Inovação no setor público 5.1 Licitações públicas e inovação 6. Considerações Finais do Capítulo 7. Quadro Resumo do Capítulo CAPÍTULO 5 - MODELO CONCEITUAL E HIPÓTESES DE PESQUISA 1. Introdução 2. Posicionamento epistemológico da pesquisa 3. Escolha dos métodos de investigação 4. A escolha pela Câmara dos Deputados 5. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem qualitativa 5.1 Coleta de dados 5.2 Análise de dados 6. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem quantitativa 6.1 Coleta de dados 6.2 Análise de dados 6.2.1 Apresentação da amostra, análise de dados ausentes e de outliers 6.2.2 Considerações sobre normalidade e a linearidade dos dados 6.2.3 Análise descritiva dos respondentes 6.2.4 Análise descritiva dos itens componentes das dimensões das práticas, inovação e desempenho processual 6.2.5 Análise fatorial no cômputo dos scores dos indicadores 6.2.6 Aplicação do modelo de equações estruturais ao conjunto de dados 6.2.7 Testes dos efeitos de mediação e moderação da inovação sobre a relação entre práticas e desempenho processual 6.2.7.1 Análise do efeito mediador da inovação 6.2.7.2 Análise do efeito moderador da inovação 6.2.8 Análise da percepção sobre construtos, em função das variáveis sociodemográficas e funcionais CAPÍTULO 7 - ESTUDO QUALITATIVO: RESULTADOS E ANÁLISE 1. Introdução 2. O processo de compras e contratações públicas no Brasil e suas especificidades na Câmara dos Deputados 2.1 Características dos processo de compras e contratações na Câmara dos Deputados 3. Análise das práticas de gestão e do desempenho e inovação processual percebidos 3.1 O desempenho processual percebido 3.2 A inovação processual percebida 3.3 Análise das práticas de gestão 3.3.1 Senso de dever 3.3.2 Relações 3.3.3 Definição de responsabilidades 3.3.4 Regulação 3.3.5 Recompensas e punições 3.3.6 Qualidade da cooperação 3.3.7 Percepção de controle CAPÍTULO 8 - ESTUDO QUANTITATIVO: RESULTADOS E ANÁLISE 1. Introdução 2. Apresentação da amostra, análise de dados ausentes e de outliers 3. Normalidade e lineariedade dos dados 4. Análise descritiva dos respondentes 5. Análise descritiva dos itens componentes das dimensões dos construtos práticas, inovação e desempenho 5.1 Análise descritiva das práticas organizacionais 5.1.1 Senso de dever 5.1.2 Relações de autoridade 5.1.3 Definição de responsabilidades 5.1.4 Regulação 5.1.5 Recompensas e punições 5.1.6 Qualidade de cooperação 5.1.7 Percepção de controle 5.2 Análise descritiva da inovação processual 5.2.1 Características técnicas materiais e imateriais 5.2.2 Competência do cliente 5.2.3 Competência direta do prestador 5.2.4 Característica do serviço 5.3 Análise descritiva do desempenho processual 5.3.1 Celeridade 5.3.2 Preço econômico 5.3.3 Qualidade 5.3.4 Sustentabilidade 5.3.5 Transparência 6. Análise fatorial no cômputo dos scores dos indicadores de práticas, inovação e desempenho 7. Aplicação modelagem de equações estruturais ao conjunto de dados 7.1 Relações casuais do modelo de pesquisa 7.1.1 Análise do primeiro modelo de medida 7.1.2 Análise do primeiro modelo estrutural 7.2 Relações das dimensões das práticas organizacionais sobre o desempenho processual (segunda modelo) 7.2.1 Análise do segundo modelo de medida 7.2.2 Análise do segundo modelo estrutural 7.3 Relações das dimensões das práticas organizacionais sobre a inovação processual (terceiro modelo) 7.3.1 Análise do terceiro modelo de medida 7.3.2 Análise do terceiro modelo estrutural 7.4 Relações das dimensões da inovação sobre o desempenho processual (quarto modelo) 7.4.1 Análise do quarto modelo de medida 7.4.2 Análise do quarto modelo estrutural 8. Testes dos efeitos de mediação e moderação da inovação sobre a relação entre práticas e desempenho processual 8.1 Análise do efeito mediador da inovação 8.2 Análise do efeito moderador da inovação 9. Análise de percepção sobre as práticas, a inovação e o desempenho, em função das varáveis sociodemográficas e funcionais 9.1 Percepção sobre as práticas, a inovação e desempenho, em função do(s) papel(eis) desempenho(s) pelos respondentes 9.2 Percepção sobre as práticas, inovação e o desempenho, em função da idade, escolaridade e tempo de atuação no processo CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA 1. Cumprimento dos objetivos específicos 2. Consolidação das perspectivas qualitativa e quantitativa sobre práticas, inovação e desempenho processual e seus aspectos relacionais 2.1 A percepção sobre práticas organizacionais 2.2 A percepção sobre o desempenho processual 2.3 A percepção sobre a inovação processual 2.4 A percepção sobre a relação entre práticas organizacionais e desempenho do processo de aquisições e contratações públicas 2.5 A percepção sobre a relação entre práticas organizacionais e a inovação do processo de aquisições e contratações públicas 2.6 A percepção sobre a relação entre a inovação e o desempenho do processo de aquisições e contratações públicas 3. Contribuições da pesquisa 4. Limitações da pesquisa 5. Agenda de pesquisa Referências APÊNDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA APÊNDICE B - QUESTIONÁRIOS

O objetivo geral desta tese foi identificar e analisar a relação das práticas de gestão e da inovação com o desempenho processual das compras e contratações públicas. O lócus adotado foi a Câmara dos Deputados, órgão do Poder Legislativo federal, detentor de destaque no cenário brasileiro das licitações, em decorrência do montante financeiro despendido e da variedade qualitativa dos objetos de seus certames. O marco teórico abordou os conceitos de desempenho, cultura, práticas organizacionais (manifestação da cultura) e inovação em serviços. O estudo das manifestações culturais baseou-se em D’Iribarne (1989) e o de inovação em serviço no modelo de Gallouj e Weinstein (1997). No método, a partir de abordagens qualitativa e quantitativa, foram realizadas entrevistas e empregadas escalas de medida de práticas, inovação e desempenho processual. A utilização dessas duas abordagens possibilitou explicações mais acuradas dos resultados das análises realizadas. Os modelos empíricos foram testados por intermédio de modelagens por equações estruturais, efetuadas mediante o software R (versão 3.2.2). Os resultados sugerem a influência direta e positiva das práticas sobre o desempenho processual; das práticas sobre a inovação processual e da inovação sobre o desempenho processual. Ao final, foram registradas as contribuições teóricas, metodológicas e gerenciais desta tese, bem como suas limitações e a proposição de uma agenda de pesquisa.

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