<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 523435

Estado-avaliador e a reforma do Ensino Médio no Brasil : (Record no. 523435)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20210820165447.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 210820b xxu||||| |||| 00| 0 por d
022 ## - ISSN - INTERNATIONAL STANDARD SERIAL NUMBER
Número do ISSN 00349240
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrEnap
Idioma da catalogação pt-br
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
Nome pessoal Marcelino, Fabiana Teixeira
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Estado-avaliador e a reforma do Ensino Médio no Brasil :
Subtítulo influências e confluências /
Indicação de responsabilidade por Fabiana Teixeira Marcelino... [et al.]. --
246 ## - FORMAS VARIANTES DO TÍTULO
Título principal Estado Evaluador y la reforma de la Enseñanza Secundaria em Brasil :
Subtítulo influencias y confluencias. --
246 ## - FORMAS VARIANTES DO TÍTULO
Título principal State-evaluator the High school reform Secondary Education in Brazil :
Subtítulo confluences e influences. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Brasília, DF :
Nome do editor, distribuidor, etc. Enap,
Data de publicação, distribuição, etc 2019.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão p. 103-124
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia.
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Informações adicionais Resumo em português.
Nota de conteúdo Desde os anos 1990, vários Estados, independentemente de suas orientações político-ideológicas, têm participado ou interferido ativamente na construção de um sistema de indicadores de avaliação comparada internacionalmente e em larga escala. Esse tem como principais consequências a legitimação de discursos e a aquisição de uma certa imunidade ou indiferença às realidades e especificidades nacionais quando da formulação e implementação de políticas públicas. Este trabalho tem como objetivo analisar as influências e confluências da reforma do Ensino Médio, pela Lei Federal nº 13.415/2017, no contexto do Estado-avaliador no Brasil, adotando-se procedimentos teórico-metodológicos como revisão bibliográfica e documental, análise de instrumentos de avaliação da Educação Básica, tendo em destaque o Ensino Médio (o Ideb e o Enem), além da Medida Provisória nº 746/2016. Concluímos que a reforma vem para destacar a meritocracia na educação brasileira, acentuando o elemento de competitividade característico da ideologia neoliberal, confluindo para uma educação que reforça as desigualdades sociais no país.
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Informações adicionais Resumo em espanhol.
Nota de conteúdo Desde los años 1990, varios Estados independientemente de sus orientaciones político- ideológicas han participado o interferido activamente en la construcción de un sistema de indicadores de evaluación comparada internacionalmente ya gran escala. Este tiene como principales consecuencias la legitimación de discursos y la adquisición de una cierta inmunidad o indiferencia a las realidades y especificidades nacionales en la formulación e implementación de políticas públicas. Este trabajo tiene como objetivo analizar las influencias y confluencias de la reforma de la enseñanza media por la Ley Federal nº 13.415/2017, en el contexto del Estado-Evaluador - en Brasil, adoptando procedimientos teórico-metodológicos como revisión bibliográfica y documental, análisis de instrumentos de análisis la evaluación de la Educación Básica, teniendo en destaque la Enseñanza Media (el Ideb y el Enem), además de la Medida Provisional nº 746/2016. Concluimos que la Reforma viene para destacar la meritocracia en la educación brasileña, acentuando el elemento competitividad característico de la ideología neoliberal, confluyendo hacia una educación que refuerza las desigualdades sociales en el país.
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Informações adicionais Resumo em inglês.
Nota de conteúdo Since the 1990s, several states regardless of their political-ideological orientations have participated or actively interfered in building a system of internationally and on a large scale comparative assessment indicators. This has as main consequences the legitimacy of speeches and the acquisition of a certain immunity or indifference to national realities and specificities when formulating and implementing public policies. This study aims to analyze the influences and confluences of the high school reform by Federal Law nº 13.415/2017, in the context of the State-Evaluator - in Brazil, adopting theoretical and methodological procedures as bibliographical and documentary review, analysis of instruments of evaluation of Basic Education, with emphasis on Secondary Education (Ideb and Enem), in addition to Provisional Measure nº 746/2016. We conclude that the Reformation comes to highlight meritocracy in Brazilian education, accentuating the element of competitiveness characteristic of neoliberal ideology, converging to an education that reinforces social inequalities in the country.
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 13179
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Política Educacional
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12874
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Avaliação de Políticas Públicas
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 49607
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Ensino Médio
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12660
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Desigualdade Social
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 13533
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Meritocracia
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66971
Nome pessoal Santos, Shilton Roque dos
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66972
Nome pessoal Azevedo, Márcio Adriano de
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 66973
Nome pessoal Silva, Lenina Lopes Soares
773 ## - ENTRADA ANALÍTICA
Título do periódico Revista do Serviço Público - RSP
Partes relacionados (datas, número, volume) v. 70, n. 1, p. 125-156, jan. 2019.
Número de controle do registro 00349240
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5389
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202108
Identificação do catalogador Noély
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Periódico

No items available.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha