<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Estado-avaliador e a reforma do Ensino Médio no Brasil :
Normal view MARC view ISBD view

Estado-avaliador e a reforma do Ensino Médio no Brasil : influências e confluências / por Fabiana Teixeira Marcelino... [et al.]. --

By: Marcelino, Fabiana Teixeira.
Contributor(s): Santos, Shilton Roque dos | Azevedo, Márcio Adriano de | Silva, Lenina Lopes Soares.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília, DF : Enap, 2019Description: p. 103-124.ISSN: 00349240.Other title: Estado Evaluador y la reforma de la Enseñanza Secundaria em Brasil : influencias y confluencias. -- | State-evaluator the High school reform Secondary Education in Brazil : confluences e influences. --.Subject(s): Política Educacional | Avaliação de Políticas Públicas | Ensino Médio | Desigualdade Social | MeritocraciaOnline resources: Acesso ao PDF In: Revista do Serviço Público - RSP v. 70, n. 1, p. 125-156, jan. 2019.Summary: Desde os anos 1990, vários Estados, independentemente de suas orientações político-ideológicas, têm participado ou interferido ativamente na construção de um sistema de indicadores de avaliação comparada internacionalmente e em larga escala. Esse tem como principais consequências a legitimação de discursos e a aquisição de uma certa imunidade ou indiferença às realidades e especificidades nacionais quando da formulação e implementação de políticas públicas. Este trabalho tem como objetivo analisar as influências e confluências da reforma do Ensino Médio, pela Lei Federal nº 13.415/2017, no contexto do Estado-avaliador no Brasil, adotando-se procedimentos teórico-metodológicos como revisão bibliográfica e documental, análise de instrumentos de avaliação da Educação Básica, tendo em destaque o Ensino Médio (o Ideb e o Enem), além da Medida Provisória nº 746/2016. Concluímos que a reforma vem para destacar a meritocracia na educação brasileira, acentuando o elemento de competitividade característico da ideologia neoliberal, confluindo para uma educação que reforça as desigualdades sociais no país.Summary: Desde los años 1990, varios Estados independientemente de sus orientaciones político- ideológicas han participado o interferido activamente en la construcción de un sistema de indicadores de evaluación comparada internacionalmente ya gran escala. Este tiene como principales consecuencias la legitimación de discursos y la adquisición de una cierta inmunidad o indiferencia a las realidades y especificidades nacionales en la formulación e implementación de políticas públicas. Este trabajo tiene como objetivo analizar las influencias y confluencias de la reforma de la enseñanza media por la Ley Federal nº 13.415/2017, en el contexto del Estado-Evaluador - en Brasil, adoptando procedimientos teórico-metodológicos como revisión bibliográfica y documental, análisis de instrumentos de análisis la evaluación de la Educación Básica, teniendo en destaque la Enseñanza Media (el Ideb y el Enem), además de la Medida Provisional nº 746/2016. Concluimos que la Reforma viene para destacar la meritocracia en la educación brasileña, acentuando el elemento competitividad característico de la ideología neoliberal, confluyendo hacia una educación que refuerza las desigualdades sociales en el país.Summary: Since the 1990s, several states regardless of their political-ideological orientations have participated or actively interfered in building a system of internationally and on a large scale comparative assessment indicators. This has as main consequences the legitimacy of speeches and the acquisition of a certain immunity or indifference to national realities and specificities when formulating and implementing public policies. This study aims to analyze the influences and confluences of the high school reform by Federal Law nº 13.415/2017, in the context of the State-Evaluator - in Brazil, adopting theoretical and methodological procedures as bibliographical and documentary review, analysis of instruments of evaluation of Basic Education, with emphasis on Secondary Education (Ideb and Enem), in addition to Provisional Measure nº 746/2016. We conclude that the Reformation comes to highlight meritocracy in Brazilian education, accentuating the element of competitiveness characteristic of neoliberal ideology, converging to an education that reinforces social inequalities in the country.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Inclui bibliografia.

Resumo em português. Desde os anos 1990, vários Estados, independentemente de suas orientações político-ideológicas, têm participado ou interferido ativamente na construção de um sistema de indicadores de avaliação comparada internacionalmente e em larga escala. Esse tem como principais consequências a legitimação de discursos e a aquisição de uma certa imunidade ou indiferença às realidades e especificidades nacionais quando da formulação e implementação de políticas públicas. Este trabalho tem como objetivo analisar as influências e confluências da reforma do Ensino Médio, pela Lei Federal nº 13.415/2017, no contexto do Estado-avaliador no Brasil, adotando-se procedimentos teórico-metodológicos como revisão bibliográfica e documental, análise de instrumentos de avaliação da Educação Básica, tendo em destaque o Ensino Médio (o Ideb e o Enem), além da Medida Provisória nº 746/2016. Concluímos que a reforma vem para destacar a meritocracia na educação brasileira, acentuando o elemento de competitividade característico da ideologia neoliberal, confluindo para uma educação que reforça as desigualdades sociais no país.

Resumo em espanhol. Desde los años 1990, varios Estados independientemente de sus orientaciones político- ideológicas han participado o interferido activamente en la construcción de un sistema de indicadores de evaluación comparada internacionalmente ya gran escala. Este tiene como principales consecuencias la legitimación de discursos y la adquisición de una cierta inmunidad o indiferencia a las realidades y especificidades nacionales en la formulación e implementación de políticas públicas. Este trabajo tiene como objetivo analizar las influencias y confluencias de la reforma de la enseñanza media por la Ley Federal nº 13.415/2017, en el contexto del Estado-Evaluador - en Brasil, adoptando procedimientos teórico-metodológicos como revisión bibliográfica y documental, análisis de instrumentos de análisis la evaluación de la Educación Básica, teniendo en destaque la Enseñanza Media (el Ideb y el Enem), además de la Medida Provisional nº 746/2016. Concluimos que la Reforma viene para destacar la meritocracia en la educación brasileña, acentuando el elemento competitividad característico de la ideología neoliberal, confluyendo hacia una educación que refuerza las desigualdades sociales en el país.

Resumo em inglês. Since the 1990s, several states regardless of their political-ideological orientations have participated or actively interfered in building a system of internationally and on a large scale comparative assessment indicators. This has as main consequences the legitimacy of speeches and the acquisition of a certain immunity or indifference to national realities and specificities when formulating and implementing public policies. This study aims to analyze the influences and confluences of the high school reform by Federal Law nº 13.415/2017, in the context of the State-Evaluator - in Brazil, adopting theoretical and methodological procedures as bibliographical and documentary review, analysis of instruments of evaluation of Basic Education, with emphasis on Secondary Education (Ideb and Enem), in addition to Provisional Measure nº 746/2016. We conclude that the Reformation comes to highlight meritocracy in Brazilian education, accentuating the element of competitiveness characteristic of neoliberal ideology, converging to an education that reinforces social inequalities in the country.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha