000 -LÍDER |
Campo de controle fixo |
nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA |
Campo de controle |
BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO |
Campo de controle |
20211222191045.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO |
Campo fixo de controle |
211222b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
ISBN |
9788553131358 |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Agência catalogadora |
BR-BrENAP |
Idioma da catalogação |
Pt_BR |
041 ## - IDIOMA |
Idioma do texto |
por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO |
Número de Classificação |
371.3 |
Cutter |
F479m |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
9 (RLIN) |
3542 |
Nome pessoal |
Filatro, Andrea |
245 1# - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
Metodologias inov-ativas : |
Subtítulo |
na educação presencial, a distância e corporativa / |
Indicação de responsabilidade |
por Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti. -- |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) |
Lugar de publicação, distribuição, etc. |
São Paulo : |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Saraiva educação, |
Data de publicação, distribuição, etc |
2018. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
272 p. : |
Detalhes físicos adicionais |
il. color. |
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC |
Nota de bibliografia |
Inclui bibliografia. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO |
Título |
INTRODUÇÃO |
-- |
1 Metodologias ativas |
-- |
ESTUDO DE CASO Aprendizagem baseada em problemas e projeto na Univesp |
-- |
1.1 Competências do século XXI e metodologias ativas |
-- |
1.2 Abordagens teóricas que fundamenta a adoção de metodologias ativa |
-- |
1.2.1 Cognitivismo |
-- |
1.2.1.1 Aprendizagem significativa |
-- |
1.2.2 (Socio)construtivismo |
-- |
1.2.2.1 Teoria da Atividade (TA) |
-- |
1.2.2.2 Aprendizagem experiencial |
-- |
1.2.3 Conectivismo |
-- |
1.3 Articulações conceituais e princípios da metodologias ativas |
-- |
1.4 Abordagens ativas |
-- |
1.4.1 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) |
-- |
FAÇA FÁCIL Caso empático |
-- |
1.4.2 Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) |
-- |
1.4.3 Movimento maker |
-- |
1.4.4 Instrução por pares |
-- |
FAÇA FÁCIL Coaching reverso |
-- |
1.4.5 Alunos como designrs |
-- |
1.4.6 Design thinking |
-- |
FAÇA FÁCIL TD express |
-- |
Fechamento |
-- |
Referências |
-- |
2 Metodologias ágeis |
-- |
ESTUDO DE CADO Projeto OpenLearn, da UK Open University |
-- |
2.1 A mentalidade ágil na aprendizagem |
-- |
2.2 Explosão informacional e economia da atenção |
-- |
2.3 As novas gerações |
-- |
2.4 Aprendizagem profunda e de superfície |
-- |
2.5 Microaprendizagem |
-- |
FAÇA FÁCIL Minute paper |
-- |
FAÇA FÁCIL Pecha Kucha |
-- |
2.6 M-learning e u-learning |
-- |
2.7 Just-in-time learning |
-- |
FAÇA FÁCIL Discurso de elevador (Elevator pitch) |
-- |
Fechamento |
-- |
Referências |
-- |
3 Metodologias imersivas |
-- |
ESTUDO DE CASO Realidade aumentada nos livros didáticos das editoras Moderna/Richmond, FTD e Saraiva/SOMOS Educação |
-- |
3.1 Ambientes virtuais imersivos |
-- |
3.1.1 Realidade virtual (VR) |
-- |
3.1.2 Realidade aumentada (RA) |
-- |
3.1.3 Realidade e virtualidade |
-- |
3.1.4 Simulações de computador |
-- |
3.1.5 Jogos |
-- |
3.1.6 Gamificação |
-- |
FAÇA FÁCIL Gamificação estrutural |
-- |
FAÇA FÁCIL Gamificação de conteúdo |
-- |
3.2 Aprendizagem imersiva |
-- |
FAÇA FÁCIL Roleplaying (jogo de papéis) |
-- |
3.2.1 Avaliação da aprendizagem imersiva |
-- |
Fechamento |
-- |
Referências |
-- |
4 Metodologias analíticas |
-- |
ESTUDO DE CASO Analítica da aprendizagem na Khan Academy |
-- |
4.1 Explosão de dados |
-- |
FAÇA FÁCIL Diagnóstico coletivo |
-- |
4.2 Mineração de dados educacionais (Educational Data Mining – EDM) |
-- |
4.3 Learning Analytics (Analítica da aprendizagem |
-- |
4.4 Analítica Acadêmica ou Institucional (Academic/Institutional Analytics – AA/IA) |
-- |
4.5 Ciência dos dados educacionais |
-- |
FAÇA FÁCIL Extrato de participações |
-- |
4.6 Visualização de dados informações |
-- |
4.7 Aprendizagem adaptativa |
-- |
FAÇA FÁCIL Trilha de aprendizagem |
-- |
4.8 Inteligência Artificial (IA) |
-- |
4.9 Computação cognitiva |
-- |
4.10 Machine Learning (ML) |
-- |
Fechamento |
-- |
Referências |
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
11997 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Metodologia |
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
12704 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Educação |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
13142 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Ensino a Distância |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
12884 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Inovação |
700 ## - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL |
9 (RLIN) |
56867 |
Nome pessoal |
Cavalcanti, Carolina Costa |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) |
202112 |
Identificação do catalogador |
Noély |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO |
Tipo de material |
Livro |