000 -LÍDER |
Campo de controle fixo |
nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA |
Campo de controle |
BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO |
Campo de controle |
20220708100236.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO |
Campo fixo de controle |
220704b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Agência catalogadora |
BR-BrENAP |
Idioma da catalogação |
Pt_BR |
041 ## - IDIOMA |
Idioma do texto |
por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO |
Número de Classificação |
352.63 |
Cutter |
S729n |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
9 (RLIN) |
67538 |
Nome pessoal |
Souza, Ilan Bruno Guimarães de |
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
Negociação salarial dos servidores públicos federais : |
Subtítulo |
uma análise sob a ótica da economia política positiva / |
Indicação de responsabilidade |
por Ilan Bruno Guimarães de Souza. -- |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) |
Lugar de publicação, distribuição, etc. |
Brasília : |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Universidade de Brasília, |
Data de publicação, distribuição, etc |
2005. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
94 f. : |
Detalhes físicos adicionais |
il. |
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE |
Nota de dissertação ou tese |
Dissertação de Mestrado em Economia do Setor Público da Universidade de Brasília. |
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC |
Nota de bibliografia |
Inclui bibliografia. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO |
Título |
1 Introdução |
-- |
2 Revisão da Literatura de Barganha |
-- |
2.1 Aspectos Gerais do Processo de Barganha |
-- |
2.2 Aplicação do Processo de Negociação |
-- |
2.3 Outras Abordagens sobre Barganha |
-- |
3 Fundamentos Teóricos |
-- |
3.1 Conceitos Relevantes da Teoria dos Jogos |
-- |
3.1.1 A Forma Extensiva |
-- |
3.1.2 Estratégia |
-- |
3.1.3 Equilíbrio de Nash |
-- |
3.1.4 Indução Retroativa |
-- |
3.1.5 Equilíbrio Perfeito em Sub-Jogos |
-- |
3.1.6 Equilíbrio Bayesiano Perfeito |
-- |
3.2 Modelos de Economia Política |
-- |
3.2.1 Modelo de Finanças Públicas |
-- |
3.2.2 Modelo de Competição Eleitoral |
-- |
3.2.3 Modelo do Eleitor Mediano |
-- |
3.2.4 Modelo de Voto Probabilístico |
-- |
4 Negociação Salarial entre Governo Federal e Funcionários |
-- |
4.1 Negociação Salarial sob a Ótica Política |
-- |
4.2 Competição Eleitoral com Dois Grupos |
-- |
4.2.1 Política Preferida pelo Grupo de Não Servidores |
-- |
4.2.2 Política Preferida pelo Grupo de Funcionários Públicos |
-- |
4.2.3 Plataforma dos Candidatos |
-- |
4.3 Competição Eleitoral com Três Grupos |
-- |
4.3.1 Política Preferida pelo Grupo de Não Servidores |
-- |
4.3.2 Política Preferida pelo Grupo de Funcionários das Carreiras Típicas de Estado |
-- |
4.3.3 Política Preferida pelo Grupo dos Demais Servidores Públicos |
-- |
4.3.4 Plataformas de Equilíbrio dos Candidatos |
-- |
4.4 Considerações Sobre o Aumento Salarial |
-- |
5 Conclusão |
-- |
Referências |
-- |
Anexos |
-- |
Anexo A - Quantitativo de Servidores da União por Poder |
-- |
Anexo B - Participação Percentual de Servidores da União por Poder |
-- |
Anexo C - Quantitativo de Servidores das Carreiras da Administração Pública Federal |
-- |
Anexo D - Despesa Média com Servidores Federais da União por Poder, de 11 a 2004 |
-- |
Anexo E - Despesa Média com Servidores Federais da União por Poder |
-- |
Anexo F - Remuneração Média Total dos Servidores da União |
-- |
Anexo G - Estrutura Salarial das Carreiras da Administração Pública Federal |
-- |
Anexo H - Quantidade de Eleitores por Estados |
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC |
Nota de conteúdo |
Negociar é um verbo que cada vez mais é conjugado. Entender o processo de barganha é uma questão que está presente no dia-a-dia de pessoas, firmas, sindicatos e governo. Especificamente, como o governo se comporta em um processo de negociação salarial com seus funcionários é o problema que motivou a realização do presente trabalho. Utilizando-se os fundamentos da teoria dos jogos e de economia política, junto com uma revisão da literatura de barganha, buscou-se analisar o processo de negociação entre o governo federal brasileiro e seus funcionários no que tange ao aumento salarial. O que se percebe da realidade dos fatos é que o governo prefere conceder algum aumento aos funcionários, mas que ele tem interesse em negociar separado com cada categoria funcional, concedendo aumentos distintos. O modelo utilizado foi o de competição eleitoral, incluindo na função utilidade dos servidores o aumento salarial como uma parcela a mais de renda, sendo estudados três casos distintos. No primeiro, existem dois grupos, um formado por cidadãos que não são servidores e um outro formado pelos servidores públicos. O segundo caso analisa a situação em que os servidores são distribuídos em dois grupos distintos e recebem aumentos diferenciados. E, no terceiro, há dois grupos diferentes de servidores, mas o aumento é igual para ambos os grupos. A principal conclusão que se chega na análise dessas situações é que o governo ao querer maximizar sua probabilidade de vencer as eleições prefere negociar em separado com cada categoria funcional, concedendo aumentos diferenciados. |
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
11971 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Salário |
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
12264 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Servidor Público |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
13694 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Economia |
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL |
9 (RLIN) |
57038 |
Nome pessoal |
Bugarin, Maurício Soares |
Termo de relação |
orient. |
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO |
Identificador uniforme de recurso - URI |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/4961 |
Texto do link |
Acesso ao PDF |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) |
202207 |
Identificação do catalogador |
Vítor |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO |
Tipo de material |
Tese |