<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 523922

Negociação salarial dos servidores públicos federais : (Record no. 523922)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20220708100236.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 220704b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO
Número de Classificação 352.63
Cutter S729n
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 67538
Nome pessoal Souza, Ilan Bruno Guimarães de
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Negociação salarial dos servidores públicos federais :
Subtítulo uma análise sob a ótica da economia política positiva /
Indicação de responsabilidade por Ilan Bruno Guimarães de Souza. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Brasília :
Nome do editor, distribuidor, etc. Universidade de Brasília,
Data de publicação, distribuição, etc 2005.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 94 f. :
Detalhes físicos adicionais il.
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE
Nota de dissertação ou tese Dissertação de Mestrado em Economia do Setor Público da Universidade de Brasília.
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC
Nota de bibliografia Inclui bibliografia.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título 1 Introdução
-- 2 Revisão da Literatura de Barganha
-- 2.1 Aspectos Gerais do Processo de Barganha
-- 2.2 Aplicação do Processo de Negociação
-- 2.3 Outras Abordagens sobre Barganha
-- 3 Fundamentos Teóricos
-- 3.1 Conceitos Relevantes da Teoria dos Jogos
-- 3.1.1 A Forma Extensiva
-- 3.1.2 Estratégia
-- 3.1.3 Equilíbrio de Nash
-- 3.1.4 Indução Retroativa
-- 3.1.5 Equilíbrio Perfeito em Sub-Jogos
-- 3.1.6 Equilíbrio Bayesiano Perfeito
-- 3.2 Modelos de Economia Política
-- 3.2.1 Modelo de Finanças Públicas
-- 3.2.2 Modelo de Competição Eleitoral
-- 3.2.3 Modelo do Eleitor Mediano
-- 3.2.4 Modelo de Voto Probabilístico
-- 4 Negociação Salarial entre Governo Federal e Funcionários
-- 4.1 Negociação Salarial sob a Ótica Política
-- 4.2 Competição Eleitoral com Dois Grupos
-- 4.2.1 Política Preferida pelo Grupo de Não Servidores
-- 4.2.2 Política Preferida pelo Grupo de Funcionários Públicos
-- 4.2.3 Plataforma dos Candidatos
-- 4.3 Competição Eleitoral com Três Grupos
-- 4.3.1 Política Preferida pelo Grupo de Não Servidores
-- 4.3.2 Política Preferida pelo Grupo de Funcionários das Carreiras Típicas de Estado
-- 4.3.3 Política Preferida pelo Grupo dos Demais Servidores Públicos
-- 4.3.4 Plataformas de Equilíbrio dos Candidatos
-- 4.4 Considerações Sobre o Aumento Salarial
-- 5 Conclusão
-- Referências
-- Anexos
-- Anexo A - Quantitativo de Servidores da União por Poder
-- Anexo B - Participação Percentual de Servidores da União por Poder
-- Anexo C - Quantitativo de Servidores das Carreiras da Administração Pública Federal
-- Anexo D - Despesa Média com Servidores Federais da União por Poder, de 11 a 2004
-- Anexo E - Despesa Média com Servidores Federais da União por Poder
-- Anexo F - Remuneração Média Total dos Servidores da União
-- Anexo G - Estrutura Salarial das Carreiras da Administração Pública Federal
-- Anexo H - Quantidade de Eleitores por Estados
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo Negociar é um verbo que cada vez mais é conjugado. Entender o processo de barganha é uma questão que está presente no dia-a-dia de pessoas, firmas, sindicatos e governo. Especificamente, como o governo se comporta em um processo de negociação salarial com seus funcionários é o problema que motivou a realização do presente trabalho. Utilizando-se os fundamentos da teoria dos jogos e de economia política, junto com uma revisão da literatura de barganha, buscou-se analisar o processo de negociação entre o governo federal brasileiro e seus funcionários no que tange ao aumento salarial. O que se percebe da realidade dos fatos é que o governo prefere conceder algum aumento aos funcionários, mas que ele tem interesse em negociar separado com cada categoria funcional, concedendo aumentos distintos. O modelo utilizado foi o de competição eleitoral, incluindo na função utilidade dos servidores o aumento salarial como uma parcela a mais de renda, sendo estudados três casos distintos. No primeiro, existem dois grupos, um formado por cidadãos que não são servidores e um outro formado pelos servidores públicos. O segundo caso analisa a situação em que os servidores são distribuídos em dois grupos distintos e recebem aumentos diferenciados. E, no terceiro, há dois grupos diferentes de servidores, mas o aumento é igual para ambos os grupos. A principal conclusão que se chega na análise dessas situações é que o governo ao querer maximizar sua probabilidade de vencer as eleições prefere negociar em separado com cada categoria funcional, concedendo aumentos diferenciados.
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 11971
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Salário
650 ## - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 12264
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Servidor Público
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 13694
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Economia
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 57038
Nome pessoal Bugarin, Maurício Soares
Termo de relação orient.
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI https://repositorio.unb.br/handle/10482/4961
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202207
Identificação do catalogador Vítor
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese
Holdings
Status de empréstimo Perdido Fonte de classificação Status de danificação Não pode ser emprestado Código da coleção Localização permanente Localização atual Data de aquisição Fonte de aquisição Número de chamada Código de barras Date last seen Número de exemplar Preço efetivo a partir de Tipo de material
          Tese Biblioteca Graciliano Ramos Biblioteca Graciliano Ramos 2022-07-04 doação 352.63 S729n 2022-0255 2022-07-04 Ex. 1 2022-07-04 Tese

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha