000 -LÍDER |
Campo de controle fixo |
nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA |
Campo de controle |
BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO |
Campo de controle |
20220708155840.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO |
Campo fixo de controle |
220610b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Agência catalogadora |
BR-BrENAP |
Idioma da catalogação |
Pt_BR |
041 ## - IDIOMA |
Idioma do texto |
por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO |
Número de Classificação |
352.53 |
Cutter |
B238s |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
9 (RLIN) |
67548 |
Nome pessoal |
Barbosa, Christiane Maranhão de Oliveira |
245 10 - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
Simulação Monte Carlo aplicada à estimativa de risco de demanda dos contratos de concessões rodoviárias / |
Indicação de responsabilidade |
por Christiane Maranhão de Oliveira Barbosa. -- |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) |
Lugar de publicação, distribuição, etc. |
Brasília : |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Universidade de Brasília, |
Data de publicação, distribuição, etc |
2010. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
50 f. ; |
Detalhes físicos adicionais |
grafs. |
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE |
Nota de dissertação ou tese |
Dissertação de Mestrado em Economia do Setor Público da Universidade de Brasília. |
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC |
Nota de bibliografia |
Inclui bibliografia. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO |
Título |
1. Introdução |
-- |
2. Concessões de Exploração de Rodovias Federais |
-- |
2.1. Breve Histórico |
-- |
2.2. Características do Mercado de Concessões Rodoviárias e a Importância da Alocação de Riscos no Contrato |
-- |
2.2.1. Risco |
-- |
2.2.2. Característica do Mercado e a Importância do Contrato de Concessão Rodoviária |
-- |
2.2.3. A Disputa “pelo” Mercado e a Necessidade de Gestão de Risco |
-- |
3. Alocação, Precificação de Riscos e Decisão de Investimentos |
-- |
3.1. Alocação de Riscos nos Contratos de Concessões Rodoviárias |
-- |
3.2. Análise de Sensibilidade |
-- |
3.3. Simulação Monte Carlo |
-- |
3.3.1. Definição do Modelo |
-- |
4. Parâmetros e Distribuições Utilizados na Análise de Sensibilidade e na Simulação Monte Carlo |
-- |
4.1. Escolha do Tráfego como Variável de Incerteza na Análise de Sensibilidade dos Contratos de Concessões Rodoviárias Federais |
-- |
4.2. Valor Presente Líquido (VPL) como Parâmetro Representativo do Fluxo de Caixa |
-- |
4.3. Modelando a Incerteza |
-- |
5. Simulação Monte Carlo e Geração de Resultados |
-- |
5.1. Limitações da Simulação Monte Carlo aplicada à Estimativa de Risco de Demanda dos Contratos de Concessões Rodoviárias |
-- |
6. Conclusão |
-- |
7. Referências Bibliográficas |
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC |
Nota de conteúdo |
No Brasil foram realizadas, nos últimos anos, licitações para exploração de alguns trechos rodoviários federais com o objetivo de delegar à iniciativa privada a construção, adequação e manutenção mediante a cobrança de tarifa de pedágio. O presente estudo tem como objetivo analisar os contratos de concessões rodoviárias federais com enfoque nas questões concorrenciais e regulatórias exploradas pela Teoria dos Contratos e pela Teoria da Organização Industrial. Com ênfase na experiência brasileira de concessões rodoviárias, identificam-se os principais critérios de alocação e mitigação de risco presentes nos editais que influenciam o comportamento estratégico dos agentes econômicos. Uma vez estudados os riscos, empregam-se métodos quantitativos de análise de sensibilidade e simulação Monte Carlo para a estimação da receita de tráfego, cálculo do valor presente líquido da concessão e, por fim, avaliação do grau de risco do negócio. No tocante à simulação Monte Carlo, é empregada a simulação de possíveis cenários para as estimativas de tráfego para todo o período da concessão, a partir de processo estocástico, conforme uma distribuição de probabilidade empiricamente escolhida. Após as simulações realizadas, é mensurado o risco de tráfego equivalente ao desvio padrão do valor presente líquido e verificada a chance de ocorrer deficiência na prestação do serviço concedido como a probabilidade de ocorrência de valor presente líquido inferior a zero. |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
62090 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Concessões administrativas |
Subdivisão geográfica |
Brasil |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
13694 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Economia |
Subdivisão geográfica |
Brasil |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
60480 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Contratos administrativos |
Subdivisão geográfica |
Brasil |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
9 (RLIN) |
23572 |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Gestão do Fluxo de Caixa |
Subdivisão geográfica |
Brasil |
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL |
9 (RLIN) |
67482 |
Nome pessoal |
Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de |
Termo de relação |
orient. |
Títulos e outras palavras associadas ao nome |
Prof, Dr. |
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO |
Identificador uniforme de recurso - URI |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/11749 |
Texto do link |
Acesso ao PDF |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) |
202207 |
Identificação do catalogador |
Noély |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO |
Tipo de material |
Tese |