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Simulação Monte Carlo aplicada à estimativa de risco de demanda dos contratos de concessões rodoviárias / por Christiane Maranhão de Oliveira Barbosa. --

By: Barbosa, Christiane Maranhão de Oliveira.
Contributor(s): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de Prof, Dr [orient.].
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília : Universidade de Brasília, 2010Description: 50 f. ; grafs.Subject(s): Concessões administrativas -- Brasil | Economia -- Brasil | Contratos administrativos -- Brasil | Gestão do Fluxo de Caixa -- BrasilOnline resources: Acesso ao PDF
Contents:
1. Introdução 2. Concessões de Exploração de Rodovias Federais 2.1. Breve Histórico 2.2. Características do Mercado de Concessões Rodoviárias e a Importância da Alocação de Riscos no Contrato 2.2.1. Risco 2.2.2. Característica do Mercado e a Importância do Contrato de Concessão Rodoviária 2.2.3. A Disputa “pelo” Mercado e a Necessidade de Gestão de Risco 3. Alocação, Precificação de Riscos e Decisão de Investimentos 3.1. Alocação de Riscos nos Contratos de Concessões Rodoviárias 3.2. Análise de Sensibilidade 3.3. Simulação Monte Carlo 3.3.1. Definição do Modelo 4. Parâmetros e Distribuições Utilizados na Análise de Sensibilidade e na Simulação Monte Carlo 4.1. Escolha do Tráfego como Variável de Incerteza na Análise de Sensibilidade dos Contratos de Concessões Rodoviárias Federais 4.2. Valor Presente Líquido (VPL) como Parâmetro Representativo do Fluxo de Caixa 4.3. Modelando a Incerteza 5. Simulação Monte Carlo e Geração de Resultados 5.1. Limitações da Simulação Monte Carlo aplicada à Estimativa de Risco de Demanda dos Contratos de Concessões Rodoviárias 6. Conclusão 7. Referências Bibliográficas
Dissertation note: Dissertação de Mestrado em Economia do Setor Público da Universidade de Brasília. Summary: No Brasil foram realizadas, nos últimos anos, licitações para exploração de alguns trechos rodoviários federais com o objetivo de delegar à iniciativa privada a construção, adequação e manutenção mediante a cobrança de tarifa de pedágio. O presente estudo tem como objetivo analisar os contratos de concessões rodoviárias federais com enfoque nas questões concorrenciais e regulatórias exploradas pela Teoria dos Contratos e pela Teoria da Organização Industrial. Com ênfase na experiência brasileira de concessões rodoviárias, identificam-se os principais critérios de alocação e mitigação de risco presentes nos editais que influenciam o comportamento estratégico dos agentes econômicos. Uma vez estudados os riscos, empregam-se métodos quantitativos de análise de sensibilidade e simulação Monte Carlo para a estimação da receita de tráfego, cálculo do valor presente líquido da concessão e, por fim, avaliação do grau de risco do negócio. No tocante à simulação Monte Carlo, é empregada a simulação de possíveis cenários para as estimativas de tráfego para todo o período da concessão, a partir de processo estocástico, conforme uma distribuição de probabilidade empiricamente escolhida. Após as simulações realizadas, é mensurado o risco de tráfego equivalente ao desvio padrão do valor presente líquido e verificada a chance de ocorrer deficiência na prestação do serviço concedido como a probabilidade de ocorrência de valor presente líquido inferior a zero.
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Item type Current location Collection Call number Copy number Status Date due Barcode
Tese Biblioteca Graciliano Ramos
Tese 352.53 B238s (Browse shelf) Ex. 1 Available 2022-0263

Dissertação de Mestrado em Economia do Setor Público da Universidade de Brasília.

Inclui bibliografia.

1. Introdução 2. Concessões de Exploração de Rodovias Federais 2.1. Breve Histórico 2.2. Características do Mercado de Concessões Rodoviárias e a Importância da Alocação de Riscos no Contrato 2.2.1. Risco 2.2.2. Característica do Mercado e a Importância do Contrato de Concessão Rodoviária 2.2.3. A Disputa “pelo” Mercado e a Necessidade de Gestão de Risco 3. Alocação, Precificação de Riscos e Decisão de Investimentos 3.1. Alocação de Riscos nos Contratos de Concessões Rodoviárias 3.2. Análise de Sensibilidade 3.3. Simulação Monte Carlo 3.3.1. Definição do Modelo 4. Parâmetros e Distribuições Utilizados na Análise de Sensibilidade e na Simulação Monte Carlo 4.1. Escolha do Tráfego como Variável de Incerteza na Análise de Sensibilidade dos Contratos de Concessões Rodoviárias Federais 4.2. Valor Presente Líquido (VPL) como Parâmetro Representativo do Fluxo de Caixa 4.3. Modelando a Incerteza 5. Simulação Monte Carlo e Geração de Resultados 5.1. Limitações da Simulação Monte Carlo aplicada à Estimativa de Risco de Demanda dos Contratos de Concessões Rodoviárias 6. Conclusão 7. Referências Bibliográficas

No Brasil foram realizadas, nos últimos anos, licitações para exploração de alguns trechos rodoviários federais com o objetivo de delegar à iniciativa privada a construção, adequação e manutenção mediante a cobrança de tarifa de pedágio. O presente estudo tem como objetivo analisar os contratos de concessões rodoviárias federais com enfoque nas questões concorrenciais e regulatórias exploradas pela Teoria dos Contratos e pela Teoria da Organização Industrial. Com ênfase na experiência brasileira de concessões rodoviárias, identificam-se os principais critérios de alocação e mitigação de risco presentes nos editais que influenciam o comportamento estratégico dos agentes econômicos. Uma vez estudados os riscos, empregam-se métodos quantitativos de análise de sensibilidade e simulação Monte Carlo para a estimação da receita de tráfego, cálculo do valor presente líquido da concessão e, por fim, avaliação do grau de risco do negócio. No tocante à simulação Monte Carlo, é empregada a simulação de possíveis cenários para as estimativas de tráfego para todo o período da concessão, a partir de processo estocástico, conforme uma distribuição de probabilidade empiricamente escolhida. Após as simulações realizadas, é mensurado o risco de tráfego equivalente ao desvio padrão do valor presente líquido e verificada a chance de ocorrer deficiência na prestação do serviço concedido como a probabilidade de ocorrência de valor presente líquido inferior a zero.

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