<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 524142

Falta de informação, confiança, facilidade, apego ou inércia? (Record no. 524142)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20221223144822.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 221206b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO
Número de Classificação 330
Cutter P3141f
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 67692
Nome pessoal Patrício, Laís Roberta Rosa
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Falta de informação, confiança, facilidade, apego ou inércia?
Subtítulo Análise da adesão ao cadastro positivo /
Indicação de responsabilidade por Laís Roberta Rosa Patrício. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Brasília :
Nome do editor, distribuidor, etc. Enap,
Data de publicação, distribuição, etc 2022.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 126 f. :
Detalhes físicos adicionais il.
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE
Nota de dissertação ou tese Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado
Profissional em Avaliação e Monitoramento de
Políticas Públicas da Escola Nacional de
Administração Pública - ENAP como requisito
para obtenção do título de Mestre em Avaliação e
Monitoramento de Políticas Públicas.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título INTRODUÇÃO
-- 1. ECONOMIA COMPORTAMENTAL
-- 1.1. PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR
-- 1.2. RACIONALIDADE LIMITADA, HEURÍSTICAS E VIÉSES
-- 1.3. ARQUITETURA DE ESCOLHAS, “NUDGES” E PATERNALISMO LIBERTÁRIO
-- 1.3.1. Como as preferências são reveladas?
-- 1.3.2. Arquitetura de escolhas
-- 1.3.3. “Nudge” e paternalismo libertário
-- 1.3.4. “Sludge”
-- 1.4. DECIDINDO POR “DEFAULT”
-- 1.4.1. Confiança
-- 1.4.2. Facilidade
-- 1.4.3. Apego
-- 1.4.3.1. Aversão à perda
-- 1.4.4. Inércia ou Status quo
-- 1.4.4. Inércia ou Status quo
-- 2.1. HISTÓRICO DA ANÁLISE DE CRÉDITO NO BRASIL
-- 2.2. CADASTRO POSITIVO .
-- 2.2.1. O efeito “default” da adesão automática.
-- 2.2.2. Atores do Cadastro Positivo
-- 2.2.3. Informações que irão compor o Cadastro
-- 2.2.4. Direitos dos Cadastrados
-- 2.3. CONFORMIDADE DOS CRITÉRIOS DE SAÍDA DO CADASTRO POSITIVO: ANÁLISE DA SECRETARIA NACIONAL DO
CONSUMIDOR
-- 2.4. CONSULTA E CANCELAMENTO DO CADASTRO POSITIVO
-- 3. METODOLOGIA
-- 3.1. QUESTIONÁRIO
-- 3.1.1. Conteúdo do questionário
-- 3.1.2. Análise da semântica
-- 3.1.3. Teste Piloto
-- 3.1.4. Coleta dos dados e aplicação do questionário
-- 4. RESULTADOS
-- 4.1. PERFIL DE IDADE, SEXO, RENDA E ESCOLARIDADE E UF
-- 4.2. CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE O CADASTRO POSITIVO
-- 4.3. MOTIVOS PARA SAÍDA OU PERMANÊNCIA DO CADASTRO POSITIVO .
-- 4.4. MOTIVOS PARA SAÍDA OU PERMANÊNCIA HIPOTÉTICA DO CADASTRO
-- 4.5. RECORTE DA AMOSTRA: PESSOAS COM RENDA DE ATÉ R$ 2.500
-- 5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.
-- 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo Em 2019, a adesão ao Cadastro Positivo passou a ser automática, sem o consentimento
explícito do consumidor. Essa alteração da opção pré-selecionada, ou seja, do default, fez
com que o número de consumidores inscritos no cadastro aumentasse em 15 vezes, de
abril de 2019 a dezembro de 2020. Diante disso, este trabalho procurou explorar o que
estaria por trás do sucesso do novo modelo de adesão ao Cadastro Positivo. A partir da
revisão da literatura, identificou-se que há quatro fatores psicológicos relevantes para
compreender, de modo geral, o sucesso da aplicação de um default, quais sejam:
confiança, facilidade, apego e inércia. A aplicação de questionário, com amostra não
probabilística (n = 218), permitiu identificar que a confiança, em quem propôs o cadastro,
e a facilidade em continuar cadastrado foram aspectos comportamentais relevantes, entre
os consumidores entrevistados que optaram por permanecerem cadastrados. Identificouse também a insuficiência de informação sobre a inclusão automática dos consumidores
no cadastro e sobre a possibilidade de sair. Tais achados ensejam questionamentos sobre
a efetiva transparência com relação à aplicação do default no caso do Cadastro Positivo,
uma vez que sem essas informações básicas é impossível que o consumidor decida de
maneira autônoma sobre continuar cadastrado ou não.
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 56260
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Economia Comportamental
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 67693
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Cadastro Positivo
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
9 (RLIN) 67694
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Transparência
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202212
Identificação do catalogador Raynara
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese
Holdings
Status de empréstimo Perdido Fonte de classificação Status de danificação Não pode ser emprestado Código da coleção Localização permanente Localização atual Data de aquisição Fonte de aquisição Número de chamada Código de barras Date last seen Número de exemplar Preço efetivo a partir de Tipo de material
          Tese Biblioteca Graciliano Ramos Biblioteca Graciliano Ramos 2022-12-06 Doação 330 P3141f 2022-0386 2022-12-06 Ex. 1 2022-12-06 Tese

Escola Nacional de Administração Pública

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