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Falta de informação, confiança, facilidade, apego ou inércia? Análise da adesão ao cadastro positivo / por Laís Roberta Rosa Patrício. --

By: Patrício, Laís Roberta Rosa.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília : Enap, 2022Description: 126 f. : il.Subject(s): Economia Comportamental | Cadastro Positivo | Transparência
Contents:
INTRODUÇÃO 1. ECONOMIA COMPORTAMENTAL 1.1. PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR 1.2. RACIONALIDADE LIMITADA, HEURÍSTICAS E VIÉSES 1.3. ARQUITETURA DE ESCOLHAS, “NUDGES” E PATERNALISMO LIBERTÁRIO 1.3.1. Como as preferências são reveladas? 1.3.2. Arquitetura de escolhas 1.3.3. “Nudge” e paternalismo libertário 1.3.4. “Sludge” 1.4. DECIDINDO POR “DEFAULT” 1.4.1. Confiança 1.4.2. Facilidade 1.4.3. Apego 1.4.3.1. Aversão à perda 1.4.4. Inércia ou Status quo 1.4.4. Inércia ou Status quo 2.1. HISTÓRICO DA ANÁLISE DE CRÉDITO NO BRASIL 2.2. CADASTRO POSITIVO . 2.2.1. O efeito “default” da adesão automática. 2.2.2. Atores do Cadastro Positivo 2.2.3. Informações que irão compor o Cadastro 2.2.4. Direitos dos Cadastrados 2.3. CONFORMIDADE DOS CRITÉRIOS DE SAÍDA DO CADASTRO POSITIVO: ANÁLISE DA SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR 2.4. CONSULTA E CANCELAMENTO DO CADASTRO POSITIVO 3. METODOLOGIA 3.1. QUESTIONÁRIO 3.1.1. Conteúdo do questionário 3.1.2. Análise da semântica 3.1.3. Teste Piloto 3.1.4. Coleta dos dados e aplicação do questionário 4. RESULTADOS 4.1. PERFIL DE IDADE, SEXO, RENDA E ESCOLARIDADE E UF 4.2. CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE O CADASTRO POSITIVO 4.3. MOTIVOS PARA SAÍDA OU PERMANÊNCIA DO CADASTRO POSITIVO . 4.4. MOTIVOS PARA SAÍDA OU PERMANÊNCIA HIPOTÉTICA DO CADASTRO 4.5. RECORTE DA AMOSTRA: PESSOAS COM RENDA DE ATÉ R$ 2.500 5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Dissertation note: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Summary: Em 2019, a adesão ao Cadastro Positivo passou a ser automática, sem o consentimento explícito do consumidor. Essa alteração da opção pré-selecionada, ou seja, do default, fez com que o número de consumidores inscritos no cadastro aumentasse em 15 vezes, de abril de 2019 a dezembro de 2020. Diante disso, este trabalho procurou explorar o que estaria por trás do sucesso do novo modelo de adesão ao Cadastro Positivo. A partir da revisão da literatura, identificou-se que há quatro fatores psicológicos relevantes para compreender, de modo geral, o sucesso da aplicação de um default, quais sejam: confiança, facilidade, apego e inércia. A aplicação de questionário, com amostra não probabilística (n = 218), permitiu identificar que a confiança, em quem propôs o cadastro, e a facilidade em continuar cadastrado foram aspectos comportamentais relevantes, entre os consumidores entrevistados que optaram por permanecerem cadastrados. Identificouse também a insuficiência de informação sobre a inclusão automática dos consumidores no cadastro e sobre a possibilidade de sair. Tais achados ensejam questionamentos sobre a efetiva transparência com relação à aplicação do default no caso do Cadastro Positivo, uma vez que sem essas informações básicas é impossível que o consumidor decida de maneira autônoma sobre continuar cadastrado ou não.
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Tese Biblioteca Graciliano Ramos
Tese 330 P3141f (Browse shelf) Ex. 1 Available 2022-0386

Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado
Profissional em Avaliação e Monitoramento de
Políticas Públicas da Escola Nacional de
Administração Pública - ENAP como requisito
para obtenção do título de Mestre em Avaliação e
Monitoramento de Políticas Públicas.

INTRODUÇÃO 1. ECONOMIA COMPORTAMENTAL 1.1. PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR 1.2. RACIONALIDADE LIMITADA, HEURÍSTICAS E VIÉSES 1.3. ARQUITETURA DE ESCOLHAS, “NUDGES” E PATERNALISMO LIBERTÁRIO 1.3.1. Como as preferências são reveladas? 1.3.2. Arquitetura de escolhas 1.3.3. “Nudge” e paternalismo libertário 1.3.4. “Sludge” 1.4. DECIDINDO POR “DEFAULT” 1.4.1. Confiança 1.4.2. Facilidade 1.4.3. Apego 1.4.3.1. Aversão à perda 1.4.4. Inércia ou Status quo 1.4.4. Inércia ou Status quo 2.1. HISTÓRICO DA ANÁLISE DE CRÉDITO NO BRASIL 2.2. CADASTRO POSITIVO . 2.2.1. O efeito “default” da adesão automática. 2.2.2. Atores do Cadastro Positivo 2.2.3. Informações que irão compor o Cadastro 2.2.4. Direitos dos Cadastrados 2.3. CONFORMIDADE DOS CRITÉRIOS DE SAÍDA DO CADASTRO POSITIVO: ANÁLISE DA SECRETARIA NACIONAL DO
CONSUMIDOR 2.4. CONSULTA E CANCELAMENTO DO CADASTRO POSITIVO 3. METODOLOGIA 3.1. QUESTIONÁRIO 3.1.1. Conteúdo do questionário 3.1.2. Análise da semântica 3.1.3. Teste Piloto 3.1.4. Coleta dos dados e aplicação do questionário 4. RESULTADOS 4.1. PERFIL DE IDADE, SEXO, RENDA E ESCOLARIDADE E UF 4.2. CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE O CADASTRO POSITIVO 4.3. MOTIVOS PARA SAÍDA OU PERMANÊNCIA DO CADASTRO POSITIVO . 4.4. MOTIVOS PARA SAÍDA OU PERMANÊNCIA HIPOTÉTICA DO CADASTRO 4.5. RECORTE DA AMOSTRA: PESSOAS COM RENDA DE ATÉ R$ 2.500 5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em 2019, a adesão ao Cadastro Positivo passou a ser automática, sem o consentimento
explícito do consumidor. Essa alteração da opção pré-selecionada, ou seja, do default, fez
com que o número de consumidores inscritos no cadastro aumentasse em 15 vezes, de
abril de 2019 a dezembro de 2020. Diante disso, este trabalho procurou explorar o que
estaria por trás do sucesso do novo modelo de adesão ao Cadastro Positivo. A partir da
revisão da literatura, identificou-se que há quatro fatores psicológicos relevantes para
compreender, de modo geral, o sucesso da aplicação de um default, quais sejam:
confiança, facilidade, apego e inércia. A aplicação de questionário, com amostra não
probabilística (n = 218), permitiu identificar que a confiança, em quem propôs o cadastro,
e a facilidade em continuar cadastrado foram aspectos comportamentais relevantes, entre
os consumidores entrevistados que optaram por permanecerem cadastrados. Identificouse também a insuficiência de informação sobre a inclusão automática dos consumidores
no cadastro e sobre a possibilidade de sair. Tais achados ensejam questionamentos sobre
a efetiva transparência com relação à aplicação do default no caso do Cadastro Positivo,
uma vez que sem essas informações básicas é impossível que o consumidor decida de
maneira autônoma sobre continuar cadastrado ou não.

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