000 -LÍDER |
Campo de controle fixo |
nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA |
Campo de controle |
BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO |
Campo de controle |
20230123154514.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO |
Campo fixo de controle |
230111b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Agência catalogadora |
BR-BrENAP |
Idioma da catalogação |
Pt_BR |
041 ## - IDIOMA |
Idioma do texto |
por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO |
Número de Classificação |
320.6071 |
Cutter |
N9721a |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL |
9 (RLIN) |
67751 |
Nome pessoal |
Nunes, Gislaine Maia |
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL |
Título principal |
Atuação dos técnicos administrativos em educação na implantação de políticas de auxílio à permanência dos discentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB / |
Indicação de responsabilidade |
por Gislaine Maia Nunes. -- |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) |
Lugar de publicação, distribuição, etc. |
Brasília : |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Enap, |
Data de publicação, distribuição, etc |
2021. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
100 f. : |
Detalhes físicos adicionais |
il. |
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE |
Nota de dissertação ou tese |
Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento. |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO |
Título |
1. INTRODUÇÃO |
-- |
1.1. Contexto institucional e pergunta de pesquisa |
-- |
2. REFERENCIAL TEÓRICO |
-- |
2.1. Implementação de políticas públicas |
-- |
2.2. Burocracia de nível de rua e discricionariedade |
-- |
2.3. Os dois corpos do agente |
-- |
2.4. Racionalidade orientada por regras e racionalidade orientada por faces |
-- |
2.5. Identidade profissional e burocracia de nível de rua |
-- |
2.6. Esquema analítico: três tipos de orientação para atuação dos agentes implementadores |
-- |
3. METODOLOGIA |
-- |
4. ANÁLISE DOS DADOS E RESULTADOS OBTIDOS |
-- |
4.1. Das condições de trabalho |
-- |
4.2. Referências comuns identificadas na atuação dos profissionais dos três núcleos: quais as condutas e direcionamentos foram uniformes entre os três grupos profissionais |
-- |
4.3. Orientações, percepções e condutas separadas por núcleo |
-- |
I. Profissionais do núcleo de assistência social |
-- |
II. Profissionais do núcleo de psicologia |
-- |
III. Profissionais do núcleo de pedagogia |
-- |
4.4. Análise geral da orientação predominante na atuação de todos os participantes da pesquisa |
-- |
5. CONCLUSÕES E IMPLICAÇÕES |
-- |
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC |
Nota de conteúdo |
Estudos sobre implementação de políticas públicas e o papel de seus atores ainda são pouco explorados pela literatura nacional. Entender as implicações da atuação dos agentes implementadores é entender a política pública como de fato ela é. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos agentes de linha de frente na implementação das políticas de assistência estudantil do Instituto Federal de Brasília (IFB), bem como identificar a orientação predominante no desempenho de suas funções. Para tanto, o referencial teórico foi construído com base na literatura sobre implementação de políticas públicas e burocracia de nível de rua. Com base nesses estudos e para fins de análise dos dados foi elaborado um esquema analítico que classifica a atuação do agente baseado em três tipos de orientações: atuação orientada pela ordem burocrática (referências a procedimentos formais, lógicas legais como recursos na interpretação, julgamento e intervenção em uma situação); atuação orientada pela formação profissional (baseada na formação e experiências profissionais); e atuação orientada por valores e preconcepções sociais (baseada principalmente em instituições culturais como normas que a sociedade julga apropriadas e as concepções de senso comum do que pode ser considerado comportamento normal). A pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevistas e apresentação de vinhetas aos servidores que atuam diretamente com as políticas de assistência estudantil. A análise de dados foi pautada no esquema analítico apresentado e buscou evidenciar a orientação predominante na atuação dos agentes e de seus grupos profissionais. Os resultados permitiram identificar que: há predominância da orientação profissional na atuação dos agentes participantes da pesquisa; as condições de trabalho interferem diretamente no estilo de implementação adotado pelo agente; a identidade profissional que cada grupo possui interfere essencialmente na forma de atuação dos agentes implementadores; de forma subsidiária a orientação por valores e preconcepções sociais compartilhadas está presente na atuação de todos os servidores; e também a orientação burocrática se manifesta predominantemente em grupos onde não há código de ética e registro profissional. De tal modo, a pesquisa buscou contribuir com as discussões sobre o papel dos agentes implementadores nas políticas públicas e o que leva as escolhas dos agentes nos caminhos para a implementação. Buscou-se também destacar os trabalhos desempenhados pelos técnicos administrativos em educação dos Institutos Federais, apresentando os desafios encarados por estes agentes e os meios que encontram para dar o devido suporte aos discentes. |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Políticas Públicas |
9 (RLIN) |
11941 |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Implementação |
9 (RLIN) |
12939 |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Educação |
9 (RLIN) |
12704 |
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO |
Identificador uniforme de recurso - URI |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6311 |
Texto do link |
Acesso ao PDF |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) |
202301 |
Identificação do catalogador |
Raynara |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO |
Tipo de material |
Tese |