<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › MARC details for record no. 524178

Atuação dos técnicos administrativos em educação na implantação de políticas de auxílio à permanência dos discentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB / (Record no. 524178)

000 -LÍDER
Campo de controle fixo nam a22 7a 4500
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA
Campo de controle BR-BrENAP
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
Campo de controle 20230123154514.0
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO
Campo fixo de controle 230111b xxu||||| |||| 00| 0 por d
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Agência catalogadora BR-BrENAP
Idioma da catalogação Pt_BR
041 ## - IDIOMA
Idioma do texto por
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO
Número de Classificação 320.6071
Cutter N9721a
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
9 (RLIN) 67751
Nome pessoal Nunes, Gislaine Maia
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Atuação dos técnicos administrativos em educação na implantação de políticas de auxílio à permanência dos discentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB /
Indicação de responsabilidade por Gislaine Maia Nunes. --
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.)
Lugar de publicação, distribuição, etc. Brasília :
Nome do editor, distribuidor, etc. Enap,
Data de publicação, distribuição, etc 2021.
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 100 f. :
Detalhes físicos adicionais il.
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE
Nota de dissertação ou tese Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO
Título 1. INTRODUÇÃO
-- 1.1. Contexto institucional e pergunta de pesquisa
-- 2. REFERENCIAL TEÓRICO
-- 2.1. Implementação de políticas públicas
-- 2.2. Burocracia de nível de rua e discricionariedade
-- 2.3. Os dois corpos do agente
-- 2.4. Racionalidade orientada por regras e racionalidade orientada por faces
-- 2.5. Identidade profissional e burocracia de nível de rua
-- 2.6. Esquema analítico: três tipos de orientação para atuação dos agentes implementadores
-- 3. METODOLOGIA
-- 4. ANÁLISE DOS DADOS E RESULTADOS OBTIDOS
-- 4.1. Das condições de trabalho
-- 4.2. Referências comuns identificadas na atuação dos profissionais dos três núcleos: quais as condutas e direcionamentos foram uniformes entre os três grupos profissionais
-- 4.3. Orientações, percepções e condutas separadas por núcleo
-- I. Profissionais do núcleo de assistência social
-- II. Profissionais do núcleo de psicologia
-- III. Profissionais do núcleo de pedagogia
-- 4.4. Análise geral da orientação predominante na atuação de todos os participantes da pesquisa
-- 5. CONCLUSÕES E IMPLICAÇÕES
-- 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC
Nota de conteúdo Estudos sobre implementação de políticas públicas e o papel de seus atores ainda são pouco explorados pela literatura nacional. Entender as implicações da atuação dos agentes implementadores é entender a política pública como de fato ela é. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos agentes de linha de frente na implementação das políticas de assistência estudantil do Instituto Federal de Brasília (IFB), bem como identificar a orientação predominante no desempenho de suas funções. Para tanto, o referencial teórico foi construído com base na literatura sobre implementação de políticas públicas e burocracia de nível de rua. Com base nesses estudos e para fins de análise dos dados foi elaborado um esquema analítico que classifica a atuação do agente baseado em três tipos de orientações: atuação orientada pela ordem burocrática (referências a procedimentos formais, lógicas legais como recursos na interpretação, julgamento e intervenção em uma situação); atuação orientada pela formação profissional (baseada na formação e experiências profissionais); e atuação orientada por valores e preconcepções sociais (baseada principalmente em instituições culturais como normas que a sociedade julga apropriadas e as concepções de senso comum do que pode ser considerado comportamento normal). A pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevistas e apresentação de vinhetas aos servidores que atuam diretamente com as políticas de assistência estudantil. A análise de dados foi pautada no esquema analítico apresentado e buscou evidenciar a orientação predominante na atuação dos agentes e de seus grupos profissionais. Os resultados permitiram identificar que: há predominância da orientação profissional na atuação dos agentes participantes da pesquisa; as condições de trabalho interferem diretamente no estilo de implementação adotado pelo agente; a identidade profissional que cada grupo possui interfere essencialmente na forma de atuação dos agentes implementadores; de forma subsidiária a orientação por valores e preconcepções sociais compartilhadas está presente na atuação de todos os servidores; e também a orientação burocrática se manifesta predominantemente em grupos onde não há código de ética e registro profissional. De tal modo, a pesquisa buscou contribuir com as discussões sobre o papel dos agentes implementadores nas políticas públicas e o que leva as escolhas dos agentes nos caminhos para a implementação. Buscou-se também destacar os trabalhos desempenhados pelos técnicos administrativos em educação dos Institutos Federais, apresentando os desafios encarados por estes agentes e os meios que encontram para dar o devido suporte aos discentes.
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Políticas Públicas
9 (RLIN) 11941
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Implementação
9 (RLIN) 12939
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Educação
9 (RLIN) 12704
856 ## - ACESSO E ENDEREÇO ELETRÔNICO
Identificador uniforme de recurso - URI http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6311
Texto do link Acesso ao PDF
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR
Ano e mês da catalogação (aaaamm) 202301
Identificação do catalogador Raynara
942 ## - TIPO ESPECÍFICO
Tipo de material Tese
Holdings
Status de empréstimo Perdido Fonte de classificação Status de danificação Não pode ser emprestado Código da coleção Localização permanente Localização atual Data de aquisição Fonte de aquisição Número de chamada Código de barras Date last seen Número de exemplar Preço efetivo a partir de Tipo de material
        Preparo Técnico Tese Biblioteca Graciliano Ramos Biblioteca Graciliano Ramos 2023-01-11 Doação 320.6071 N9721a 2023-0018 2023-01-11 Ex. 1 2023-01-11 Tese

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha