Verdade e método : (Record no. 524200)
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000 -LÍDER | |
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Campo de controle fixo | nam a22 7a 4500 |
003 - CÓDIGO MARC DA AGÊNCIA CATALOGADORA | |
Campo de controle | BR-BrENAP |
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO | |
Campo de controle | 20230301175053.0 |
008 - CAMPO DE TAMANHO FIXO | |
Campo fixo de controle | 230130b xxu||||| |||| 00| 0 por d |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER | |
ISBN | 9788532617873 |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO | |
Agência catalogadora | BR-BrENAP |
Idioma da catalogação | Pt_BR |
041 ## - IDIOMA | |
Idioma do texto | por |
090 ## - NÚMERO DE CLASSIFICAÇÃO | |
Número de Classificação | 193 |
Cutter | G123v |
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL | |
Nome pessoal | Gadamer, Hans-Georg |
9 (RLIN) | 67798 |
245 1# - TÍTULO PRINCIPAL | |
Título principal | Verdade e método : |
Subtítulo | traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica / |
Indicação de responsabilidade | por Hans-Georg Gadamer ; tradução por Flávio Paulo Meurer. -- |
260 ## - IMPRENTA (PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.) | |
Lugar de publicação, distribuição, etc. | Bragança Paulista, SP : |
-- | Petrópolis, RJ : |
Nome do editor, distribuidor, etc. | Editora Universitária São Francisco, |
-- | Editora Vozes, |
Data de publicação, distribuição, etc | 2015. |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA | |
Extensão | 631 p. |
490 ## - INDICAÇÃO DE SÉRIE | |
Título da série | Coleção Pensamento Humano |
505 ## - NOTA DE CONTEÚDO | |
Título | Introdução |
-- | PRIMEIRA PARTE |
-- | A LIBERAÇÃO DA QUESTÃO DA VERDADE DESDE A EXPERIÊNCIA DA ARTE |
-- | 1. A superação da dimensão estética |
-- | 1.1. A significação da tradição humanística para as ciências do espírito |
-- | 1.1.1. O problema do método |
-- | 1.1.2. Os conceitos básicos do humanismo |
-- | a) Formação (Bildung) |
-- | b) Sensus communis |
-- | c) Juízo |
-- | d) Gosto |
-- | 1.2. A subjetivação da estética pela crítica kantiana |
-- | 1.2.1. A teoria kantiana do gosto e do gênio |
-- | a) A caracterização transcendental do gosto |
-- | b) A teoria da beleza livre e dependente |
-- | c) A teoria do ideal da beleza |
-- | d) O interesse pelo belo na natureza e na arte |
-- | e) A relação entre o gosto e gênio |
-- | 1.2.2. A estética do gênio e o conceito de vivência |
-- | a) O avanço do conceito de gênio |
-- | b) Sobre a história da palavra "vivência" |
-- | c) O conceito de vivência |
-- | 1.2.3. Os limites da arte vivencial - Reabilitação da alegoria |
-- | 1.3. O resgate da questão pela verdade da arte |
-- | 1.3.1. Os aspectos problemáticos da formação estética |
-- | 1.3.2. Crítica da abstração da consciência estética |
-- | 2. A ontologia da obra de arte e seu significado hermenêutico |
-- | 2.1. O jogo como fio condutor da explicação ontológica |
-- | 2.1.1. O conceito de jogo |
-- | 2.1.2. A transformação do jogo em configuração (Gebilde) e a mediação total |
-- | 2.1.3. A temporalidade da estética |
-- | 2.1.4. O exemplo do trágico |
-- | 2.2. Consequências estéticas e hermenêuticas |
-- | 2.2.1. A valência ontológica da imagem (Bild) |
-- | 2.2.2. O fundamento ontológico do ocasional e do decorativo |
-- | 2.2.3. A posição-limite da literatura |
-- | 2.2.4. A reconstrução e a integração como tarefas hermenêuticas |
-- | SEGUNDA PARTE |
-- | A EXTENSÃO DA QUESTÃO DA VERDADE À COMPREENSÃO NAS CIÊNCIAS DO ESPÍRITO |
-- | 1. Preliminares históricas |
-- | 1.1. A problematicidade da hermenêutica romântica e sua aplicação à historiografia |
-- | 1.1.1. A transformação essencial da hermenêutica entre o Aufklärung e o Romantismo |
-- | a) Pré-história da hermenêutica romântica |
-- | b) O projeto de Schleiermacher de uma hermenêutica universal |
-- | 1.1.2. A conexão da escola histórica com a hermenêutica romântica |
-- | a) A perplexidade frente ao ideal da história universal |
-- | b) A concepção de Ranke sobre a história do mundo |
-- | c) A relação entre historiografia e hermenêutica em J.G. Droysen |
-- | 1.2. O enredamento de Dilthey nas aporias do historicismo |
-- | 1.2.1. Do problema epistemológico da história à fundamentação hermenêutica das ciências do espírito |
-- | 1.2.2. A discrepância entre a ciência e a filosofia da vida na análise da consciência histórica de Dilthey |
-- | 1.3. A superação do questionamento epistemológico pela investigação fenomenológica |
-- | 1.3.1. O conceito da vida em Husserl e no Conde Yorck |
-- | 1.3.2. O projeto de Heidegger de uma fenomenologia hermenêutica |
-- | 2. Os traços fundamentais de uma teoria da experiência hermenêutica |
-- | 2.1. A elevação da historicidade da compreensão a um princípio hermenêutico |
-- | 2.1.1. O círculo hermenêutico e o problema dos preconceitos |
-- | a) A descoberta de Heidegger da estrutura prévia da compreensão |
-- | b) O descrédito sofrido pelo preconceito através da Aufklärung |
-- | 2.1.2. Os preconceitos como condição da compreensão |
-- | a) A reabilitação de autoridade e tradição |
-- | b) O exemplo do clássico |
-- | 2.1.3. O significado hermenêutico da distância temporal |
-- | 2.1.4. O princípio da história efeitual |
-- | 2.2. A reconquista do problema fundamental da hermenêutica |
-- | 2.2.1. O problema hermenêutico da aplicação |
-- | 2.2.2. A atualidade hermenêutica de Aristóteles |
-- | 2.2.3. O significado paradigmático da hermenêutica jurídica |
-- | 2.3. A análise da consciência da história efeitual |
-- | 2.3.1. O limite da filosofia da reflexão |
-- | 2.3.2. O conceito da experiência e a essência da experiência hermenêutica |
-- | 2.3.3. A primazia hermenêutica da pergunta |
-- | a) O modelo da dialética platônica |
-- | b) A lógica de pergunta e resposta |
-- | TERCEIRA PARTE |
-- | A VIRADA ONTOLÓGICA DA HERMENÊUTICA NO FIO CONDUTOR DA LINGUAGEM |
-- | 1. A linguagem como médium da experiência hermenêutica |
-- | 1.1. O caráter de linguagem (Sprachlichkeit) como determinação do objeto hermenêutico |
-- | 1.2. O caráter de linguagem (Sprachlichkeit) como determinação da realização hermenêutica |
-- | 2. A cunhagem do conceito de "linguagem" ao longo da história do pensamento do mundo ocidental |
-- | 2.1. Linguagem e logos |
-- | 2.2. Linguagem e verbum |
-- | 2.3. Linguagem e formação de conceitos |
-- | 3. A linguagem como horizonte de uma ontologia hermenêutica |
-- | 3.1. A linguagem como experiência de mundo |
-- | 3.2. O centro (Mitte) da linguagem e sua estrutura especulativa |
-- | 3.3. O aspecto universal da hermenêutica |
650 #0 - ENTRADA DE ASSUNTO - ASSUNTO TÓPICO | |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico | Filosofia Alemã |
9 (RLIN) | 67796 |
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL | |
Nome pessoal | Meurer, Flávio Paulo |
Código de relação | trad |
9 (RLIN) | 67799 |
909 ## - IDENTIFICAÇÃO DO CATALOGADOR | |
Ano e mês da catalogação (aaaamm) | 202301 |
Identificação do catalogador | Raynara |
942 ## - TIPO ESPECÍFICO | |
Tipo de material | Livro Geral |
Status de empréstimo | Perdido | Fonte de classificação | Status de danificação | Não pode ser emprestado | Localização permanente | Localização atual | Data de aquisição | Fonte de aquisição | Número de chamada | Código de barras | Date last seen | Número de exemplar | Preço efetivo a partir de | Tipo de material |
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Biblioteca Graciliano Ramos | Biblioteca Graciliano Ramos | 2023-01-30 | Compra | 193 G123v | 2023-0042 | 2023-01-30 | Ex. 1 | 2023-01-30 | Livro Geral |