000 -LEADER |
fixed length control field |
03088nam a2200253uu 4500 |
001 - CONTROL NUMBER |
control field |
6022 |
003 - CONTROL NUMBER IDENTIFIER |
control field |
OSt |
005 - DATE AND TIME OF LATEST TRANSACTION |
control field |
20190212094415.0 |
008 - FIXED-LENGTH DATA ELEMENTS--GENERAL INFORMATION |
fixed length control field |
010806s2008 bl ||||g| |0|| 0 por d |
090 ## - LOCALLY ASSIGNED LC-TYPE CALL NUMBER (OCLC); LOCAL CALL NUMBER (RLIN) |
Classification number (OCLC) (R) ; Classification number, CALL (RLIN) (NR) |
12 |
Local cutter number (OCLC) ; Book number/undivided call number, CALL (RLIN) |
C6971c |
999 ## - SYSTEM CONTROL NUMBERS (KOHA) |
Koha Dewey Subclass [OBSOLETE] |
PHL2MARC21 1.1 |
041 ## - LANGUAGE CODE |
Language code of text/sound track or separate title |
por |
245 10 - TITLE STATEMENT |
Title |
O construtivismo em sala de aula |
250 ## - EDITION STATEMENT |
Edition statement |
6 ed |
260 ## - PUBLICATION, DISTRIBUTION, ETC. |
Place of publication, distribution, etc. |
São Paulo : |
Name of publisher, distributor, etc. |
Atica, |
Date of publication, distribution, etc. |
2001 |
300 ## - PHYSICAL DESCRIPTION |
Extent |
221 p. |
490 0# - SERIES STATEMENT |
Series statement |
Fundamentos ; |
Volume/sequential designation |
v.132 |
505 80 - FORMATTED CONTENTS NOTE |
Title |
1. Os professores e a concepção construtivista |
-- |
Os professores, suas teorias e a concepção construtivista |
-- |
Os professores e a escola |
-- |
A concepção construtivista da aprendizagem escolar e do ensino |
-- |
Os professores, a escola e a concepção construtivista |
-- |
Conclusão |
-- |
Bibliografia |
-- |
2. Disponibilidade para aprendizagem e sentido da aprendizagem |
-- |
O que aprendemos quando aprendemos |
-- |
Disposição para a aprendizagem, situações de ensino e avaliação |
-- |
Motivação, autoconceito e representações mutuas |
-- |
Expectativas e atribuições |
-- |
Sentido e significado: o ambito afetivo-relacional e o cognitivo na aprendizagem |
-- |
3. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteudos: os conhecimentos previos |
-- |
O estado inicial dos alunos |
-- |
Os conhecimentos previos |
-- |
Os esquemas de conhecimento |
-- |
Os conhecimentos previos nos processos de ensino e aprendizagem |
-- |
A exploracao dos conhecimentos previos |
-- |
Ressituar os conhecimentos previos |
-- |
4. O que faz com que o aluno e a aluna aprendam os conteudos escolares ? |
-- |
Algumas concepcoes da aprendizagem e do ensino escolar mais habituais entre os docentes |
-- |
A natureza ativa da construcao de conhecimentos na escola |
-- |
A contribuicao do aluno e da aluna a aprendizagem |
-- |
Aprendizagem e conteudos da aprendizagem |
-- |
Aprender conceitos, procedimentos e atitudes |
-- |
O que permite aos alunos aprender determinadas atitudes ? |
-- |
5. Ensinar: criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir |
-- |
Ajuda e ajuste da ajuda |
-- |
Crias zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir processos e criterios |
-- |
Ensinar, ajudar, ajustar, dar assistencia na zona de desenvolvimento proximal |
-- |
6. Os enfoques didaticos |
-- |
Necessidade de instrumentos para analise da pratica |
-- |
Em que nao estamos de acordo ? |
-- |
A funcao social do ensino e a concepcao dos processos de aprendizagem |
-- |
A concretizacao dos conteudos de aprendizagem como resultado da concepcao social que se atribui ao ensino |
-- |
A concepcao construtivista da aprendizagem e sua relacao com os diferentes conteudos da aprendizagem |
-- |
Os diferentes ambitos da analise de pratica e as sequencias do conteudo |
-- |
Componentes ou variaveis que definem toda opcao metodologica |
-- |
Conclusao |
-- |
7. A avaliacao da aprendizagem no curriculo escolar: uma perspectiva construtivista |
-- |
Uma proposta de delimitacao e caracterizacao do espaco do problema |
-- |
A concepcao construtivista do ensino e da aprendizagem |
-- |
Os elementos e as decisoes de avaliacao na concretizacao progressiva das intencoe seducativas |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM |
9 (RLIN) |
12704 |
Topical term or geographic name entry element |
Educação |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM |
Topical term or geographic name entry element |
Ensino |
9 (RLIN) |
15748 |
650 #4 - SUBJECT ADDED ENTRY--TOPICAL TERM |
Topical term or geographic name entry element |
Aprendizagem |
9 (RLIN) |
11989 |
700 ## - ADDED ENTRY--PERSONAL NAME |
Personal name |
|
942 ## - ADDED ENTRY ELEMENTS (KOHA) |
Koha item type |
Livro Geral |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) |
-- |
20010806 |
Operator's initials, OID (RLIN) |
Karen |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) |
Karen Raphael |
998 ## - LOCAL CONTROL INFORMATION (RLIN) |
-- |
20081212 |
Operator's initials, OID (RLIN) |
1601^b |
Cataloger's initials, CIN (RLIN) |
Zailton |