<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: O construtivismo em sala de aula
Normal view MARC view ISBD view

O construtivismo em sala de aula

Contributor(s): .
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Fundamentos ; v.132.Publisher: São Paulo : Atica, 2001Edition: 6 ed.Description: 221 p.Subject(s): Educação | Ensino | Aprendizagem
Contents:
1. Os professores e a concepção construtivista Os professores, suas teorias e a concepção construtivista Os professores e a escola A concepção construtivista da aprendizagem escolar e do ensino Os professores, a escola e a concepção construtivista Conclusão Bibliografia 2. Disponibilidade para aprendizagem e sentido da aprendizagem O que aprendemos quando aprendemos Disposição para a aprendizagem, situações de ensino e avaliação Motivação, autoconceito e representações mutuas Expectativas e atribuições Sentido e significado: o ambito afetivo-relacional e o cognitivo na aprendizagem 3. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteudos: os conhecimentos previos O estado inicial dos alunos Os conhecimentos previos Os esquemas de conhecimento Os conhecimentos previos nos processos de ensino e aprendizagem A exploracao dos conhecimentos previos Ressituar os conhecimentos previos 4. O que faz com que o aluno e a aluna aprendam os conteudos escolares ? Algumas concepcoes da aprendizagem e do ensino escolar mais habituais entre os docentes A natureza ativa da construcao de conhecimentos na escola A contribuicao do aluno e da aluna a aprendizagem Aprendizagem e conteudos da aprendizagem Aprender conceitos, procedimentos e atitudes O que permite aos alunos aprender determinadas atitudes ? 5. Ensinar: criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir Ajuda e ajuste da ajuda Crias zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir processos e criterios Ensinar, ajudar, ajustar, dar assistencia na zona de desenvolvimento proximal 6. Os enfoques didaticos Necessidade de instrumentos para analise da pratica Em que nao estamos de acordo ? A funcao social do ensino e a concepcao dos processos de aprendizagem A concretizacao dos conteudos de aprendizagem como resultado da concepcao social que se atribui ao ensino A concepcao construtivista da aprendizagem e sua relacao com os diferentes conteudos da aprendizagem Os diferentes ambitos da analise de pratica e as sequencias do conteudo Componentes ou variaveis que definem toda opcao metodologica Conclusao 7. A avaliacao da aprendizagem no curriculo escolar: uma perspectiva construtivista Uma proposta de delimitacao e caracterizacao do espaco do problema A concepcao construtivista do ensino e da aprendizagem Os elementos e as decisoes de avaliacao na concretizacao progressiva das intencoe seducativas
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Item type Current location Collection Call number Copy number Status Date due Barcode
Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 12C6971c (Browse shelf) 1 Available 10007566

1. Os professores e a concepção construtivista Os professores, suas teorias e a concepção construtivista Os professores e a escola A concepção construtivista da aprendizagem escolar e do ensino Os professores, a escola e a concepção construtivista Conclusão Bibliografia 2. Disponibilidade para aprendizagem e sentido da aprendizagem O que aprendemos quando aprendemos Disposição para a aprendizagem, situações de ensino e avaliação Motivação, autoconceito e representações mutuas Expectativas e atribuições Sentido e significado: o ambito afetivo-relacional e o cognitivo na aprendizagem 3. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteudos: os conhecimentos previos O estado inicial dos alunos Os conhecimentos previos Os esquemas de conhecimento Os conhecimentos previos nos processos de ensino e aprendizagem A exploracao dos conhecimentos previos Ressituar os conhecimentos previos 4. O que faz com que o aluno e a aluna aprendam os conteudos escolares ? Algumas concepcoes da aprendizagem e do ensino escolar mais habituais entre os docentes A natureza ativa da construcao de conhecimentos na escola A contribuicao do aluno e da aluna a aprendizagem Aprendizagem e conteudos da aprendizagem Aprender conceitos, procedimentos e atitudes O que permite aos alunos aprender determinadas atitudes ? 5. Ensinar: criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir Ajuda e ajuste da ajuda Crias zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir processos e criterios Ensinar, ajudar, ajustar, dar assistencia na zona de desenvolvimento proximal 6. Os enfoques didaticos Necessidade de instrumentos para analise da pratica Em que nao estamos de acordo ? A funcao social do ensino e a concepcao dos processos de aprendizagem A concretizacao dos conteudos de aprendizagem como resultado da concepcao social que se atribui ao ensino A concepcao construtivista da aprendizagem e sua relacao com os diferentes conteudos da aprendizagem Os diferentes ambitos da analise de pratica e as sequencias do conteudo Componentes ou variaveis que definem toda opcao metodologica Conclusao 7. A avaliacao da aprendizagem no curriculo escolar: uma perspectiva construtivista Uma proposta de delimitacao e caracterizacao do espaco do problema A concepcao construtivista do ensino e da aprendizagem Os elementos e as decisoes de avaliacao na concretizacao progressiva das intencoe seducativas

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha