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Gestão do conhecimento individual : a physis, o homem, o conhecimento e a gestão: Uma abordagem filosófica

By: MENDES, Sérgio Peixoto.
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Florianópolis : VisualBooks, 2005Description: 210 p.ISBN: 8575021605.Subject(s): Filosofia | Gestão do Conhecimento | Pesquisa Científica | Criatividade | Capital Humano | Comportamento Organizacional | Estudo de Caso | Motivação
Contents:
Parte 1. A Physis, o homem e o Conhecimento: Uma Abordagem Filosófica sobre os Objetos do Conhecimento 1.1 O começo de tudo: A substituição da visão mística da realidade 1.1.1 A physus e o ser: cosmologia e ontologia 1.1.2 Contando anedotas: Nietzche na Grécia 1.1.3 O século de Péricles 1.1.4 O mestre das conversas 1.1.5 Os diálogos do filósofo rei 1.1.6 O mito da caverna: das sombras à luz 1.1.7 Aristóteles é homem, logo, é mortal 1.2 Filosofia patrística, medieval e renascentista 1.2.1 Campos de erros e absurdos 1.2.2 A cristianização do aristotelismo 1.2.3 O homem como artífice do seu próprio destino 1.2.4 O conhecimento que leva à fogueira: um tributo a Giordano Bruno 1.2.4.1 Contra os peripatéticos 1.2.4.2 Considerações finais sobre a filosofia de Bruno 1.3 A filosofia moderna é uma teoria do conhecimento 1.3.1 Um contexto possível: imaginemos uma janela, uma escrivaninha e uma biblioteca 1.3.2 O poder das meditações: o risco de errar 1.3.3 A origem do erro em Descartes 1.3.4 Uma concepção racionalista do conhecimento: a cabeça e o coração na pata do cavalo 1.3.5 Uma folha em branco voou pela janela 1.3.6 A força do hábito: cada caso é um caso apesar das semelhanças 1.3.7 A espinha dorsal: Marx, Hegel e Nietzsche 1.3.8 O fim da metafísica: um silêncio para o mundo 1.3.9 O fim do filosofar 1.4 O conhecimento como forma de libertação do sofrimento 1.4.1 Uma abordagem oriental do conhecimento 1.4.2 Buda, Schopenhauer e as quatro nobres verdades 1.4.3 Bodhicita - A compaixão e a reta visão 1.4.4 A aprendizagem das técnicas: um método uma síntese 1.5 A importância da criatividade para a questâo do conhecimento 1.5.1 A função criadora da imaginação 1.5.2 A pedagogia da imaginação 1.5.3 Etapas do processo criativo 1.6 O conhecimento científico e a intuição 1.7 Percepção, memória e linguagem 1.8 Noções básicas de lógica clássica 1.8.1 Objeto da lógica 1.8.2 Argumentos 1.8.2.1 Argumentos dedutivos 1.8.2.1.1 Silogismo 1.8.2.2 Argumentos indutivos 1.8.3 Cálculo de predicados de primeira ordem (CQC) 1.8.4 Inferências 1.8.5 Regras de inferências diretas Parte 2. A gestão do Conhecimento Organizacional e suas Ferramentas: Uma abordagem atual 2.1 Tópicos atuais sobre a problemática do conhecimento 2.2 Método da receita de bolo ou passo-a-passo 2.2.1 Construindo pipas a receita 2.3 A gerência de conversas como prática de socialização do conhecimento 2.3.1 Conhecimento como capital intelectual e humano da organização 2.3.2 Como acontece a socialização do conhecimento 2.3.3 Gerências de conversas 2.3.4 Competências conversacionais 2.3.5 Outras considerações 2.4 Solicitude e cooperação: o segredo da gênese do conhecimento organizacional 2.5 Criando bens cognitivos quando o sucesso é o obstáculo 2.6 A ciranda dos gerentes e a gênese do conhecimento: a dinâmica da criação do conhecimento organizacional e o modelo de gestão middle-up-down 2.7 O ativista do conhecimento 2.8 Os equívocos do compartilhamento do conhecimento 2.9 O novo sentido do trabalho 2.10 O novo sentido da empresa: muita areia na casa de praia 2.11 O novo sentido da economia 2.12 Auditoria social 2.12.1 Ganhando legitimidade aos olhos da sociedade 2.13 Infra-estrutura e ferramentas para a gestão do conhecimento 2.13.1 Portais corporativos 2.13.1.1 Sistemas gestores de conteúdo (SGC) 2.13.2 Comunidades de prática 2.13.3 Ensino à distância - EaD 2.13.3.1 Sistemas tutores inteligentes - STI 2.13.4 Correio eletrônico: nas linhas do bom senso e da objetividade 2.14 Integrando os processos de gestão do conhecimento 2.15 Cultura organizacional 2.15.1 A ponta do iceberg: uma metáfora para entender os investimentos em tecnologia na área de gestão do conhecimento organizacional 2.16 Como capturar o conhecimento sem matá-lo? 2.17 Cookie, spam, pornografia e ética Parte 3. Estudo de caso - Práticas motivacionais para compartilhamento organizacional 3.1 Introdução 3.1.1 Relevância do estudo 3.1.2 Revisão de literatura 3.1.3 Formulação do problema 3.1.4 Objetivos 3.1.4.1 Objetivo geral 3.1.4.2 Objetivos específicos 3.2 Referencial teórico 3.3 A gestão do conhecimento e a importância do compartilhamento 3.4 Obstáculos ao compartilhamento do conhecimento 3.5 Motivação para o compartilhamento 3.6 Revisando outras teorias da motivação 3.6.1 A teoria das necessidades 3.6.2 Teoria da expectativa 3.7 Marketing e endomarketing 3.7.1 A origem do marketing 3.7.2 Marketing do conhecimento 3.7.3 O endomarketing 3.7.4 Marketing e comprometimento 3.8 Indicadores de avaliação da gestão do conhecimento
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Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 13M5381g (Browse shelf) 1 Available 10010244

Parte 1. A Physis, o homem e o Conhecimento: Uma Abordagem Filosófica sobre os Objetos do Conhecimento 1.1 O começo de tudo: A substituição da visão mística da realidade 1.1.1 A physus e o ser: cosmologia e ontologia 1.1.2 Contando anedotas: Nietzche na Grécia 1.1.3 O século de Péricles 1.1.4 O mestre das conversas 1.1.5 Os diálogos do filósofo rei 1.1.6 O mito da caverna: das sombras à luz 1.1.7 Aristóteles é homem, logo, é mortal 1.2 Filosofia patrística, medieval e renascentista 1.2.1 Campos de erros e absurdos 1.2.2 A cristianização do aristotelismo 1.2.3 O homem como artífice do seu próprio destino 1.2.4 O conhecimento que leva à fogueira: um tributo a Giordano Bruno 1.2.4.1 Contra os peripatéticos 1.2.4.2 Considerações finais sobre a filosofia de Bruno 1.3 A filosofia moderna é uma teoria do conhecimento 1.3.1 Um contexto possível: imaginemos uma janela, uma escrivaninha e uma biblioteca 1.3.2 O poder das meditações: o risco de errar 1.3.3 A origem do erro em Descartes 1.3.4 Uma concepção racionalista do conhecimento: a cabeça e o coração na pata do cavalo 1.3.5 Uma folha em branco voou pela janela 1.3.6 A força do hábito: cada caso é um caso apesar das semelhanças 1.3.7 A espinha dorsal: Marx, Hegel e Nietzsche 1.3.8 O fim da metafísica: um silêncio para o mundo 1.3.9 O fim do filosofar 1.4 O conhecimento como forma de libertação do sofrimento 1.4.1 Uma abordagem oriental do conhecimento 1.4.2 Buda, Schopenhauer e as quatro nobres verdades 1.4.3 Bodhicita - A compaixão e a reta visão 1.4.4 A aprendizagem das técnicas: um método uma síntese 1.5 A importância da criatividade para a questâo do conhecimento 1.5.1 A função criadora da imaginação 1.5.2 A pedagogia da imaginação 1.5.3 Etapas do processo criativo 1.6 O conhecimento científico e a intuição 1.7 Percepção, memória e linguagem 1.8 Noções básicas de lógica clássica 1.8.1 Objeto da lógica 1.8.2 Argumentos 1.8.2.1 Argumentos dedutivos 1.8.2.1.1 Silogismo 1.8.2.2 Argumentos indutivos 1.8.3 Cálculo de predicados de primeira ordem (CQC) 1.8.4 Inferências 1.8.5 Regras de inferências diretas Parte 2. A gestão do Conhecimento Organizacional e suas Ferramentas: Uma abordagem atual 2.1 Tópicos atuais sobre a problemática do conhecimento 2.2 Método da receita de bolo ou passo-a-passo 2.2.1 Construindo pipas a receita 2.3 A gerência de conversas como prática de socialização do conhecimento 2.3.1 Conhecimento como capital intelectual e humano da organização 2.3.2 Como acontece a socialização do conhecimento 2.3.3 Gerências de conversas 2.3.4 Competências conversacionais 2.3.5 Outras considerações 2.4 Solicitude e cooperação: o segredo da gênese do conhecimento organizacional 2.5 Criando bens cognitivos quando o sucesso é o obstáculo 2.6 A ciranda dos gerentes e a gênese do conhecimento: a dinâmica da criação do conhecimento organizacional e o modelo de gestão middle-up-down 2.7 O ativista do conhecimento 2.8 Os equívocos do compartilhamento do conhecimento 2.9 O novo sentido do trabalho 2.10 O novo sentido da empresa: muita areia na casa de praia 2.11 O novo sentido da economia 2.12 Auditoria social 2.12.1 Ganhando legitimidade aos olhos da sociedade 2.13 Infra-estrutura e ferramentas para a gestão do conhecimento 2.13.1 Portais corporativos 2.13.1.1 Sistemas gestores de conteúdo (SGC) 2.13.2 Comunidades de prática 2.13.3 Ensino à distância - EaD 2.13.3.1 Sistemas tutores inteligentes - STI 2.13.4 Correio eletrônico: nas linhas do bom senso e da objetividade 2.14 Integrando os processos de gestão do conhecimento 2.15 Cultura organizacional 2.15.1 A ponta do iceberg: uma metáfora para entender os investimentos em tecnologia na área de gestão do conhecimento organizacional 2.16 Como capturar o conhecimento sem matá-lo? 2.17 Cookie, spam, pornografia e ética Parte 3. Estudo de caso - Práticas motivacionais para compartilhamento organizacional 3.1 Introdução 3.1.1 Relevância do estudo 3.1.2 Revisão de literatura 3.1.3 Formulação do problema 3.1.4 Objetivos 3.1.4.1 Objetivo geral 3.1.4.2 Objetivos específicos 3.2 Referencial teórico 3.3 A gestão do conhecimento e a importância do compartilhamento 3.4 Obstáculos ao compartilhamento do conhecimento 3.5 Motivação para o compartilhamento 3.6 Revisando outras teorias da motivação 3.6.1 A teoria das necessidades 3.6.2 Teoria da expectativa 3.7 Marketing e endomarketing 3.7.1 A origem do marketing 3.7.2 Marketing do conhecimento 3.7.3 O endomarketing 3.7.4 Marketing e comprometimento 3.8 Indicadores de avaliação da gestão do conhecimento

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