<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas :
Normal view MARC view ISBD view

O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas : padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas

By: COLBRI, Antônia.
Contributor(s): DAVEL, Eduardo | SANTOS, Glícia dos.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Maio. /Jun. 2001Subject(s): Capacitação profissional | mercado | Competência | mudança organizacionalRAP Revista de Administração Pública 35, 2, p. 9-37Abstract: A dinâmica organizacional é construída a partir de referências que consideradas legítimas pela sociedade e, recentemente, sobretudo pelo mercado. Este artigo analisa como o processo de mudança organizacional em duas organizações capixabas é orientado pela lógica do mercado, tendo implicações marcantes nos padrões de gestão, na formação profissional e na reconfiguração das identidades socias. Com base no estudo desses dois casos, constatou-se que a interferência do mercado, por meio de variados artifícios (os funcionários como clientes internos, os fornecedores como clientes, as exigências normativas das certificações de qualidade, as imposições da competitividade acirrada), nas relações de trabalho e na implantação de programas de gestão e de formação profissional, tem constituído um princípio central na organização do trabalho e na governança das organizações contemporâneas. O mercado como princípio de outoridade sustenta o conjunto dos processos sociais no interior das organizações. Sua retórica se torna hegemônica, legitima e organiza as relações sociais e hierárquicas, forjando a representação da organização como um tipo de mercado interno e utilizando a imagem do mercado externo como agente impessoal e ameaçador, a fim de difundiar uma cultura da eficiência, da qualidade e da urgência
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A dinâmica organizacional é construída a partir de referências que consideradas legítimas pela sociedade e, recentemente, sobretudo pelo mercado. Este artigo analisa como o processo de mudança organizacional em duas organizações capixabas é orientado pela lógica do mercado, tendo implicações marcantes nos padrões de gestão, na formação profissional e na reconfiguração das identidades socias. Com base no estudo desses dois casos, constatou-se que a interferência do mercado, por meio de variados artifícios (os funcionários como clientes internos, os fornecedores como clientes, as exigências normativas das certificações de qualidade, as imposições da competitividade acirrada), nas relações de trabalho e na implantação de programas de gestão e de formação profissional, tem constituído um princípio central na organização do trabalho e na governança das organizações contemporâneas. O mercado como princípio de outoridade sustenta o conjunto dos processos sociais no interior das organizações. Sua retórica se torna hegemônica, legitima e organiza as relações sociais e hierárquicas, forjando a representação da organização como um tipo de mercado interno e utilizando a imagem do mercado externo como agente impessoal e ameaçador, a fim de difundiar uma cultura da eficiência, da qualidade e da urgência

RAP Maio a Junho 2001

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha