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Empenhamento organizacional : um contributo empírico para o fomento da qualidade nas/das instituições de ensino superior

By: REGO, Arménio.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Outubro/Novembro/Dezembro 2003RA-USP Revista de Administração 38, 4, p. 298-313Abstract: No estudo, procura-se mostrar como cinco facetas da justiça (distributiva das recompensas, distributiva das tarefas, procedi-mental, interpessoal e informacional) explicam seis dimensões de empenhamento (afectivo, futuro comum, normativo, percepção de sacrifícios elevados por eventual saída, percepção de escassez de alternativas, ausência psicológica) dos professores do ensino superior. Foram inquiridos 266 docentes, oriundos de cinco instituições universitárias e três politécnicas. Os dados sugerem o seguinte: as percepções de justiça explicam mais de 20% do empenhamento afectivo (26%), do desejo de futuro comum (23%), do empenhamento normativo (25%) e da ausência psicológica (29%), mas apenas 3% a 4% das outras duas dimensões; as dimen-sões de justiça com maior poder preditivo são a procedimental e a interpessoal; a justiça recompensatória não explica qualquer das vertentes do empenhamento. Procura-se, ainda, facultar algumas linhas de orientação para os decisores, tendo em vista incrementar os níveis de empenhamento dos docentes e, assim, contribuir para o fomento da qualidade nas/das instituições de ensino superior
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No estudo, procura-se mostrar como cinco facetas da justiça (distributiva das recompensas, distributiva das tarefas, procedi-mental, interpessoal e informacional) explicam seis dimensões de empenhamento (afectivo, futuro comum, normativo, percepção de sacrifícios elevados por eventual saída, percepção de escassez de alternativas, ausência psicológica) dos professores do ensino superior. Foram inquiridos 266 docentes, oriundos de cinco instituições universitárias e três politécnicas. Os dados sugerem o seguinte: as percepções de justiça explicam mais de 20% do empenhamento afectivo (26%), do desejo de futuro comum (23%), do empenhamento normativo (25%) e da ausência psicológica (29%), mas apenas 3% a 4% das outras duas dimensões; as dimen-sões de justiça com maior poder preditivo são a procedimental e a interpessoal; a justiça recompensatória não explica qualquer das vertentes do empenhamento. Procura-se, ainda, facultar algumas linhas de orientação para os decisores, tendo em vista incrementar os níveis de empenhamento dos docentes e, assim, contribuir para o fomento da qualidade nas/das instituições de ensino superior

RA USP Outubro Novembro Dezembro 2003

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