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Os custos de marketing (inter-relação contabilidade-marketing) — estudo empírico das empresas associadas à AINIA

By: SAPENA, Pablo Alcoy.
Contributor(s): FELIU, Vicente Ripoll.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Abril/Junho 2002RA-USP Revista de Administração 37, 2, p. 70-82Abstract: Os custos de marketing representam um dos elementos mais importantes na estrutura de custos de muitas empresas, tanto no aspecto qualitativo quanto no quantitativo. Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar esses custos e determinar a inter-relação existente entre a função contábil e a de marketing, visando conhecer: os sistemas de controle que regulam a função de marketing das empresas associadas ao Instituto Tecnológico Agroalimentar (Instituto Tecnológico Agroalimentario — AINIA), que faz parte do Instituto da Média e Pequena Indústria Valenciana (Instituto de la Mediana y Pequeña Industria Valenciana — IMPIVA); as características organizacionais que favorecem a adoção de técnicas de controle para a relação contabilidade-marketing; e se a informação contábil é utilizada pelo departamento de marketing na tomada de decisões. Efetua-se, também, uma comparação entre os resultados obtidos na pesquisa e os de outros trabalhos empíricos. Por fim, compara-se a utilização de técnicas e ferramentas contábeis, matemático-científicas e de análise e planejamento de mercado com o bom desempenho das empresas, a orientação que elas seguem e os resultados (lucros) obtidos
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Os custos de marketing representam um dos elementos mais importantes na estrutura de custos de muitas empresas, tanto no aspecto qualitativo quanto no quantitativo. Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar esses custos e determinar a inter-relação existente entre a função contábil e a de marketing, visando conhecer: os sistemas de controle que regulam a função de marketing das empresas associadas ao Instituto Tecnológico Agroalimentar (Instituto Tecnológico Agroalimentario — AINIA), que faz parte do Instituto da Média e Pequena Indústria Valenciana (Instituto de la Mediana y Pequeña Industria Valenciana — IMPIVA); as características organizacionais que favorecem a adoção de técnicas de controle para a relação contabilidade-marketing; e se a informação contábil é utilizada pelo departamento de marketing na tomada de decisões. Efetua-se, também, uma comparação entre os resultados obtidos na pesquisa e os de outros trabalhos empíricos. Por fim, compara-se a utilização de técnicas e ferramentas contábeis, matemático-científicas e de análise e planejamento de mercado com o bom desempenho das empresas, a orientação que elas seguem e os resultados (lucros) obtidos

RA USP Abril Junho 2002

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