<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Respostas Estratégicas da Administração e contabilidade ao Sistema de Avaliação da Capes
Normal view MARC view ISBD view

Respostas Estratégicas da Administração e contabilidade ao Sistema de Avaliação da Capes

By: MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, Setembro/Dezembro 2003O&S : Organizações & Sociedade 10, 28, p. 63-78Abstract: O objetivo do presente estudo foi verificar a resposta estratégica do corpo docente da pós-graduação stricto sensu em administração e contabilidade ao Sistema de Avaliação da CAPES.A partir da classificação dos docentes em dois grupos qualitativa mente diferentes,o primeiro de orientação predominantemente acadêmica e o segundo de orientação voltada para outros segmentos de atuação profissional,avaliou-se as respostas estratégicas de cada um deles à avaliação da CAPES. Trabalhou-se com cinco tipos de respostas estratégicas:aquiescência,compromisso,esquivança,desafio e manipulação. Os resultados demonstram que os docentes de orientação acadêmica adotam em sua quase totalidade a postura de aquiescência ou compromisso em relação à avaliação da CAPES.Por sua vez,cerca de 60%dos docentes voltados para outros segmentos de atuação profissional vinculam-se à posição de aquiescência ou compromisso,enquanto 40%respondem estrategicamente mediante esquivança,desafio ou manipulação.Conclui-se que a orientação valorativa predominante do corpo docente condiciona apenas em parte o tipo de resposta estratégica à avaliação da CAPES,em face do alto grau de legitimidade e institucionalização do sistema
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O objetivo do presente estudo foi verificar a resposta estratégica do corpo docente da pós-graduação stricto sensu em administração e contabilidade ao Sistema de Avaliação da CAPES.A partir da classificação dos docentes em dois grupos qualitativa mente diferentes,o primeiro de orientação predominantemente acadêmica e o segundo de orientação voltada para outros segmentos de atuação profissional,avaliou-se as respostas estratégicas de cada um deles à avaliação da CAPES. Trabalhou-se com cinco tipos de respostas estratégicas:aquiescência,compromisso,esquivança,desafio e manipulação. Os resultados demonstram que os docentes de orientação acadêmica adotam em sua quase totalidade a postura de aquiescência ou compromisso em relação à avaliação da CAPES.Por sua vez,cerca de 60%dos docentes voltados para outros segmentos de atuação profissional vinculam-se à posição de aquiescência ou compromisso,enquanto 40%respondem estrategicamente mediante esquivança,desafio ou manipulação.Conclui-se que a orientação valorativa predominante do corpo docente condiciona apenas em parte o tipo de resposta estratégica à avaliação da CAPES,em face do alto grau de legitimidade e institucionalização do sistema

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha