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Explorando o Construto Organização de Aprendizagem no Setor Público : uma Análise em Órgão do Poder Executivo Federal Brasileiro

By: GUIMARÃES, Tomás de Aquino.
Contributor(s): ANGELIM, Gustavo Pereira | SPEZIA, Domingos Savio | ROCHA, Gerlane de Azevedo | MAGALHÃES, Rodrigo Gomes.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, Maio/Agosto 2003O&S : Organizações & Sociedade 10 , 27, p. 111-126Abstract: O artigo descreve os principais resultados de uma pesquisa, realizada no ano de 2000, com o objetivo de investigar em que medida o Ministério da Integração Nacional caracteriza-se como uma ‘organização de aprendizagem ’.Discute-se o campo da aprendizagem nas organizações, suas características e suas relações com inovação e mudança organizacionais. Dentre os fatores indicados na literatura, por caracterizar uma ‘organização de aprendizagem ’, foram explorados os seguintes: visão compartilhada, visão sistêmica, modelos mentais, compartilhamento do conhecimento e ambiente de incentivo à crítica. Foram realizadas 26 entrevistas com gestores e técnicos de diferentes níveis hierárquicos do Ministério, apoiadas em roteiro semi-estruturado. Os resultados mostram que a organização estudada, apesar de apresentar algumas características que favorecem a aprendizagem, esta ainda não se tornou uma prática institucionalizada. Ao final, são feitas recomendações para o Ministério estudado, discutidas as limitações do trabalho e sugeridos novos estudos, visando a aprofundar o debate e o conhecimento sobre o tema
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O artigo descreve os principais resultados de uma pesquisa, realizada no ano de 2000, com o objetivo de investigar em que medida o Ministério da Integração Nacional caracteriza-se como uma ‘organização de aprendizagem ’.Discute-se o campo da aprendizagem nas organizações, suas características e suas relações com inovação e mudança organizacionais. Dentre os fatores indicados na literatura, por caracterizar uma ‘organização de aprendizagem ’, foram explorados os seguintes: visão compartilhada, visão sistêmica, modelos mentais, compartilhamento do conhecimento e ambiente de incentivo à crítica. Foram realizadas 26 entrevistas com gestores e técnicos de diferentes níveis hierárquicos do Ministério, apoiadas em roteiro semi-estruturado. Os resultados mostram que a organização estudada, apesar de apresentar algumas características que favorecem a aprendizagem, esta ainda não se tornou uma prática institucionalizada. Ao final, são feitas recomendações para o Ministério estudado, discutidas as limitações do trabalho e sugeridos novos estudos, visando a aprofundar o debate e o conhecimento sobre o tema

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Escola Nacional de Administração Pública

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