<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Letramento digital de estudantes universitários :
Normal view MARC view ISBD view

Letramento digital de estudantes universitários : estudo de caso

By: RIBEIRO, Ana Elisa.
Contributor(s): ROCHA, Jorge.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Belo Horizonte : PRODABEL/PBH, Dezembro 2007Revista informática pública: IP 9, 2, p. 29-36Abstract: Com base nos conceitos de letramento e letramento digital, empreendemos uma pesquisaAbstract: quantitativa e geramos dados por meio da aplicação de questionários a 200 estudantes deAbstract: curso superior de faculdade privada de Belo Horizonte. Nosso intento era conhecer o perfi lAbstract: dos estudantes universitários com relação ao domínio e à apropriação que porventura fi zessemAbstract: da leitura em telas de computador. A partir das respostas ao questionário, obteríamos dadosAbstract: sobre como e onde esses alunos tiveram acesso à informática, para que fi ns e com queAbstract: freqüência. Também era nossa intenção avaliar a relevância da escola básica, especialmenteAbstract: do ensino médio, em relação ao acesso dos jovens à informática, assim como o papel doAbstract: ensino superior no letramento digital dos alunos. Os dados obtidos apontaram a origem doAbstract: letramento digital muito mais em cursos livres e em casa do que na escola. Esta ocupou oAbstract: último lugar no ranking das agências de letramento digital. A maioria dos alunos considera aAbstract: faculdade uma importante agência de letramento digital, o que nos parece, nos dias de hoje,Abstract: tardio. Concluímos que muito mais precisa ser feito para que a escola básica desempenhe umAbstract: papel relevante para a inclusão digital
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Com base nos conceitos de letramento e letramento digital, empreendemos uma pesquisa

quantitativa e geramos dados por meio da aplicação de questionários a 200 estudantes de

curso superior de faculdade privada de Belo Horizonte. Nosso intento era conhecer o perfi l

dos estudantes universitários com relação ao domínio e à apropriação que porventura fi zessem

da leitura em telas de computador. A partir das respostas ao questionário, obteríamos dados

sobre como e onde esses alunos tiveram acesso à informática, para que fi ns e com que

freqüência. Também era nossa intenção avaliar a relevância da escola básica, especialmente

do ensino médio, em relação ao acesso dos jovens à informática, assim como o papel do

ensino superior no letramento digital dos alunos. Os dados obtidos apontaram a origem do

letramento digital muito mais em cursos livres e em casa do que na escola. Esta ocupou o

último lugar no ranking das agências de letramento digital. A maioria dos alunos considera a

faculdade uma importante agência de letramento digital, o que nos parece, nos dias de hoje,

tardio. Concluímos que muito mais precisa ser feito para que a escola básica desempenhe um

papel relevante para a inclusão digital

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha