Letramento digital de estudantes universitários : estudo de caso
By: RIBEIRO, Ana Elisa
.
Contributor(s): ROCHA, Jorge
.
Material type: ![materialTypeLabel](/opac-tmpl/lib/famfamfam/AR.png)
Com base nos conceitos de letramento e letramento digital, empreendemos uma pesquisa
quantitativa e geramos dados por meio da aplicação de questionários a 200 estudantes de
curso superior de faculdade privada de Belo Horizonte. Nosso intento era conhecer o perfi l
dos estudantes universitários com relação ao domínio e à apropriação que porventura fi zessem
da leitura em telas de computador. A partir das respostas ao questionário, obteríamos dados
sobre como e onde esses alunos tiveram acesso à informática, para que fi ns e com que
freqüência. Também era nossa intenção avaliar a relevância da escola básica, especialmente
do ensino médio, em relação ao acesso dos jovens à informática, assim como o papel do
ensino superior no letramento digital dos alunos. Os dados obtidos apontaram a origem do
letramento digital muito mais em cursos livres e em casa do que na escola. Esta ocupou o
último lugar no ranking das agências de letramento digital. A maioria dos alunos considera a
faculdade uma importante agência de letramento digital, o que nos parece, nos dias de hoje,
tardio. Concluímos que muito mais precisa ser feito para que a escola básica desempenhe um
papel relevante para a inclusão digital
There are no comments for this item.