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Informações de unidades de pronto atendimento - possibilidades de uso como sentinelas da atenção básica à saúde

By: JÚNIOR, Guido Dornas.
Contributor(s): FERREIRA, Janete Maria.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Belo Horizonte : PRODABEL/PBH, janeiro-julho 2003Revista informática pública: IP 5, 1, p. 27-48Abstract: Sistemas de informações em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) podem ser utilizdos como sentinelas da atenção básica à saúde. O modelo hierarquizado do Sistema Único de Saúde (SUS)preconiza que as Unidades Básicas de Saúde (UBS)atuem como "porta de entrada" de pacientes a todo o sistem. No entanto, em todo o mundo os serviços de urgência têm sido sobrecarregados pelo aporte volumoso de pacientes com casos de complexidade menor, que poderiam ser atendidos nos níveis básicos de atenção à saúde. Também nas UPAs de Belo Horizonte é percebida uma demanda de pacientes com quadros muitas vezes passíveis de ser atendedos nas UBS, gerando ônus para o usuário, para os serviços de urgência e para todo o Sistema Único de Saúde. Este estudo procurou demonstrar a identificação desses desvios de fluxo através de um sistema de informação em unidades de pronto atendimento, utilizando indicadores relecionados ao atendimento efetuado na Unidade de Pronto Atendimento Norte
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Sistemas de informações em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) podem ser utilizdos como sentinelas da atenção básica à saúde. O modelo hierarquizado do Sistema Único de Saúde (SUS)preconiza que as Unidades Básicas de Saúde (UBS)atuem como "porta de entrada" de pacientes a todo o sistem. No entanto, em todo o mundo os serviços de urgência têm sido sobrecarregados pelo aporte volumoso de pacientes com casos de complexidade menor, que poderiam ser atendidos nos níveis básicos de atenção à saúde. Também nas UPAs de Belo Horizonte é percebida uma demanda de pacientes com quadros muitas vezes passíveis de ser atendedos nas UBS, gerando ônus para o usuário, para os serviços de urgência e para todo o Sistema Único de Saúde. Este estudo procurou demonstrar a identificação desses desvios de fluxo através de um sistema de informação em unidades de pronto atendimento, utilizando indicadores relecionados ao atendimento efetuado na Unidade de Pronto Atendimento Norte

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